Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!
JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Para modelar este café da mesma forma que este da foto ai é de certa forma não muito fácil.
Até que modelar a xícara com o puxador, o pirex também não tem problema, até porque você está modelando super bem... =]
Acredito que possivelmente o seu maior problema ai João em reproduzir este café, seja exatamente com a espuma do café.
Porque se o render desse café com a xícara + pirex que você for fazer, for em \"close up\", ou seja, um tipo de plano, caracterizado pelo seu enquadramento fechado, mostrando apenas uma parte bem de perto mesmo do café, você terá que criar a espuma do café, ok??
Os grãos do café podem ser modelados facilmente usando primitivas ( esferas ) de qualquer software 3d ( Maya, 3ds Max, Cinema 4D, Modo- the foundry, Blender 3d, Houdini, ZBrush, Mudbox...etc ).
A modelagem da xícara e do pirex, tenho plena certeza que você irá se sair muito bem. A questão maior ai, tenho certeza, que será a criação de material de café ( líquido ) e principalmente das bolhas.
======================================================================================
A criação do material de café é relativamente mediano, pois é um material líquido que tem a cor preta no \"diffuse\", um leve glosiness e emite fumaça ( quando quente, obviamente ).
O seu maior trabalho irá ser fazer a espuma do café, com absoluta certeza. Pois a espuma do mesmo ( café ) pode ser feito de várias formas, tudo bem??
Como falei anteriormente se o seu render for em \"close\", ou seja, a câmera 3d se aproximar bastante do café e mostrar os detalhes da espuma, ai você vai ter que criar mesmo a espuma do café em 3d.
Porém se a câmera 3d for fazer uma vista de longe do café, que não seja em \"close\", ai você pode simplesmente aplicar uma textura em um simples plane circular que fizer por cima do material do líquido do café, e pronto. =]
Mas se for mesmo fazer a espuma do café em 3d, ai você terá que usar o sistema de partículas do 3ds Max ( mas precisamente o Particle flow ), criando um evento com operadores ( position object, birth [ se tiver animação das bolhas do café ], rotation, random select...etc. )
** Se quiser um ultra realismo tanto no líquido do café quanto na espuma interagindo com a xícara de café + pirex, considerando a possibilidade do café transbordar a xícara e melar o pirex, ai você vai ter que fazer ou com o Real Flow ou com o Naiad.
Poderia ser também usando os ótimos recursos do Glu-3d ( plugin pro 3ds Max ) para criar viscosidades, coisas líquidas bem reais.
Você tem um leque meio grande de opções para fazer tudo o que deseja em 3d. Tem que \"saber\" se você quer fazer o café ( conjunto com líquido, espuma, pirex e tudo mais ) ultra realista, ou se vai só trabalhar mesmo mais na xícara, pirex e deixar o líquido não tão realista.
======================================================================================
OBS.: Há um certo tempo atrás eu fiz umas bolhas ( tipo aquelas bolhas de sabão ) para um leitor aqui da 3d1 que também usava o Maya 2013. ^^
Ainda tenho a imagem guardada aqui dessas bolhas. O material que usei nelas ficou modéstia parte bem legal, e você poderia usar nas suas micro bolhas ( quase nano bolhas ) do seu café...rsrs. =]
Olha a imagem aqui do meu render e o wireframe das bolhas 3d que fiz tudo no Maya 2013.
1.0- Wireframe das bolhas ( tipo sabão ):
2.0- Print da tela do render Mental Ray do Maya 2013 das bolhas 3d.( tipo sabão )
3.0- Render final das bolhas:
============================================================================================
Postei as bolhas ( tipo sabão ), mas o raciocínio pra criação dos materiais das bolhas é o mesmo pras bolhas do seu café.
OBS.: Olha esta referência ( google images ) aqui pra você ver como as bolhas de café são idênticas as que eu fiz no Maya 2013.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fcomps.canstockphoto.com%2Fcan-stock-photo_csp0277177.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.canstockphoto.com.br%2Fcaf%25C3%25A9-espuma-bolhas-i-0277177.html&h=357&w=450&tbnid=IT4XNPt24rIuzM%3A&zoom=1&docid=LBUjl05OhvDGPM&ei=t01jU6GdJMiHyAT2-4LIBQ&tbm=isch&ved=0CFMQMygAMAA&iact=rc&uact=3&dur=3911&page=1&start=0&ndsp=31
Espero ter dado uma pequena luz a você, João.
Boa sorte.
Abraços e sucesso.