Primeiros testes com o Max 10 (3ds max 2008)

Por: Andre Vieira  

Em: 16/10/2007 01:47

Acredito que ele permita por que aparentemente a versão do backburner parece ser a mesma. Quando fui instalar o 2008 aqui, ele desabilitou a õpção para instalar o bachburner por que eu já tinha uma versão já instalada na máquina. Como para renderizar através do backburner em rede, não precisa ter o max instalado nos servers, apenas o backburner, acredito que você nã terá problemas. Agora quanto a compatibilidade dos arquivos entre as versões, nunca houve fera, não conseguimos abrir um arquivo max da versão 9 na versão 8 por exemplo. Em relação ao 2008 acredito que não também, uma vez que seria bastante divulgado essa função.
Ai pessoal, vocês tem que ver uma coisa nestes testes, em versões mais novas é normal que os valores usados sejam menores para obter o mesmo resultado que conseguia com valores maiores nas versões anteriores. Pelo menos em todas as versões desde o max 6 acontece isso, o Mental Ray fica mais rápido porque dá para usar valores menores de GI e FG para ter o mesmo resultado. Então, pode ser que está ficando mais lento com GI e FG porque estão renderizando com as mesmas configurações do Max 9
Múcio
"Marcus Lutz" disse: Olá pessoal !! Estou empolgado para instalar o 2008 para testes....mas gostaria de perguntar uma coisa antes.... Arquivos criados ou editados pelo max 2008 poderão ser abertos no max 9 ? será que poderei instalar o max 2008 em uma máquina e renderizar nas outras q estão com max 9 através do backburner sem ter problemas ? Abraço a todos !!
ser abertos não!! mas acho que renderizar eu num sei rsrsrs
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
oi, tem como explica como q eu ligo os shader desligados pq to com medo de faze alguma bestera aki tenho q mexe em qual arquivo?? vlw
Fera, acredito que até tenha nos tutoriais aqui da 3d1, não um específico isso, mas em shaders se não me engano. Se não achar, com certeza acha facilmente em outros tópicos aqui do fórum.
Bisewski, bem animadores esses testes! Pelo jeito quem ainda usa a versão oito vai migrar... Poucos bugs foram relatados... por enquanto só o display do tempo de render, que uns dizem visualizar e outros não. Eu vou pegar o trial sábado!
Doe medula óssea! Doe vida!
Poxa, ainda mais com a observação do Mucio, imagina se realmente o max 2008 consegue um resultado melhor com uma setagem mais baixa no parâmetros do mental ray...Se com valores iguais ele já foi rápido, imagina otimizando essas setagens...
por isso q eu gostava do maya.... pena a autodesk tb estar prejudicando este... congelou as novidades e adiciona poucas :o acho q o carrara e o hexagon são os programas atualmente com mais potencial
Oi gente, tudo bem? Sobre os testes, realmente em toda versão o Mental Ray fica mais otimizado e permite usar valores menores para obter o mesmo resultado. No Max 6 tinha que usar 1000 Samples de FG para ficar bom, no Max 7 pode usar 512 para obter o mesmo resultado. No Max 8 pode usar 256 para obter o mesmo resultado e no Max 9, ganhou o recurso para controlar a densidade do FG, dando controle total na configuração da qualidade em relação ao tempo de render. Eu não testei o suficiente ainda no Max 10, mas creio que seja possível usar valores menores de FG e densidade menor para obter o mesmo resultado que obteria no Max 9. Sobre o comentário do Edge, eu discordo totalmente, o Carrara é uma porcaria e o Hexagon nem porcaria é, tem que melhorar muito para se tornar uma porcaria. Lembrando que o Carrara e o Hexagon hoje são da DAZ, uma empresa que só faz procaria, só faz softs amadores e é subsidiária da Corel, então, nem tem como denegir mais eles né? A DAZ não tem um programa decente, só softs amadores. Como todo mundo sabe, o melhor programa 3D do planeta é o XSI e os outros dois são o Max e o Maya. Se for para sair destes 3 softs, então, tem que ir para o Houdini da SideFX, que é um ótimo soft, também tem o Mental Ray integrado, é muito superior a estes softs amadores e antigos que você citou, porque se for assim, então, o TruSpace também é um ótimo soft, já que ele é do nível do Carrara e tão velho quanto o Carrara. É uma bobeira querer usar o melhor soft 3D do mundo apenas por status, ainda mais dependendo da aplicação que você trabalha com 3D, pois não é porque o soft é o melhor do mundo que serve para você. Se a pessoa trabalha com arquitetura ou games, por exemplo, é uma idiotice usar o XSI só porque é o melhor do mundo, sendo que com o Max a pessoa vai ter muito mais facilidade e recursos para estes fins, então, tudo depende da aplicação para depois poder escolher o soft que vai usar. O XSI é para cinema e o Maya também, se a pessoa trabalha em outra área, é melhor escolher o Max. E para o pessoal que pediu dicas para destravar os Shaders. É bem simples, primeiro precisa acessar a pasta onde o Max foi instalado, dentro dela vai ter a pasta Mental Ray>Shaders_Standard>Include. É nesta pasta que estão as livrarias de Shaders do Mental Ray. O arquivo com os novos Shaders de composição é o "production_max.mi" Você deve abrir o arquivo no Bloco de Notas e encontrar o GUI de cada Shader. GUI é a sigla de Graphic User Interface, ela define o que aparece na interface do Shader e na interface do Max. Cada Shader começa com o GUI, o nome do Shader e os atributos, como mostra a imagem abaixo. No início dos atributos tem a TAG "hidden", é essa TAG que precisa ser apagada para o Shader aparecer na interface do Max. Se tiver uma vírgula antes dessa TAG, também deve ser apagada, ficando como mostra a imagem abaixo. São vários Shaders neste arquivo e todos estão com a TAG hidden. Por fim, o preview da animação em Wire como o 3Designer pediu. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/trator_rua_preview.avi,568,392] Abraços
Olá, André. Para habilitar o shader Color_Mix do Max 8 e do 9, eu apaguei o "hiden" do arquivo base.MI. Está errado? E não do arquivo "production_max.mi. Se der problema, é so peqar o arquivo que copiei e guardei, e colocar no lugar deste arquivo modificado? Não consigo ver a animação. Obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 496

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.