3ds max 2012 e Blender 2.63 Porque a Diferença ?

Por: Simbjji  

Em: 09/05/2012 09:25

cara sempre axei que ninguem bate o 3d max além de ser um software que é lider tem muito mais ferramentas que o blender

O modo bate o 3dmax.
O modo bate no que no max ? um programa 100% perfeito nao existe, em modelagem o zbrush é lider mas em renderização é o max.

www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Justamente em renderização, o modo é bem melhor que o mental ray ou o vray, esse é o forte do programa. E em modelagem, principalmente modelagem por subdivisão o modo tb é bem mais fluido e avançado que o Max.
Nao sabia... vou dar uma olhada
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
É sério mesmo que vocês vão continuar nessa discussão de qual software é o melhor? Então eu poderia chegar aqui com os inúmeros exemplos de projetos para Arquitetura, Cinema, Games e outras áreas em que o MAYA foi usado. Sim, pois se considerarmos o software 3D mais aceito e utilizado em estúdios no mundo inteiro, esse software é o Maya. Mas isso não quer dizer que ele seja o melhor. O melhor software é aquele que oferece o que o usuário PRECISA, de melhor forma possível.

Se eu precisasse de modelagem por subdivisão, sem a necessidade de esculpir, iria para o Modo ou para o Silo. Se eu precisasse de escultura, iria para o ZBrush ou para o Mudbox. Se eu precisasse de animação, iria para o Softimage. Se eu precisasse de efeitos de partículas/volumes, iria para o 3ds Max com plug-ins como Thinking Particles, FumeFX e Krakatoa. Se eu precisasse de fluídos, iria para o RealFlow. E assim por diante. Mas essas escolhas não foram feitas ouvindo alguém dizer que tal software é bom ou ruim. São escolhas PESSOAIS, que o usuário deve fazer levando em conta as experiências positivas e negativas com cada software. Como o tempo e a experiência, o usuário vai percebendo qual software é melhor para cada tarefa, dentro da opinião e do gosto pessoal dele.

Muitos software fazem muitas coisas, mas nenhum software é perfeito. Tomando como exemplo a opinião do prata de que o renderizador do modo é melhor que mental ray e V-Ray. Pode ser melhor para alguns projetos. Mas em um projeto maior de animação, talvez fosse melhor usar o mental ray ou Renderman. Veja o caso da Blizzard, que no passado usava o renderizador Brazil (SplutterFish) para os projetos do departamento de cinematics. Uma vez que eles perceberam que o renderizador não estava mais dando conta de seus projetos mais complexos, acharam melhor mudar para o Renderman. Aí caímos novamente na questão de que não há software perfeito. O renderizador nativo do modo, o renderizador nativo do Blender e também o V-Ray são considerados mais rápidos, o que os tornam mais adequados para maquetes e vizualização de produtos. Já o mental ray e o Renderman não são tão rápidos, mas em compensação são mais robustos e mais estáveis, o que os tornam mais adequados para projetos maiores e mais complexos, como por exemplo, um filme de animação da Pixar, Dreamworks, etc...
Prezado pessoal desse debate
Li com atenção sobre o assunto. Aprendi muito. A vontade que deu foi largar o Max e tentar adquirir o Modo ou o Blender. Todavia, há livros, tutoriais na internet suficientes para ensinar como modelar e como usa-los?
Um abraço a todos

Roberlane
Roberlane
Qt a conteudo de modo para aprendizado eu tenho bstabnte sim e pequei tudo da net.

Eu aprendi 3D no Modo e só depois fui aprender 3d max, se tivesse pego pra aprender 3d max logo de cara seria muito mais dificil pra mim. o modo tem uma curva de aprendizagem muito rapida, o programa tem uma interface muito organizada e amigavel.
Eu aprendi 3D no Modo e só depois fui aprender 3d max, se tivesse pego pra aprender 3d max logo de cara seria muito mais dificil pra mim. o modo tem uma curva de aprendizagem muito rapida, o programa tem uma interface muito organizada e amigavel.

Nisso você tem razão. O mesmo eu diria do Cinema 4D, que possui uma das interfaces mais amigáveis (em inglês, o termo \"user-friendly\") do mercado.

