Ken Pimentel fala sobre a reestruturação do 3ds max

Por: Abilio  

Em: 05/12/2009 10:37

Opa Fla3DMadness, tmb acho que a discussão está interessante e construtiva. Entendi o seu ponto de vista e pensando deste jeito eu concordo. Igual no rig o cara não criou um recurso novo no programa, uniu recursos que existiam para "montar" o que precisava e com shaders sem dll é a mesma coisa, os shaders usados para criar o recurso já existiam, mas o cara teve a liberdade de montar o recurso que queria com eles. É como tu disse, dá muita liberdade escrever materiais com os recursos que quiser apenas abrindo o notepad. Quem sempre configura os mesmos materiais sabe como é chato, salvar em livraria é uma opção mas acaba exigindo muitos passos para acessar e algum mané pode salvar em cima e perder tudo. Se escrever estes materiais com as principais configurações para pequenos ajustes e quando abrir o matbrowser aparecerem todos lá, é uma mão na roda. Estou estudando melhor essa parte para implantar este sistema no escritório. Se não der certo eu vou editar a lista de presets do arch&design, mas acho que deste jeito o mateditor fica mais pesado. Sobre o padrão renderman, quando falo de renderman estou falando do da pixar, o resto são cópias. Eu penso que todos os renders atuais são derivados do renderman e do mental ray, pq antigamente só existiam eles e os outros se basearam neles que abriram o caminho. Depois que alguém abre o caminho fica mais fácil. Alguns copiaram a tecnologia do renderman e outros copiaram a tecnologia do mental ray. Por isso que final render, vray e brazil render são parecidos com o mental ray e o 3dlight, mantra, jrman, entropy e vários outros são parecidos com o renderman. Eles usam a mesma livraria do renderman, a BRMT, por isso são compatíveis mas não são a mesma coisa, pq renderman é o da pixar. Penso que os únicos que não seguiram o mental ray ou o renderman são os renders unbiased como maxwell e fryrender.
UERJ