Gabarito para modelagem ??

Por: Danilo_Arruda  

Em: 24/01/2007 19:29

rsrs cara tu tem o dom modelar a formiga em Solid.. parabens
"Andre Vieira" disse: Creio que no SolidWorks o sistema Nurbs seja ainda mais robusto que no Rhino.
André... na verdade o Rhino é o pai dos programas pra trabalhar com Nurbs junto com o Studio Tools .. o SolidWorks é de longe o programa mais "geométrico" onde pra vc trabalhar com medidas precisas, ele é bem direto, mas a eficiência da precissão é seu maior defeito. EX: quem trabalha com ele sabe muito bem oq é os conflitos de Fillet dele, são uma dor de cabeça como ele é um prog que modela modelos reais quanto mais "desuniforme" a superficie ou o solido maior a dificuldade de fazer isso, uma vez q ele trabalha com planos, sketches, e faces algumas 3d mas tb limitado se for comparar com o poder de modelagem do Max por exemplo. Trabalho com o SW a 6 anos, no ramo de uzinagem industrial de moldes para injeção de plastico, utilizo a versão 2008 atualmente. Concordo plenamente com absolutamente tudo q vc vem dizendo em questào de projetos com programas específicos pra cada meio, mas digo de antemão, o sistema de modelagem poligonal é o mais explancível e o q eu mais queria era poder uzar ele no trabalho, com ele muita coisa é mais viável, porem encontrei uma dificuldade, se modelo um rosto em poly no Max e exporto em Iges ele cria um arquivo .XLO e naum IGS ou IGES, mas se eu converter para Patch e depois Nurbs aí sim ele salva na extenção IGES, maaas quando converto pra Nurbs ele perde o Turbosmooth ficando totalmente "lapidado" sem suavização .. saberia me ajudar? :?:
Oi Malleus, tudo bem? Eu agradeço muito pelas informações, não conheço o SolidWorks, apenas de ouvir falar, mas gosto de estar por dentro de tudo que puder. Programas técnicos eu conheço o AutoCAD, o Rhino e o ADT. Achei que o SolidWorks era um Catia bem mais simples, como o Rhino é, mas pelo que você disse ele é bem mais burocrático. Você conhece o SolidThinking, falam muito bem deste programa para modelagem técnica, dizem ser superior ao Rhino. Sobre a sua dúvida de exportar Poly para estes formatos técnicos, isso vai acontecer porque Poly é feito de faces planas, é diferente de Nurbs que as faces são curvas. Por isso que Poly não serve para usinagem, já que em 3D o programa faz uma suavização que não é verdadeira, é o que conhecemos por Smooth. O programa faz uma esfera com 32 Segments parecer que é redonda, mas não é, é toda facetada, com o sombreamento das faces o programa simula que ela é mais redonda do que ela é de verdade. Quando você exporta para um programa técnico, não existe este sombreamento, porque você precisa da face redonda de verdade. O máximo que pode fazer é aumentar bastante a resolução do objeto, para criar muitas faces planas, assim, elas ficam pequenas e menos perceptíveis, mas sempre existirão. Teria que "limar" o objeto depois para deixar mais arredondado, creio eu. Abraços
"Andre Vieira" disse: O máximo que pode fazer é aumentar bastante a resolução do objeto, para criar muitas faces
VALEW MESMO ANDRÉ!!! Existe algum modificador ou alguma forma de pegar uma face e aumentar no numero de poligonos sem precisar ser feito manualmente? será q naum existe um plugin q exporte de poly pra iges ou outro formato q eu possa abrir em em progs CAD?
Aplica o Turbo Smooth, ele subdivide o objeto e arredonda tudo.
"supermax" disse: Aplica o Turbo Smooth, ele subdivide o objeto e arredonda tudo.
Supermax acho q vc não compreendeu oq preciso, no causo preciso suavizar a superficie mas sem turbosmooth ou meshsmooth, simplesmente preciso aumentar o numero de poligonos em uma quantitade muito grande pra q fique menos "lapidada" a superficie, ou uma plugin ou script qualquer coisa q exporte o objeto com turbosmooth em iges ou sldprt q é a extenção do solidworks.... conheço o Npower q exporta de solidworks pra max, mas no entanto estou procurando um plugin q faça o oposto...
Aplica o Turbo Smooth porque é a forma de aumentar a resolução do objeto. Dai você clica com o botão direito e dá um Collapse, para transformar tudo em Mesh e ficar com o modelo em alta resolução sem Turbo Smooth, a você tenta exportar para IGES ou outro formato que use
Múcio
Olá mucio .... ...da mesma forma naum adianta eu dar o collapse, veja por vc mesmo, crie um teapot aplica um turbosmooth nele da o collapse e agora tenta exporta em Iges, vc vai ver q em vez do arquivo IGS ele exporta somente um com a extenção XLO, eu não sei bem ao serto o pq mas sei q se vc converter de poly pra Patch e depois Nurbs aí sim o IGS é exportado corretamente, mas se fizer esses passos vai ver q ao converter pra NURBS o TurboSmooth desaparece, isso q ta me dexando intrigado!!! ja to pensando em criar um tópico pra ver se alguem sabe como resolver!!! :(
Oi Malleus, tudo bem? Eu não manjo desta área, mas eu tentaria aplicar o Turbo Smooth para aumentar a resolução, depois converteria para Editable Mesh colapsando, assim, a alta resolução proporcionada pelo Turbo Smooth vai ser integrada ao objeto. Depois disso você vai ter que transformar em Patch e depois em Nurbs, mas pode ser que a máquina não aguente fazer isso, porque vai ser muito difícil para o computador transformar um objeto em alta resolução em Nurbs. Se a máquina conseguir fazer isso, eu creio que o modelo vai ficar bom para usinagem. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717414.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1134

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.