Oi gente, tudo bem?
Zion,
Ficou muito bom o seu teste com o DOF, eu usei pouco desfocamento, deveria ter usado mais.
Feitosa,
Este Shader vem escondido desde o Max 6, eu não entendo o motivo disso, não entendo porque tem Shaders que eles habilitam e tem Shaders que não habilitam.
Aparentemente são Shaders que funcionam normalmente.
Se fossem Shaders que tem recursos similares dentro do Max, era de se entender, pois eles querem usar a interface do Max, mas se são recursos que não tem similar no Max, eu não entendo porque deixam travados, igual deixaram o Glare até o Max 10.
3Designer>
Eu fico feliz que você perdeu o medo do Mental Ray depois do vídeo curso da 3D1, é muito gratificante ouvir isso.
Sobre as sombras na View, eu também notei que ele desliga sempre, não vi se tem uma opção para deixar sempre ligado, mas se tiver vai aparecer lá no Preferences, dá uma vasculhada por lá, se tiver vai estar na ficha que configura as Viewports.
E o Shader que usei para compor o trator com a foto foi o MR Matte Shadow.
Apliquei ele no Plane que o trator passa em cima e nele apliquei a imagem.
Mas para ficar legal no Environment com materiais reflexivos, precisa usar o Raytype também, para tratar o reflexo diferente do Environment.
Ai vai colocar o Raytype no lugar da imagem e a imagem vai dentro dele, uma plana para o fundo e outra com mapeamento Spherical para o Environment.
Sobre o SkyPortal, é como o murtagh3d disse, ele faz os raios de FG entrarem todos pela janela.
É uma bobeira na verdade, porque quem sabe usar o Render não precisa disso, mas quem não sabe, apanha muito com iluminação, porque acha que as luzes em 3D devem ser iguais as luzes reais.
Então, se tem só o sol lá fora, o cara coloca uma luz para o sol e quer iluminar todo o interior da sala, nem na realidade acontece assim, mas o cara quer.
Neste caso precisa usar configurações super altas de FG para conseguir boa qualidade, já que uma pequena parte dos raios entram na cena pela janela.
Para corrigir isso a gente sempre coloca uma luz na janela, fazendo os raios entrarem na cena e assim usar baixas configurações para obter um bom resultado.
O SkyPortal faz com que a pessoa não precise colocar essa luz na janela, pode colocar o sol lá fora como fazem normalmente e criar esse Gizmo do Skyportal na janela para definir onde os raios entram.
Abraços