3ds max 2012 e Blender 2.63 Porque a Diferença ?

Por: Simbjji  

Em: 09/05/2012 09:25

Este assunto vale a pena ser discutido. Tenho a impressão de que o Max é um Frankeinstein, uma colcha de retalhos.
Desde a criação do blender, sabesse que ele é um filtro e copia dos outros programas, por exemplo aquele blender de 4 megas que existia e existe ainda, tem um chapa aqui que só usa blender, é de assustar oque ele faz.

POrtanto ele é ótimo, mas contra Maya e Max chega ser absurdo, até mesmo pelo estilo dele em si. Se for pra aprender que seja no Max ou Maya, por melhor que seja o blender e os do seu nivel, é melhor estudar logo na Ferrari do que no Passat. Né

Provasse que o artista faz mas diferença que o programa.
Se é pra fazer, que seja bem feito.
Concordo uNai. Não tenho a certeza de todos os fatos expostos, mas vejo por exemplo, outros softs, como o Modo 3D, sendo bastante utilizado, segundo vídeos e comentários, pela sua leveza e forma de modelar (Apenas um exemplo!). Uso o Max!

É claro que não quero levantar aquela antiga e injustificável questão, qual o melhor soft!

Já sabemos que em qualquer um pode-se fazer excelentes trabalhos, seja rápido ou demorado, mas que na minha opinião, o Max, quando utilizo, me passa esse \"peso\" e falta de otimização para a realização de alguns trabalhos.

Acredito que melhore, mas 2020, poxa, hehehe, até lá é muito tempo! hehehe
Caracas Chrisrezende, fico impressionado com nivel de informação que vcs tem, o poco
tempo q tenho de comunidade 3D1, eu jah aprendi muito lendo comentarios seus, do new, do Fla3DMadness e tem mais um fera ai, que ñ lembro o nome agora!
Mais tão de parabéns sempre com informações de ponta!

Eita! Quem dera se eu tivesse informações como esta do Chrisrezende ou alguma das do Fla3DMadness. HE!HE! Eu tô é aprendendo também! HE!HE!
Estams todos aprendendo com esta questao... mas uma coisa digo, sou muito FAN da AutoDesk, porem existem softs especiais para outras coisas, ex: paisagem é o VUE e Terragen.

Como a maioria sabe, hoje em dia qundo se fala em 3d, logo vem em mente: maya,3ds max, mudbox, zbrush, blender, CAD´s etc...

3ds max e a empresa AutoDesk tem sim seu otimos meritos de desenvolvimento de softs e agilização nos renders. Mas pena que eles nao mexem com a estrutura em si, e so mexem nas bordas, deixando a parte mais velha e menos usada pesando.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Agora pessoal fala de peso, tem povo usa o 3d max e num sabe nem formata o windows, eu simplesme acho que pra ser artista 3d o cara tem que ser fodão em tudo os aspectos de gerenciamento no Pc.

Por favor né, hj em dia tem geforce gtx com tec fermi que renderiza até por GPU, com 1.800 reais Ali em Londrina se monta um Pc que segura o Max 2013 de boa, sem monitor!

Agora o Cara fala que num tem 600 reais pra compra uma GTX460, entaum vai carpi na roça, pq pelo menos por aqui onde moro, o povo que sabe nem trabalha em firma pq naum compensa, é 150 por dia no minimo.

Quem ta na chuva é pra se molha, Peguei uma merda de uma GTx680 de 2 gigas com 1536 cuda cores semana passada, vcs tem que ver que maravilha, pena os 2 gigas dela num raxa com minhas cenas mais caprixadas.

Povo fala de 3dmax e vem tal \" a minha placa tem 1 giga e tal \"
mas o cara num ve que a placa é 128 bits, tem cooler ruin, num mexe no painel pra otimiza, usa driver que vem no cd, por favor né!

Agora se quer usar Pentium 4, atlhon x2, baixa um tutorial de Paint brush que num vai pesa nada parece que ta saindo um Vruym pra ele. KKKKKKKKKK

Até galera, max domina e isso ae
Se é pra fazer, que seja bem feito.
Concordo uNai. Não tenho a certeza de todos os fatos expostos, mas vejo por exemplo, outros softs, como o Modo 3D, sendo bastante utilizado, segundo vídeos e comentários, pela sua leveza e forma de modelar (Apenas um exemplo!). Uso o Max!

Olá loj!

