O que é G-buffer redering?

Por: edusilveira  

Em: 11/06/2010 11:49

Fala rapaziada, tudo certo? Estava eu fazendo algumas pesquisas na web sobre o vue 8.5 e encontrei algo falando sobre G-buffer rendeing. Já encontrei alguma coisa em relação a outros softwares a respeito desse g-buffer rendering, mas não sei o que é? Alguém poderia me esclarecer isso? desde já, muito obrigado. Eduardo Silveira ---------------------- Designer Gráfico & artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
G-Buffer (graphics buffer) é um tipo de canal de render. Uma imagem de vídeo tradicional tem 3 canais (RGB). Outras tem um canal adicional (RGBA) (canal Alpha). Geralmente essa última é usada como máscara de seleção (tipo no Photoshop). Imagens G-Buffer (máscaras) são usadas para compor a imagem RGB, num software que suporte essas composições (ex: composite, combustion). Geralmente essas imagens g-buffers são usadas para compor efeitos (tipo Grow, Lens Flare, Depth of View, Blur). Elas também podem ser usadas para trocar materias da imagem renderizada (dependendo de como o g-buffer foi configurada). Geralmente vc renderiza essas imagens com g-buffer em RLA ou RPF. Lembrando de vc tem que ter o software para fazer essas composições. Tô no trampo e não conheço nenhum tuti específico. Se alguem puder dá uma luz blz. Senão posto depois um exemplo. Espero ter ajudado.
O Xikote strala
Fala Xikote blz? Cara...já me esclareceu bastante, só um tutorial mesmo para deixar mais claro ^^ Vou ver se encontro algum. Abraços! Eduardo Silveira ---------------------- Designer Gráfico & artista 3D www.edusilveira.wordpress.com
Xikote, muito bacana a explicação. Eu sabia para que servia mas não tinha essa definição de máscara que vc falou. Legal!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 489

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.