Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
dpi3d: oi pessoal da dpi3d!! tudo bem com vocês?? belo vídeo esses de vocês hein?? realmente a tecnologia da \"Realidade aumentada\" já é uma realidade presente nas vidas de produtoras de Compuação Gráfica, é incrível mesmo como e o que essa tecnologia faz.
Para quem não sabe ainda e estiver lendo este post, a tecnologia de \"REALIDADE AUMENTADA\" conhecida pela abreviatura de ( R.A ) é a integração de informações virtuais a \"visualizações\" do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera).
Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA ( Realidade Aumentada ) está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e ampliados pela adição de gráficos criados pelo computador.
Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
A definição de Ronald Azuma, um grande estudioso sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita.
Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.
Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:
1.0-Combina elementos virtuais com o ambiente real;
2.0-É interativa e tem processamento em tempo real;
3.0-É concebida em três dimensões.
Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA ( Realidade Aumentada ).
Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia e na nossa área: Computação Gráfica.
Para muitos daqueles interessados em Realidade Ampliada, uma das suas mais importantes características é a maneira a qual faz possível a transformação do foco de interação. O sistema de interação já não é uma localização precisa, mas sim o ambiente como um todo; interação não mais é uma simples troca face-monitor, agora se dissolve no espaço e objetos em volta.
Utilizar um sistema de informação não é mais exclusivamente um ato consciente e intencional.
Exemplos comuns da RA ( Realidade Aumentada ) vistos hoje em dia são a linha amarela de first down vista nas transmissões de futebol americano, e o rastro colorido que indica a localização e direção do puck (duende) em transmissões de jogos de hockey.
Os elementos do mundo real são o campo de futebol e os jogadores, e o elementos virtual é a linha amarela, a qual é desenhada sobre a imagem em tempo real através do uso de computadores. De maneira similar, campos de rugby e cricket marcados com os logos de seus patrocinadores auxiliados por RA ( Realidade Aumentada ).
Um outro tipo de aplicação da RA ( Realidade Aumentada ) utiliza projetores e telas para inserir objetos em um ambiente real, aperfeiçoando exibições em museus, por exemplo. A diferença entre uma simples tela de TV, é que estes objetos estão relacionados ao ambiente da tela ou mostrador, e que eles também são geralmente interativos.
Muitos dos \"jogos de tiro em primeira pessoa\" simulam a visão de um determinado sujeito através de sistema de RA ( Realidade Aumentada ). Nestes casos, a Realidade Aumentada pode ser utilizada para dar direções visuais para um determinado local, marcar a direção ou distância de um outro sujeito que não está no campo de visão, dar informações sobre equipamentos, tais como a munição restante numa arma, e exibir uma incontável quantidade de imagens baseadas no foco dos game designers.
A realidade aumentada ficou mais perto do público quando passou a ser veiculada em peças publicitárias, que foi exatamente o foco de trabalho do pessoal da DPI3D. Entre as montadoras, a \"Mini\" foi a pioneira a usar essa tecnologia. Em uma peça em uma revista alemã havia um símbolo que direcionado para a webcam projeta um modelo do Mini-Cooper em 3D na tela. Este símbolo pode ser impresso e visualizado no site da Mini.
No Brasil, a Chevrolet lançou um \"hotsite\" para a nova campanha do Vectra GT , onde o visitante pode dirigir um modelo do automóvel através dos movimentos da revista, na qual veio impresso um volante e uma chamada para o site. Seguindo o mesmo princípio do anuncio do Mini, o anúncio é direcionado para a webcam, o aplicativo no hotsite reconhece o código e o carro será direcionado para esquerda e direita, como se a revista fosse o volante.
A maior parte das aplicações da RA ( Realidade Aumentada ), entretanto, necessitarão de óculos de exibição pessoais. Em algumas aplicações, como em carros ou aeronaves, estes aparelhos de exibição são geralmente integrados com o visor protetor em capacetes.
O uso de óculos também será necessário nesse projeto da BMW para o treinamento de mecânicos. Ao colocar os óculos, o mecânico verá a explicação de como arrumar as peças ou eventuais problemas do carro.
Desculpem a todos pelo texto longo mas essas informações são muito importantes para um leitor \"novato\" no site da 3d1. Quando o mesmo ler este post, lendo o artigo de Realidade Aumentada que eu peguei na internet, ele vai poder entender bem o que é o PROCESSO DE REALIDADE AUMENTADA ( R.A ).
Parabéns pessoal da DPI3d pelo belo trabalho de vocês.
Forte abraço e sucesso a todos!!
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...