NVidia compra Mental Images

Por: namekuseijin  

Em: 13/12/2007 16:22

Os três grandes software 3d: 3ds Max , Maya e o Softimage XSI utilizam o Mental Ray. Será que esse negócio vai afetar essa integração? Será que as próximas versões desses softwraes serão repensadas?
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Nas primeiras linhas do texto da notícia a NVidia exalta justamente que o Mental Ray faz parte de todos estes softs, tinha alguns lá que eu nem sabia que tinham o Mental Ray. Então, acho que isso é um trunfo e não vão querer mudar. Esse lance da 3Dfx não dá para comparar com um Mental Ray, porque compraram e acabaram antes de ficar conhecida e ser muito usada, o Mental Ray é muito conhecido e muito usado. É o mesmo que aconteceu quando a Autodesk comprou o Maya, o histórico da Autodesk é péssimo também, os caras compraram o Cyborg e acabaram com ele só porque era muito melhor do que os softs highend da Discreet/Autodesk. Mas quando compraram o Maya não fizeram isso, ele até aparece acima do Max lá na lista de produtos 3D, sendo que antes aparecia o Max que sempre foi da Autodesk. O que manda no mundo é a grana e o Mental Ray dá muita grana, só o que a Autodesk deve pagar por cada Max e cada Maya vendido já deve ser uma nota!!! Mas é como eu disse na outra mensagem, vocês não estão vendo o todo, estão esquecendo do Mental Mill, é mais provável que a NVidia comprou por causa do Mental Mil e não por causa do Mental Ray. Dá uma olhada lá na Mental Images o que é o Mental Mill, a Nvidia está de olho nisso.
Múcio
Eu vejo o mesmo tipo de achismo que ocorreu quando a Autodesk comprou a Alias, os catastrofistas previram o fim do Maya, poucos se ligaram que o interesse da Autodesk era o StudioTools, lider na modelagem automotiva, que hoje se chama Autodesk Alias Studio. Compras, fusões é uma tendência em todos os setores empresariais no mundo, a competição é voraz se vc não tem capital para crescer é comprado, se tiver compra. Como sempre o senhor tempo é quem dirá o que vai acontecer.
O que eu mais gostaria de ver é um render que utilize o poder das placas de vídeo e não só do processador...acho q todo mundo jah se ligou q jogar tudo pro processador naum rola mais hj em dia com essas placas de vídeo monstro. Mandei uma mensagem praquele email q deixaram para esclarecer duvidas, vamos ver se eles respondem. Caio: Vc eh parente do Fidel ou do Hugo Chavez cara? hehehe calma calma eh brincadeira naum vai trancar o topico heim hehehehe :) abraço
Gente, só pra esclarecer, o mental ray ja tem suporte a hardware render a muito tempo... mas é como eu disse, é bem limitado, só renderiza até a resolução maxima que a placa suporta em display... mesmo que a intenção da NVIDIA seja o mental mill ( E eu acho isso bem certo mesmo ) eu suponho que esse hardware render do mental ray seja melhorado de alguma forma. Cesar, calma.. rsrsrss eu só tranco se der confusão, se rolar tudo de boa não tem por que fazer isso. :D E viva la revolución!!!
pow caio mas como eh q funciona esse eskema de render por hardware no mental? eu tenho uma 8800 gts...sera q posso tirar proveito disso? tem como vc explicar ai como funfa? abraço
Opa, então, você pode utilizar o mental ray standalone para fazer uso do hardware render, ele usa recursos da placa de vídeo para acelerar, mas só recursos básicos mesmo de sombra e raytrace, reflexo, shade de iluminação.. essas coisas mais simples, ja que as placas atuais têm suporte a eles... eu não sei te dizer sobre qual é o ganho disso em questão de tempo, por que eu nunca usei o mental ray standalone, mas o único problema é esse, se tua placa só suportar até 2048pixels... só vai renderizar até aí, o que é um grande problema, por que profissionalmente a maioria dos trabalhos são superiores à essas resoluções. Abraço.
tah certo...naum vou ter como testar pq tb naum tenho o standalone mais valew pela informação :) abraço
é isso mesmo, Caio. As placas de vídeo atuais são focadas em aplicações em tempo-real, jogos e coisa e tal. Elas prezam pela rapidez com que se consegue cuspir poligonos texturizados e shadeados por segundo. Não tanto por efeitos de iluminação mais sofisticados. Em jogos, normal mapping só despontou recentemente, e não conheço jogo algum que já tenha tentado reflexões raytracing verdadeiras. GI nem pensar... mas eventualmente, essas placas chegam lá...
http://umavozatroz.wordpress.com/
Existe sim, o crysis, tem reflexo raytraced, e refração raytraced tb.. e tem uma espécie de Ambient Oclusion sim, não é um GI completo, mas gera softshadows e uma iluminação global de leve.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 339

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.