brigado pelos comentários.
windson, hoje eu descobri o problema das luzes, é bug do max. Quando abre o arquivo ele carrega as ies de novo e com a intensidade do arquivo, mas quando configurei a cena eu diminui a intensidade das photometrics e ele não salva essa mudança.
Hoje fui renderizar a noturna com essa decoração nova e aconteceu o mesmo problema, tive que editar a intensidade das photometrics tudo de novo. Imagine um projeto grande cheio de luzes, tem que anotar o valor de todas pra saber a intensidade de cada uma se precisar renderizar de novo. Muito maus isso!
milton, o problema da luz é esse que falei para o windson. Eu tb percebi o defeito no tecido, essa textura não é muito boa.
stenionet, vc tá certo, mas o que o olho vê não pode levar em conta, tira uma foto da sala com iluminação diurna para ver como fica, o olho é o olho, a câmera é diferente. O olho filtra melhor a luz do que as câmeras.
Se acertar a exposição para não estourar no piso o interior fica escuro, se acertar para o interior ficar claro a luz do sol estoura.