Render em tempo real no Mental Ray

Por: emersonforentin  

Em: 28/01/2008 13:32

então Danilo, este programa é demais mesmo, incrível!!! eu já usei aqui para ajustar melhor um trabalho que estava fazendo, ajudou muito!!! mas por enquanto ainda está na versão Beta, só tem o plug-in para fazer na viewport do Maya, nos outros programas precisa exportar o MI do Mental Ray e abrir no programa do rendition para renderizar em tempo real. mas eles vão fazer o plug-in para rodar na viewport do Max e do XSI também.
Múcio
eh...espero q façam logo intaum...pq adorei pra caramba o programa...muito util =]
Vai economizar muito tempo de render... muito bom isso!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Oi gente, tudo bem? Realmente é uma revolução maravilhosa, porque mesmo que inicialmente seja usado como um preview de alta qualidade em tempo real, já é o suficiente para agilizar muito o trabalho e ainda ajudar a conseguir o melhor posicionamento de luzes e câmeras facilmente. E com certeza em pouco tempo poderá ser usado como render final com todos os recursos e efeitos do render normal, mas levando 10% do tempo que leva hoje. O Mental Ray já era o render mais rápido entre todos, exceto o Renderman que muita coisa não usa Raytrace, com Raytrace o Mental Ray é disparadamente o mais rápido, e agora com esta tecnologia vai ficar em tempo real de verdade em poucos anos. Mas realmente está faltando a conexão na viewport para os usuários do Max, deveriam ter feito primeiro a conexão com o Max, que tem muito mais usuários, assim eles poderiam testar melhor, espero que não demore muito, porque é o que torna o sistema ainda mais interessante. Abraços
Fala Andrezão blz ? Desculpa o sumiço, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo tah complicado...ehhehee Mas vamos lah: O primeiro dessa "leva" de rendereziadores de preview de alta qualdiade foi o FPrime, pro Lightwave, senao me engano tem uns 4 anos isso. Com o tempo ele foi evoluindo e acabou por ser um renderizador mesmo, completo com tudo que os concorrentes tem. Atualmente o Modo tem um renderizador parecido, em passos, muito util na hora de vizualizar os renders. Alias to usando (a pixar tbm) eh o capeta pra modelar organico. Alguem se lembra do script MrPrime ??? Rodava no max 7. Sobre o Renderman, ele eh otimo, ele eh proprietario da Pixar, mas quem desenvolveu a primeira versão foi a ILM ( do George Lucas) que tem um contrato com a Pixar pra usar sem limites o renderizador. A diferença eh que o desenvolvedor do Renderman eh a pixar e ela eh o maior studio de animaçãdo do mundo e o Mental Ray eh da Mental Images , que nao é uma produtora. Por mais que gostemos (eu soh uso MR atualmente) tem diferenças entre quem fabrica e usa e quem soh fabrica. A melhor tradução em shaders do MR eh no Softimage XSI, ele tem muito mais opções de render que o max e de longe no maya. Fico feliz que apareçam essa "joias" que facilitam a nossa vida, que nao eh nada facil em CG....ehhehe abração !!!
Mas deixa eu entender uma coisa: (se eu falar besteira, me corrijam, por favor...) Quer dizer que num futuro não muito distante vamos poder usar o mental ray em conexão com este rendition... é isto?
é isso ai mesmo Serial, nos próximos meses o rendition vai ter um plug-in que deixará você fazer aquele render em tempo real direto na viewport do max. e neste caso ficará ainda melhor do que no programa separado, porque vai dar para trocar as configurações de materiais e luzes e ver o resultado em tempo real. vc não viu o vídeo que tem lá fazendo a demonstração no Maya? por enquanto só tem o plug-in para o maya, mas vai ter para o max e para o XSI também.
Múcio
Ah sim mucio, entendi. Eu não tinha visto o vídeo, vou ver assim que tiver um tempinho sobrando... Isso vai ser demais! Vai tornar o trabalho muito mais rápido! Isso sim é uma ferramenta que será bem sucedida, afinal, estará resolvendo uma deficiência de mercado...