Sim, você está certíssimo. O Modo é um excelente software, que conquistou o mundo pela sua interface limpa e organizada, seu excelente desempenho na workspace, e pela qualidade e rapidez de seu renderizador proprietário. Não à toa, o modo foi escolhido como um dos principais softwares de modelagem em grandes estúdios tais como Pixar e ILM (Industrial Light & Magic). Além disso, o Modo já vinha se popularizando no mercado de prototipação e design de produto, uma vez que muitos artistas consideram esse software simples e rápido para modelar e renderizar protótipos e também versões finalizadas de produtos.

É claro que não quero levantar aquela antiga e injustificável questão, qual o melhor soft!

Já sabemos que em qualquer um pode-se fazer excelentes trabalhos, seja rápido ou demorado, mas que na minha opinião, o Max, quando utilizo, me passa esse \"peso\" e falta de otimização para a realização de alguns trabalhos.

Eu também sempre prefiro ficar de fora dessa discussão. \"Qual software é o melhor\" é um assunto que sempre gera um mal-estar desnecessário. Em muitos foruns/comunidades, já vi até brigas e discussões regadas à palavrões por causa desse assunto. Eu particularmente mantenho sempre a opinião de que \"o melhor software é aquele que consegue atender as necessidades de um usuário, da forma mais eficiente para uma determinada situação\".

Acredito que melhore, mas 2020, poxa, hehehe, até lá é muito tempo! hehehe

É um bom tempo mesmo. Mas tente imaginar como seria refazer o código de um software da complexidade do 3ds Max. Não é algo que se faça da noite para o dia.

Grande abraço!
3ds max e a empresa AutoDesk tem sim seu otimos meritos de desenvolvimento de softs e agilização nos renders. Mas pena que eles nao mexem com a estrutura em si, e so mexem nas bordas, deixando a parte mais velha e menos usada pesando.

Olá Simbjji,

Concordo plenamente com seu comentário. Como usuário dos softwares da Autodesk, você não poderia estar mais certo em sua visão sobre o 3ds Max.

Agora pessoal fala de peso, tem povo usa o 3d max e num sabe nem formata o windows, eu simplesme acho que pra ser artista 3d o cara tem que ser fodão em tudo os aspectos de gerenciamento no Pc.

Por favor né, hj em dia tem geforce gtx com tec fermi que renderiza até por GPU, com 1.800 reais Ali em Londrina se monta um Pc que segura o Max 2013 de boa, sem monitor!

Agora o Cara fala que num tem 600 reais pra compra uma GTX460, entaum vai carpi na roça, pq pelo menos por aqui onde moro, o povo que sabe nem trabalha em firma pq naum compensa, é 150 por dia no minimo.

Quem ta na chuva é pra se molha, Peguei uma merda de uma GTx680 de 2 gigas com 1536 cuda cores semana passada, vcs tem que ver que maravilha, pena os 2 gigas dela num raxa com minhas cenas mais caprixadas.

mas o cara num ve que a placa é 128 bits, tem cooler ruin, num mexe no painel pra otimiza, usa driver que vem no cd, por favor né!

Agora se quer usar Pentium 4, atlhon x2, baixa um tutorial de Paint brush que num vai pesa nada parece que ta saindo um Vruym pra ele. KKKKKKKKKK

Amigo vinametal, se vc perceber NÃO ESTAMOS FALANDO DE HARDWARE e sim da estrutura dos programas... senti que vc ta dando porrada dos comentarios aqui. Não precisava usar este tom e estes exemplos.. !
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Olá Vinametal,

FALTA DE INFORMAÇÃO
Concordo em parte com você. A área de arte digital sempre demandou muito dos recursos computacionais modernos. Quando falamos de 3D, aí essa questão fica ainda mais séria. As exigência só crescem e cada vez é preciso ter um hardware mais potente para ter acesso aos recursos mais modernos e avançados. Isso é um fato. Também concordo com o que você falou sobre algumas pessoas não terem a mínima noção de onde estão pisando. Eu conheço gente querendo rodar o 3ds Max 2013 num PC com 1GB de RAM! E essas mesmas pessoas ainda reclamam quando não conseguem! Só o Windows Vista/7 consome toda essa memória. Ou seja, ou elas não se dão nem ao trabalho de ler os requerimentos mínimos do software ou são, de certa forma, ignorantes. Não estou querendo passar uma opinião de que quem não entende o mínimo de hardware não deveria trabalhar com 3D. Não é isso. Mas eu acho que um mínimo de BOM SENSO se faz necessário a quem quer usar um software como o 3ds Max, o Maya, o Houdini e tantos outros. Acho ainda que o mínimo que esse tipo de pessoa tem que fazer é ler os requisitos mínimos do software antes de sair por aí reclamando do desempenho que o mesmo está apresentando em sua máquina.

