Como fazer as particulas mudarem em um caminho?

Por: a.crix  

Em: 27/11/2008 19:26

Oi pessoal!!! Sou a Cris...estudo design gráfico aqui no RS, e trabalho em uma produtora de conteúdo 3D! Estou fazendo um trabalho com Particle Flow (3DS MAX 2008 64b), e as particulas precisam seguir um caminho (path) e em determinada posição alterar a forma, tamanho e velocidade! Pesquisei desde sites 3d, google até youtube, mas não encontrei nada parecido com isso. A maioria dos tutoriais são básicos... Sei que vcs já tm experiencia com o max...e devem conhecer maneiras de fazer isto! Na imagem mostro o que consegui até agora: criei dois sistemas...o que posibilita "controle" facilmente...mas assim não ha interação (a bolinha diminuindo bunitinha...a velocidade aumentando ou diminuindo gradativamente...) digamos que quebra o galho mas o resultado é muito inferior ao resto do trabalho, e se é para fazer...tenq ser BEM FEITO. ;) desde ja agradeço a todos!!!!
Ai a.crix, bem vindo cara, tem um macete pra fazer isso meu. Vc cria um POmniFlect no menu creat>spacewarps>deflectors. Ele serve pra refratar as partículas, dependendo da configuração, todas batem nele e voltam, dependendo todas passam por ele. Lá tem o reflect e o refract, coloca 0 no reflect e 100 no refract que todas passam. Dai vc usa esse omniflect como detector de partículas, quando elas passarem por ele vão mudar, tipo assim, vc coloca um operador collision no particle flow e seleciona o omniflect, dai quando as partículas passarem por ele elas vão pra outro evento e vc coloca o que quiser lá. Se é pra aumentar vc coloca o operador scale, se for aumentar a velocidade vc coloca o operador speed, pode trocar de cor com o operador material. Se quiser vc passa por vários eventos usando o ominiflect como detector. :)
Mental Ray User
Gutão, vc é o cara! Só errou no sexo da nossa amiga Cris. =P Tinha essa dúvida também, muito obrigado pela dica. Abraços
Nossa eu realmente não sperava uma resposta TÃO RAPIDA!!! tava me preparando pra da uma olhada amanhã...VLW MESMO!!!! vou tenta aqui e depois digo oq aconteceu... mas to confiante!!!! ;)
Boa noite Cris, Gutão e Jack Espero que esteja tudo bem com vocês !!! Cris, você também pode criar o caminho usando o find target. Para isto crie esferas que seriam pontos que formariam o caminho e também como base para alteração das formas. Com relação ao tamanho, utilize o operado scale. Abaixo as telas que fiz os testes:
Tela 1: como fica Tela 2: Configuração do Particle Flow. Espero ter ajudado... Uma boa noite e um grande abraço a todos.
Oi pessoal, boa noite de novo !! Esqueci apenas de fazer uma observação. Para alterar a velocidade, altere os valores do operador speed e também o dentro do Find Target, mais escificamente no campo Control by Speed > Use Cruise Speed > Speed e Variation. Os pontos que seriam as esferas que formam o caminho você pode ocultar clicando com o botão direito nelas: Object Properties > Render Control > Visibility = 0 Muito obrigado e espero ter ajudado mais uma vez Abraço e boa noite a todos
Cara, muito show... mas melhor ainda é esse seu avatar, rsrs. Poderia me ajudar na confecção desse brilho intenso? To tentando criar um para um globo terrestre (planeta Terra) há mais de 3 dias, sem sucesso. Forte abraço, Matheus Tavares
Boa tarde!!!!! tudo bem com vcs? eu estou bem! Finalmente consegui fazer as particulas mudarem de cor, tamanho e até velocidade!!! DE VERDADE!!!! :D VLW MESMO! mas... como nem tudo são flores...agora tenho um outro probleminha :seila: bom..preciso fazer um sitema de 6 particulas (sim...apenas SEIS ¬¬ ) e como são poucas particulas para tanto tempo elas ficam MUITO afastadas. nas imagens da para ver: uma eh de 60 particulas de 0-350, as que estao mais perto neh...na outra são as 6 particulas de 0-350 = afastadas. algm conhece uma maneira de controlar esta distancia ENORME entre as particulas? (que são apenas seis) Abração!!!!!! ;)
Eu não sou fera com partículas, mas eu acho que tem haver com a distância dos vértices na linha... Coloca o modificador normalize spline que ele deixa os vértices na mesma distância... Não sei se é isso que está causando a distância, mas tenta ai...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 616

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.