No entanto, apesar de terem a curva de aprendizagem mais suave, devemos lembrar que o Modo fica devendo alguns recursos para softwares como 3ds Max, Maya e Houdini. Por exemplo, o Modo não possui sistema de partículas nem simulação física. Mas isso não quer dizer que ele seja pior do que os outros. Estúdios como ILM e Pixar incluíram o Modo em sua pipeline de software, como uma de suas principais ferramentas de modelagem por subdivisão. As qualidades de cada software fazem com que eles sejam escolhidos para uma determinada tarefa ou um determinado segmento de mercado. O Cinema 4D, por exemplo, é um dos softwares preferidos no mercado de Motion Graphics, justamente pela sua excelente integração com o After Effects. O Modo, até onde eu sei, é um software bastante usado em prototipação e vizualização de produtos, em especial por suas ferramentas de modelagem de fácil acesso e pelo seu renderizador rápido e de qualidade.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, em empresas de maior porte, não se usa um ou outro software, mas sim um conjunto de softwares que se complementam, formando a chamada pipeline de software. Essa pipeline de software contribui (\"contribui\", pois o principal responsável pela arte é o artista e não o software) para que a equipe de profissionais consigam realizar tudo aquilo que lhes vêm a mente, fazendo do resultado final os incríveis espetáculos que vemos nos games, filmes e trabalhos publicitários.
[quote] Eu aprendi 3D no Modo e só depois fui aprender 3d max, se tivesse pego pra aprender 3d max logo de cara seria muito mais dificil pra mim. o modo tem uma curva de aprendizagem muito rapida, o programa tem uma interface muito organizada e amigavel.

Nisso você tem razão. O mesmo eu diria do Cinema 4D, que possui uma das interfaces mais amigáveis (em inglês, o termo \"user-friendly\") do mercado.

No entanto, apesar de terem a curva de aprendizagem mais suave, devemos lembrar que o Modo fica devendo alguns recursos para softwares como 3ds Max, Maya e Houdini. Por exemplo, o Modo não possui sistema de partículas nem simulação física. Mas isso não quer dizer que ele seja pior do que os outros. Estúdios como ILM e Pixar incluíram o Modo em sua pipeline de software, como uma de suas principais ferramentas de modelagem por subdivisão. As qualidades de cada software fazem com que eles sejam escolhidos para uma determinada tarefa ou um determinado segmento de mercado. O Cinema 4D, por exemplo, é um dos softwares preferidos no mercado de Motion Graphics, justamente pela sua excelente integração com o After Effects. O Modo, até onde eu sei, é um software bastante usado em prototipação e vizualização de produtos, em especial por suas ferramentas de modelagem de fácil acesso e pelo seu renderizador rápido e de qualidade.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, em empresas de maior porte, não se usa um ou outro software, mas sim um conjunto de softwares que se complementam, formando a chamada pipeline de software. Essa pipeline de software contribui (\"contribui\", pois o principal responsável pela arte é o artista e não o software) para que a equipe de profissionais consigam realizar tudo aquilo que lhes vêm a mente, fazendo do resultado final os incríveis espetáculos que vemos nos games, filmes e trabalhos publicitários. [/quote]

Engano seu, o Modo tem sim sistema de particulas e simulação de física, tanto pra rigid body quanto para soft body:

Retopology:

Bones:

Render boolean:

Volumes:

Preview window:

Skin and Hair shaders:

Texture replicator:

Blobs:

Replicators:

O modo tem sim ótimos recursos, muitos inclusives inexistentes no 3D Max. A unica vantagemn do max na minha opnião é o suporte que ele tem por terceiros como a chaos group com o vray ou a evermotion com as suas bibliotecas prontas de modelos e materiais por exemplo, mas acredito que o motivo disso é pelo max ser mais antigo e mais popular.
É bom saber que há concorrência no mercado, o monopólio gera acomodação. Não fazia idéia de que o Modo era tão completo assim. Para mim, O Max faz mais sentido porque uso Revit para projetos e a integração é muito boa, mas imagino que para modelagem orgânica, usar Zbrush + Modo deva ser muito bom. Então vai do artista decidir quando e como usar tal ferramenta, como já foi dito antes.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 332

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.