UMA BREVE HISTÓRIA
Saindo desse lado da moeda (da questão do hardware) e entrando mais na questão do software, há muito o que se falar também. Eu sou fã da Autodesk desde 1998, quando vi pela primeira vez o 3d Studio Max 2.0 numa feira de games. Na época eu achava impossível mexer naquele software, além do fato de que minha máquina nem era capaz de rodá-lo. Foi então que eu optei por softwares bem mais simples, como o Xara 3D, Simply 3D e outros. Foi então que eu decidi comprar um computador novo para ter um melhor acesso ao deslumbrante mundo do 3D. Ou seja, bem antes do meu contato com softwares de alto nível como o 3ds Max, eu já me preocupava em investir num bom PC só por conta do 3D. Em 2003 eu finalmente decidi colocar as mãos no 3ds Max 6.0 e descobri que minha máquina era fraca para ele. Resultado, comprei um novo PC. E tem sido assim até hoje, milhares de reais investidos em hardware para atender as novas versões dos softwares.

AUTODESK
O que eu quis dizer com a história é que estamos sempre gastando e gastando, cada vez mais, para ter acesso a softwares como o 3ds Max e Maya. Sim, eu entendo que isso faz parte do mundo tecnológico em que vivemos, hoje repleto de tablets, smartphones e outros gadgets. O que não dá para entender é como empresas do porte da Autodesk preferem \"remendar\" seus softwares ao invés de refazê-los, tornando-os assim muito mais leves e consequentemente acessíveis a uma fatia muito maior do mercado. Eu não estou falando em refazer o código-fonte do software a cada versão, obviamente, pois isso seria impraticável. Mas aí eu pergunto: já não está na hora da Autodesk fazer uma \"faxina\" no 3ds Max?

BLENDER E AFINS
Independente do hardware, o Blender é bem rápido. Bem mais rápido que o 3ds Max. E o melhor de tudo é que não é necessário ter uma máquina monstruosa para rodar a versão mais recente do Blender. Muito se tem comentando também a respeito do Cycles, o renderizador baseado em GPU do Blender. Muitos usuário dos dois programas (3ds Max e Blender) têm comentado em fóruns e sites que o Cycles tem um desempenho bem mais rápido do que o equivalente do 3ds Max, o iray. O Lightwave 3D (da Newtek) é um ótimo exemplo de software escolhido por muitos estúdios para modelagem de seus personagens. Isso porque ele é \"dividido\" em dois grandes módulos: o Lightwave Modeler só para modelagem e mapeamento, e o Lightwave Animator para rigging, animação, iluminação e renderização. Já dá para se ter uma idéia de que o módulo Lightwave Modeler é bem leve e otimizado para aquilo que foi projetado. Então, não é uma questão só de hardware. Planejamento, organização e otimização de código-fonte conta muito também. Mas isso é algo que requer um bom projeto de engenharia de software. No caso do 3ds Max, isso ainda levará alguns bons anos. Mas enquanto isso, continuamos aqui na espera por quaisquer melhorias, sempre bem-vindas, qua a Autodesk vier a fazer nesse software.

MERCADO E PIPELINE DE SOFTWARE
A realidade no mercado é bem diferente da nossa, principalmente quando falamos de empresas e estúdios de médio e grande porte. Os grande estúdios não usam um só softwares para fazer tudo, como muitos usuários e artistas independentes fazem. Para exemplificar, filmes como Avatar e The Avengers usaram uma infinidade de softwares. Em geral, os estúdios procuram usar cada software nas tarefas que eles consideram que o software se sai melhor. Muitas produções usam um software só para modelar os personagens (ex. Lightwave 3D, Modo, Silo, etc), outro software só para criar cenários (ex. Vue, Terragen, etc), outro software só para rigar e animar (ex. Softimage, Maya, etc), outro software só para iluminar (ex. 3ds Max, etc), outro software só para renderizar (ex. V-Ray, mental ray, Renderman, etc) e assim por diante. Para usuários comuns e artistas independentes, é quase impossível ter acesso à licensa de tantos softwares. Já para os grandes estúdios, isso é bastante fácil.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 1015

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.