Depth of Field no After Effects usando Z-Depth

Por: Alvaro  

Em: 11/03/2013 10:56

outra duvida ja saindo do assunto zdepth..heheh
Eu tenho uma cena de um ambiente onde tem pessoas em 3d animdas e tal..
Como eu faria para ter essas pessoas separadas(tipo um layer so com elas) no after?
Que pass eu usaria?wirecolor?
Na verdade esses valores servem after ter noção da profundidade e assim você pode determinar onde será focado.
O ZDepth cria um mapa preto e branco onde o valor máximo ficará preto e o valor mínimo branco. Isso servirá como base para o after saber a área que está mais distante (preto) e a área mais próxima (branco). Sendo assim você poderá focar em qualquer ponto dentro desses valores.

Quanto a segunda pergunta, eu usaria o Object ID, que vai criar uma imagem onde esses objetos possuem cores diferentes e canal alpha. Um detalhe para que isso fucione é mudar o Object ID do G-Buffer nas propriedades do objeto.
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Valu Alvaro;)
Sabe onde encontro um tutorial mais detalhado desse object ID?
Cara, se você não puder renderizar as pessoas separadamente use o Object ID.

Dentro do Max: Você clica com o botão direito nas pessoas e vai em Properties, muda no G-Buffer o Object ID pra 1 e renderiza. Ele vai criar um render onde só a silhueta dessas pessoas aparece em alguma cor aleatória, mas o mais importante é que agora você possui uma imagem com o canal alpha do mesmo.

Dentro do After: Um layer acima do seu render original você joga a sequência criada pelo Object ID. Note que ela deve estar em Straight ou Premultiplied (uma caixa de dialogo surgira perguntando qual das opções você quer assim que tentar importar a sequencia).
Então no layer original você muda o TrkMat para Alpha Inverted Matte(opção se encontra logo ao lado de Mode, dos blending modes. Caso não esteja disponível clique no botão com um circulo e um quadrado se interpolando no canto esquerdo de baixo do after, o botão do meio dos 3 disponíveis) que deverá aplicar a transparência no seu layer original.

Então você aplica um Matte Choker no layer alpha para tirar a borda que provavelmente vai ficar evidente. Aí que o efeito fica meio sem vergonha.

Muito obrigado pelas dicas Álvaro vou testa-la[;)]
Estou percebemdo q vc saca de AE entao vou abusar mais um pouco[;)]
Eu fiz essa cena do banheiro no after (https://www.facebook.com/CanalUP)....era uma still q eu dei uma zoada..hehehe
Só q faltou uma coisa q eu nao consegui fazer de jeito nenhum.
Eu queria dar um blur na porta e na parede para simular um zdepth ( eu ainda nao sabia desse lance do canal zdepth )
Na minha cabeça , oq eu tinha q fazer:
Eu duplicaria o layer do banheiro, aplicaria um blur e faria uma mascara para esconder o centro e deixar só,a porta e a parede.
No Photoshop funcionaria só q percebi q no after é diferente. A mascara dele tem um blend mode (add,subtrair,etc) embutido..
Então, toda as vezes q eu criava a mascara, dava diferença de cor da imagem original.
Se eu mascaro o centro e deixo a porta e a parede da diferença de cor...agora se eu faço o inverso deixando o centro e escondendo a porta e a parede nao da.
Vai entender.
Tem como resolver isso?
Sou iniciante no after estou aprendendo na raça [;)]
Se vc duplica um layer e faz uma mascara no layer de cima não era pra ter diferença nenhuma de cor, o problema é que a mascara vem depois dos efeitos, se vc aplica o blur e uma mascara ele vai cortar o blur, não sei se é esse o problema, teria que fazer um precomp a jogar o blur por cima da nova composição criada.

E não sei se vc entendeu bem o min e max do zdepth, mas é onde o after vai ver que começa e termina a tua cena, o foco pode ficar em qualuqer lugar mas é bom em geral deixar ele mais ou menos no meio pro desfoque funcioanr corretamente.
Bom dia Fla..;)
Eu tambem nao entendi prq essa diferenca de cor.
O blur funcina direito so q quando eu macaro da diferenca de cor.
O blur continua mas fica diferente a tonalidade da imagem de cima.:(
Fla,
Como eu transformo um certo leyer em precomp sem perder nada?
E ae galera, também não entendi o porque da diferença de cor.
A sua ideia pra criar o depth com máscaras teoricamente tem que funcionar. Quem sabe se vc postar um print da composição ajude?

Pra transformar o layer em pre-comp você pode usar o atalho Ctrl+Shift+C. Se escolher a opção Move all atributes into the new composition todos os seus efeitos irão junto com o layer para dentro da composição.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 698

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.