Oi gente, tudo bem? Thunndro> Que bom te ver por aqui, a gente está com saudades mesmo!!! Mas imagino como é o rítimo de uma Globo. Sobre o que você disse, eu gostei muito, cheguei a conhecer o FPrime e sabia que o Renderman tinha sido desenvolvido pelo mestre dos mestres George Lucas. Conheço a história da venda da Pixar, que era do George Lucas e do Steve Jobs, eu tenho aqui um dos primeiros vídeo animados em 3D que eles fizeram na Pixar, de 1981. Adoro saber da história da computação gráfica. Mas na época da primeira versão do Renderman não existia a ILM ainda, só a Pixar. Eles se separaram depois porque o Jobs queria fazer filme só de animação e o Lucas queria aplicar o 3D em filmes convencionais. Para mim estes dois caras são os pais da computação gráfica 3D para vídeo. Agora, sobre a diferença de quem desenvolve trabalhando e de quem só fabrica, eu concordo plenamente que tem uma grande diferença, mas acho que quem fabrica trabalhando como a Pixar sai perdendo em relação aos consumidores. Para a Pixar é ótimo e dentro da Pixar o Renderman é a coisa mais fabulosa do mundo, não tem nada que chegue perto dele, mas só dentro da Pixar, porque eles sentam e escrevem na hora se precisar de alguma coisa. Agora, para quem trabalha e usa softs de empresas que desenvolvem para o mercado, é muito mais confiável e confortável, porque eles estão preocupados com os consumidores. Eu lembro lá por volta de 2002 quando estava acontecendo a revolução dos renderizadores, o pessoal que usava o Renderman nas empresas viviam reclamando pela falta de atualização e falta de adições de recursos modernos. Lembro que demorou para o Renderman aceitar HDRI, por exemplo e acho que você lembra também quanto tempo o Renderman ficou sem atualização, agora que voltaram a atualizar mais frequentemente. E nesta mesma época, que este assunto ficou bem em evidência, o pessoal da Pixar veio a público falar que eles eram uma empresa de filmes de animação, eles não eram desenvolvedores de soft. Até divulguei isso na 3D1 na época. Isso foi um banho de água fria nos usuários e rolou muita reclamação na internet na época. Por outro lado, consolidou ainda mais a posição do Mental Ray no mercado. Hoje a grande maioria de quem trabalha com vídeo ou cinema usa o Mental Ray em vez do Renderman, porque a Mental Images é uma desenvolvedora de softs e dá todo o suporte aos usuários, são sempre os primeiros a adicionar novos recursos no render e até desenvolver novos recursos como no caso do Ambient Occlusion, que a ILM desenvolveu para o Mental Ray em 2002. A própria ILM, que é a mais poderosa produtora do mundo, mantém laços estreitos com a Mental Images e desenvolvem o Mental Ray em conjunto praticamente. No filme Poseidon a Mental Images desenvolveu um módulo novo exclusivamente para a ILM usar no filme, pode ser que um dia saia com a versão comercial do render para gente usar também. Então, o soft feito por quem trabalha pode ser mais intuitivo e tal, mas o que importa para grandes empresas é suporte, atualização constante e novos recursos sempre. Por isso que hoje o Mental Ray tem muito mais mercado. Se eu fosse dono da Pixar, criaria uma outra empresa só para desenvolver o Renderman de forma mais profissional e mais comercial, visando o consumidor e não os artistas que trabalham nos filmes da própria Pixar. Serial> Por enquanto este programa ainda não tem a conexão com a viewport do Max, então, você tem que fazer a cena no Max, aplicar os materiais, luzes, câmeras e tudo mais. Depois você exporta em MI na hora do render, sem renderizar. Assim é gerado um arquivo MI que pode ser aberto no Rendition. Quando você abre o arquivo no Rendition, ele renderiza a cena, leva alguns minutos, mas depois disso você pode mover a câmera a vontade que ele refaz o render rapidamente. Já é muito legal, mas quando tiver a conexão com a viewport do Max, igual já tem para o Maya, você vai poder movimentar as luzes, a câmera e trocar as configurações de materiais vendo em tempo real o resultado. Abraços
é parecido com isso q vc está procurando? para maya tem um pluin para max não sei mesmo
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 605

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.