Olá Danilo,
Pôxa, que bom que gostou! Você mesmo foi um dos que me ajudou bastante por aqui, seja dando dicas ou participando das várias questões já discutidas nesses anos todos. Sobre os trabalhos, dependendo do que eu precisar fazer o da m´´aquina que estiver disponível eu tenho que otimizar mais ou menos a cena. NO geral dá pra fazer tudo com uma máquina com 8GB de RAM, mas dependendo tem que render passos separadamente porque efeitos de displacement, e mesmo bastante proxy na cena consomem RAM mesmo. A casa consumiu bastante memória porque eu fiz o render direto, sem precisar de pós edição então consumui cerca de 18GB para uma resoução de 6000x4500pixels do render final com tudo o que tinha direito. Como a máquina que eu usei tem 24GB então ainda sobrou um pouco.
O trabalho que tem o wakeboard foi feito na pós. Peguei a foto dele na internet e a água da prancha foi feita no PS mesmo usando brushes e mblur. ALgumas (ou a grande maioria) das cenas dão bastante trabalho mesmo. Tem cenas que precisam de muitas luzes como a da recepção do hotel que usei 245 luzes. Então tem que fazer tudo bem certinho e enxuto para não empacar e perder o trabalho.
abraço!