Primeiros testes com o Max 10 (3ds max 2008)

Por: Andre Vieira  

Em: 16/10/2007 01:47

Olá pessoal, tudo bem? Eu estava olhando os shaders travados que vem com o MAX e acabei descobrindo um shader que eu não conhecia. O nome dele é Frame Fade (contour). É um shader para gerar/controlar o efeito de contorno de um render cartoon. O interessante desse shader é que ele permite criar uma transição dos efeitos de contorno sem precisar animar nenhum parâmetro. Este shader se encontra no arquivo countour.mi. Eu pensei que fosse novidade do 3Ds MAX 2008, mas depois eu fui conferir no MAX 9, e este shader já existia no MAX 9 travado também. Como eu já havia preparado este arquivo para mostrar aqui, resolvi postar assim mesmo.
Sergio Feitosa
Gostei mto do shader Arch: DOF/ Bokeh, jah tinha baixado um shader q faz a mesma coisa, mas esse eh mto melhor e mais facil de configurar. segue um testezinho q fiz com o shader
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Galera abaixei o trial quando fui instalar apareceu isso ae d3dx9_34.dll .... Alguém poderia me ajudar ???
6x dual Intel Xeon E5649 - 12 gb ram - 6 tb hd _____________ Valorize-se !!!
"cleber3d" disse: Galera abaixei o trial quando fui instalar apareceu isso ae d3dx9_34.dll .... Alguém poderia me ajudar ???
reinstala o directx!! tem que ser o ultimo o 9.0 c
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Muito obrigado brother ... vou tentar ..
6x dual Intel Xeon E5649 - 12 gb ram - 6 tb hd _____________ Valorize-se !!!
Oi gente, tudo bem? Zion, Ficou muito bom o seu teste com o DOF, eu usei pouco desfocamento, deveria ter usado mais. Feitosa, Este Shader vem escondido desde o Max 6, eu não entendo o motivo disso, não entendo porque tem Shaders que eles habilitam e tem Shaders que não habilitam. Aparentemente são Shaders que funcionam normalmente. Se fossem Shaders que tem recursos similares dentro do Max, era de se entender, pois eles querem usar a interface do Max, mas se são recursos que não tem similar no Max, eu não entendo porque deixam travados, igual deixaram o Glare até o Max 10. 3Designer> Eu fico feliz que você perdeu o medo do Mental Ray depois do vídeo curso da 3D1, é muito gratificante ouvir isso. Sobre as sombras na View, eu também notei que ele desliga sempre, não vi se tem uma opção para deixar sempre ligado, mas se tiver vai aparecer lá no Preferences, dá uma vasculhada por lá, se tiver vai estar na ficha que configura as Viewports. E o Shader que usei para compor o trator com a foto foi o MR Matte Shadow. Apliquei ele no Plane que o trator passa em cima e nele apliquei a imagem. Mas para ficar legal no Environment com materiais reflexivos, precisa usar o Raytype também, para tratar o reflexo diferente do Environment. Ai vai colocar o Raytype no lugar da imagem e a imagem vai dentro dele, uma plana para o fundo e outra com mapeamento Spherical para o Environment. Sobre o SkyPortal, é como o murtagh3d disse, ele faz os raios de FG entrarem todos pela janela. É uma bobeira na verdade, porque quem sabe usar o Render não precisa disso, mas quem não sabe, apanha muito com iluminação, porque acha que as luzes em 3D devem ser iguais as luzes reais. Então, se tem só o sol lá fora, o cara coloca uma luz para o sol e quer iluminar todo o interior da sala, nem na realidade acontece assim, mas o cara quer. Neste caso precisa usar configurações super altas de FG para conseguir boa qualidade, já que uma pequena parte dos raios entram na cena pela janela. Para corrigir isso a gente sempre coloca uma luz na janela, fazendo os raios entrarem na cena e assim usar baixas configurações para obter um bom resultado. O SkyPortal faz com que a pessoa não precise colocar essa luz na janela, pode colocar o sol lá fora como fazem normalmente e criar esse Gizmo do Skyportal na janela para definir onde os raios entram. Abraços
Eu estranhei isso também! Quando fui consultar o Help (super empolgado com o novo sistema de iluminação), descobri que esse tal de skyportal não faz nada mais que uma free area por exemplo :(. E mais... recomenda-se que a luz que simula o sol não esteja apontada diretamente para o interior para evitar superexposição! Significa que o novo sistema só é bom mesmo para cenas iluminadas apenas por luz difusa (indireta)... um pouco frustrante! Mas tem algo de bom.... a cor da luz gerada leva em conta o enviroment, mas ainda não fiz muitos testes para saber se isso realmente traz grandes mudanças na iluminação. (só trablahei até agora com boxes recortados com normal invertida. Novidade boa mesmo foi o preview da seleção de sub-objetos! uma coisa extremamente simples mas muuuuuito funcional! uma mão na roda! abraços!
Doe medula óssea! Doe vida!
Ele não funciona igual a uma free area não, existem diferenças, com a free area a gente criava os soft shadows com samples de areashadows, que as vezes demandavam altos valores, e demoravam um pouco mais por demandarem ainda os samples de anti-aliasing. Com o sky portal o efeito é o mesmo, porém ao invés de usar samples de areashadows usamos os samples do FG, os raios de FG emitidos pela skylight são "transportados" pelo skyportal para dentro do ambiente interno. Por isso o nome skyportal. Esse de não apontar a luz do sol diretamente é só recomendação, com alguns ajustes você consegue fazer uma iluminação boa sem super exposição. Eu gostei bastante desse recurso, deixou a confecção de internas muito mais rapida, o tempo de render para um bom resultado caiu drasticamente, a autodesk está de parabens por essa inovação. E pelas outras também, o max 2008 veio bem enxuto na minha opinião. Tanto que eu desinstalei o max 9, estou só com o max 8 sp3 e o max 2008. Abraços.
Que legal... Começei a fuçar agora há pouco o max2008, e falei de orelhada pelo que li no help do max, e pela renderização de uma cena simples, como mencionei acima. Se o tempo de render é menor, com a mesma qualidade das area shadows, então esta é sim uma grande novidade... vou fazer mais alguns testes, comparando com o tempo de renderização de cenas mais elaboradas. E eu não sabia como funcionava o skyportal Caio. Com as areashadows eram feitos os calculos de sampleamento da luz e do FG... o skyportal não é uma luz, mas sim um canalizador da iluminação do FG para dentro do ambiente! Assim só se calcula os samples do FG. Valeu pela conceituação! colocou os pingos nos ii... abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Mas eu gostei das suas colocações, sobre o lance de estourar a luz direcionada dentro da cena, eu tinha percebido ja, mas só estoura de fizer como fazia antes com as arealights, agora no skyportal a luz do sol tem que ser um pouco mais tênue, e o GI também mais tênue. Mesmo atenuando esses recursos se chega ao mesmo nivel de qualidade, e a mesma iluminação, graças a nova maneira de simular a luz difusa. O que eu gostei é o fato de poder usar pouquissimos samples de FG, mesmo com GI e tudo mais. Continuo achando que o cara que idealizou o skyportal é um gênio. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 543

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.