Como vai meus keridos amados estrelas da minha galaxia redonda e oval deste unierso infinito elevado ao infinito ?
Instalei este mes o blender 2.63, e percebi alumas coisas BEM melhores do que do max:
-Ex1: Criação de liquidos: Muito rapido e real a renderização os liquidos criados
-Ex2: Movimento da camera: Suave sem kebra de movimento
-Ex3: AO e GI + renderização: Alto detalhe de luz, rebatimentos e sombras com rapidez no render
-EX4:Pré visualização do render antes de terminar: Na criação de agua vc pode ver animação durante o processo de render, na timeline
-EX5: Particulas: Fumaça, fogo, explosões
-Ja no max se eu criar um liquido no as particulas mesmo que seja pouco ele LEVA MUITO TEMPO E PESA no render pq ?
-AO e GI do max pra ficar perfeito como do blender leva 10x mais tempo pq ?
Qual o motivo ou sistema que faz eles serem tao diferentes ? OpenGL ? Direct ?
Gostaria de enteder isso.
Obrigado
Antes de começar a falar sobre o porquê da diferença entre os dois softwares, gostaria de deixar claro que, nos últimos anos, o Blender vem provando ser um adversário a altura de pacotes 3D renomados no mercado tais como Maya e 3ds Max. Para quem acha que o Blender é fraco, aí vai uma informação: o Blender já se tornou o pacote 3D padrão em muitos estúdios europeus voltados para o mercado de publicidade. Sendo assim, já é possível ver ótimos trabalhos publicitários sendo desenvolvidos com o Blender. Muitos outros estúdios também adotaram o Blender como mais uma ferramenta em sua pipeline múltipla, ou seja, Blender + 3ds Max + Photoshop, para citar um exemplo. Resumindo, o Blender não deixa a desejar e vale a pena ser conferido com toda certeza.
3DS MAX VS. BLENDER
Começo dizendo que o Blender é um software bem mais recente que o 3ds Max. Se me permitirem fazer uma analogia, imaginem um carro ano 1996 com muitas revisões e consertos. Agora imaginem um carro ano 2002 também com muitas revisões e consertos. O primeiro seria o 3ds Max, enquanto que o segundo seria o Blender. Um outro fator importante é que o código do 3ds Max é uma bagunça sem fim. Além disso, o 3ds Max é mantido por uma equipe de médio porte de engenheiros de software. Se compararmos esse fator à equivalência do Blender, seria uma covardia. O motivo é que o Blender é mantido por uma fundação enorme (Blender Foudation), com pessoas de todas as partes do mundo profundamente envolvidas com o software. Além disso, pelo fato de ser um software open-source, o Blender possui uma extensa comunidade de \"modders\", ou seja, usuários com conhecimentos de programação que se propõe a alterar, de alguma forma, o código fonte-original de um software. Os \"modders\" de Blender estão constantemente alterando e testando o código-fonte, o que permite à Blender Foudation reconhecer e corrigir os bugs do Blender. Resumindo, o Blender passa por uma quantidade de melhorias e testes muito maior do que o 3ds Max. Não é à toa que cada nova versão do 3ds Max vem recheada de uma infinidade de bugs. Estou mentindo?
RESPONDENDO ALGUMAS DE SUAS PERGUNTAS
Respondendo algumas de suas perguntas, em especial sobre o Blender ser mais rápido do que o 3ds Max em muitas tarefas. Acredito que o parágrafo anterior tenha respondido a maioria dessas perguntas. Reforçando o que eu havia dito, o código do 3ds Max precisa ser totalmente refeito. Não, eu não disse alterado. Tem que ser reescrito, praticamente de zero a cem porcento. A Autodesk já possui um projeto para isso, porém o projeto é para o longo prazo. Durante uma edição da Siggraph alguns anos atrás, a Autodesk deixou escapar que, através desse tal projeto, estima-se que até o ano 2020 o 3ds Max terá um código-fonte novinho. Segunda a própria Autodesk, nesse 3ds Max de código novo, ferramentas menos usadas tais como Patch, Video Post, entre outras, seriam completamente removidas. Outros recursos ainda utilizados como alguns dos sistemas simples de partículas (Spray, Super Spray, Snow, Blizzard, etc...) também seriam removidos, sobrando somente o Particle Flow, o qual é capaz de simular sistemas de partículas simples e complexos. Mas tudo isso, até o momento, é pura especulação. Não há absolutamente nada confirmado oficialmente.
RESPONDENDO SUAS OUTRAS PERGUNTAS
Respondendo outras perguntas suas, em especial sobre simulação de fluídos, líquidos, fogo, fumaça, explosões, etc. A Autodesk planeja, num futuro bem próximo, incluir ferramentas para tudo isso. Na verdade, quando a Autodesk comprou a empresa Alias e os direitos sobre o Maya, a intenção era adpatar o código do Maya Fluids para o 3ds Max. No entanto, a Autodesk não achou isso conveniente. Não sei ao certo o motivo. Muitos dizem que o 3ds Max iria ficar parecido com o Maya e que isso seria prejudicial para as vendas da empresa. De qualquer forma a Autodesk já está demonstrando seu interesse por ferreamentas de simulação, através da parceria com a NVIDIA. No 3ds Max 2012, vimos que a Autodesk tomou uma decisão um tanto drástica: remover completamente o Reactor, que era baseado no sistema de física Havok. A Autodesk decidiu então aderir ao sistema PhysX da NVIDIA. Com isso, foi criado o MassFX. Agora, na versão 2013 do 3ds Max, já existem novas ferramentas de simulação como é o caso do mCloth. E a Autodesk não pretende parar por aí. Está previsto um renderizador volumétrico para partículas (parecido com o Afterburn, o Krakatoa, etc...) integrado ao mental ray, um sistema de simulação de fluídos, entre outros.