Matte/Shadow/Reflection em ambiente HDR?

Por: Marilene  

Em: 21/11/2009 00:07

Leandro Oliveira e Gera_Design. Valeu pelas dicas. Vou pesquisar sobre esses 2 tipos de arquivo que vcs falaram. Antes eu só importava 3ds, dwg ou illustrator(AI).
O fbx é bom mas só nas versões mais novas, nas antigas não vai bem. E as vezes tem que baixar o plugin mais novo na autodesk pra reconhecer legal quando exporta de versão mais nova. O obj sempre funciona em tudo, é D+ esse formato!
Obrigado galera da 3D1. Estamos na luta e um ajudando o outro fica mais fácil! Encontrar este site foi a melhor coisa que me aconteceu em 3D! Vamo que vamo! Stenionet, eu só tenho o max 2010. Baixa o trial na autodesk que vc consegue ver as configurações do arquivo e exportar para o 2009.
Stenio eu comecei a fazer uns testes para exportar do 2010 para o 2009, o fbx é interessante pq ele preserva quase toda a cena com exceção de configuração de render e as luzes do daylight são substituidos por uma omni. Por sinal essa eu não acho uma boa usar daylight com imagem hdr e controle de exposição pq tem que ficar testando a intensidade da sombra no matte/shadow com valores bem altos, nesses casos eu costumo usar o hdr com alguma luz comum pra complementar, fica mais fácil de controlar. Era isso que eu tava fazendo mas tive que parar por falta de tempo, assim que puder eu ajusto a cena e posto aqui no max 2009.
Fla3DMadness, eu usei o daylight para fazer a luz do sol, desliguei a mr sky e coloquei a skylight para usar a iluminação do hdri do bg. Ontem estava fazendo uns testes com esse negócio de backplate e desse jeito não precisa acertar a imagem do matte com a imagem do bg. Usei o background environment switcher que vc indicou e resolveu o problema. O bg fica mais nítido e não dá diferença com o matte. A hdri grandona eu usei no reflections do environment switcher. Além de tudo ficou mais leve nas views. Obrigado!
Fla3DMadness Valeu. Vou aguardar. Fernando L Gonçalves Vc poderia explicar melhor? Não precisou do chrome ball?
Oi Stenionet. Eu não sabia que existia esse shader crome ball e ainda não sei para que serve, fiz a imagem com o hdri no backfround e o matte no piso, copiando o hdri do background para o matte. Mudei o exposure para unitless e fui aumentando até o fundo bater com o matte para não dar diferença de tonalidade. Na iluminação usei a daylight e desliguei a mrsky para usar a skylight no lugar pq ela enxerga o background e ilumina com as cores do hdri (tem que selecionar a opção use environment na skylight). Só isso, no caminhão usei materiais arch&design. Agora estou testando com a backplate no environment switcher e fica melhor ainda pq o background sai mais nítido e a viewport fica mais leve.
Fernando, o crome ball é usado quando não tem a hdri panorâmica, se tem não precisa e fica melhor com a hdri do que com o crome ball. A hdri da a volta completa na cena e a crome ball não. O bacana de usar backplate é pelo alinhamento da imagem, com a hdri panorâmica no bg é mais difícil alinhar com a vista que tu quer.
UERJ
Com exceção do chamado "dead spot" que a esfera cria, a esfera cromada consegue pegar quase todo o ambiente em volta, aqui tem uma explicação desse fenômeno: http://www.pointzero.nl/dump/mirrorball_theory/
D+ o tutorial Fla. Vou ler, vendo as imagens parece que tirando duas fotos da esfera dá para ver a volta inteira.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 339

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.