Stretch Modifier com Wire Parameters?

Por: Leandro MV  

Em: 27/06/2012 12:20

Eu queria fazer um rig de um elástico, de um jeito que eu tenha um dummy em cada ponta desse elástico e quando eu movimento os dummys, a geometria do elástico sofra o efeito do modificador paramétrico Stretch. Ou seja, quanto mais distantes os dummys ficam um do outro, mais fino o elástico fica no meio. Quero, enfim, que cada dummy fique linkado com cada ponta do modificador Stretch. Pensei que conseguiria fazer isso usando o Upper Limit e Lower Limit do modificador Stretch, mas estou apanhando com as expressões, não sei o que escrever na janela do wire parameters, nem de onde saio com o wire parameters do Stretch para o position do dummy. Tentei colocar um controller Bezier Position no lugar do Position XYZ do dummy (no menu Assign Controller da aba Motion) e linkar esse Bezier Position no Wire Parameters com o \"From\" do stretch do elástico, mas só consigo ir até aí, quando tento linkar os dois no botão Connect dá um erro assim:

--Syntax error: at from, expected =
--In line:fn_wire_ \'From\' =

O que diabos isso quer dizer??? Alguém aí sabe de um tuto que mostre como fazer isso que estou querendo? Ou, sei lá, algo parecido, talvez com path deform, mas onde eu possa esticar o elástico usando dummys, ao invés de ficar mexendo em sliders de valores?
Isso não funciona pois o que sai do bezier position é uma matriz com os valores de X, Y e Z, não da pra fazer o link de uma matriz com um numero.
Mas vc precisa do stretch mesmo? Eu usaria um bone que ja tem a função de stretch nele, se procurar no google por stretch bones vai achar varios tutoriais que explicam como fazer.
um exemplo de como fazer:

1- crie um cilindro de altura 30 e aplique o modifer stretch
2- bote este cilindro filho de um shape A1 na base
3- crie um shape A2 e coloque no topo do cilindro (a 30 do solo)
4- crie um helper exposetransform e \"puxe\" os dois shapes
5- faça um wire do DISTANCE do ExpTm pro Stretch do modifier do cilindro
6- coloque no wire: (Distance-30)/30

agora é so mover um dos 2 shapes, pra cima ou pra baixo
http://www.youtube.com/henriqvist
se for só esticar e comprimir dá pra fazer com bones, tipo quando se simula musculos, tem vários tutos na net
Show, Henriquvist, fiz dessa maneira e funcionou, só precisei colocar um LookAt contraint no objeto com o stretch pra ele sempre apontar pro shape A2, de resto foi só testar valores diferentes na equação pra funcionar no objeto que eu tinha.
E muito obrigado Fla e Juniormaccedo, pelos toques sobre o Bezier Position e as dicas sobre os bones. Mais pra frente talvez eu tenha que colocar na cena um elástico dobrando, então já sei de onde partir.
Valeu!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 959

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.