Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

VINICIUS GIANELLI   Poços de Caldas - MG
claudiosdr   Brasil - CE
bender   Lajeado-RS - RS
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
thilima3d   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

colisa   Sao paulo - SP
gilbertorbr   porto alegre
kenny.dr   São Paulo
stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC

Fazer um café expresso

Por: Joao  

Em: 02/05/2014 01:21

Bom dia pessoal!
Alguém saberia me dizer qual o modo mais correto e mais fácil de se criar um café expresso, ou um cafe comum como segue na imagem, nao precisa ser exatamente assim, qualquer coisa que me leve a conseguir criar ficaria muito agradecido.
Sei que estou pedindo muito é que nao tenho a menor ideia de como fazer. Qualquer ideia ou tutorial ajudaria demais!
Obrigado!
Tem um aqui, em que ele utiliza apenas um cilindro com textura: http://grabcad.com/questions/how-to-wrap-an-image-to-3ds-max-model

E não vi o tutorial inteiro, mas talvez isso aqui não serviria para criar algumas espumas ? Assim você poderia fazer um mix, um círculo para a textura do café e esse do tutorial abaixo para as espumas.

https://www.youtube.com/watch?v=mAKmxBIUJFw

Não sei se funciona, apenas para tentar dar uma idéia.

Abraços,

// Tukith
Valeu Tukith, vou dar uma olhada nele talvez ainda hoje to arrebentado rsrs.
Qualquer resultado eu posto aqui.
Muito obrigado!
É o mínimo que posso fazer, tentar ajudar hehe.

Irei dar mais uma olhada e ver se encontro algo que sirva.

Abraços,

// Tukith
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

JoaoFreitas: oi João!! tudo bem?? Para modelar este café da mesma forma que este da foto ai é de certa forma não muito fácil.

Até que modelar a xícara com o puxador, o pirex também não tem problema, até porque você está modelando super bem... =]

Acredito que possivelmente o seu maior problema ai João em reproduzir este café, seja exatamente com a espuma do café.

Porque se o render desse café com a xícara + pirex que você for fazer, for em \"close up\", ou seja, um tipo de plano, caracterizado pelo seu enquadramento fechado, mostrando apenas uma parte bem de perto mesmo do café, você terá que criar a espuma do café, ok??

Os grãos do café podem ser modelados facilmente usando primitivas ( esferas ) de qualquer software 3d ( Maya, 3ds Max, Cinema 4D, Modo- the foundry, Blender 3d, Houdini, ZBrush, Mudbox...etc ).

A modelagem da xícara e do pirex, tenho plena certeza que você irá se sair muito bem. A questão maior ai, tenho certeza, que será a criação de material de café ( líquido ) e principalmente das bolhas.

======================================================================================

A criação do material de café é relativamente mediano, pois é um material líquido que tem a cor preta no \"diffuse\", um leve glosiness e emite fumaça ( quando quente, obviamente ).

O seu maior trabalho irá ser fazer a espuma do café, com absoluta certeza. Pois a espuma do mesmo ( café ) pode ser feito de várias formas, tudo bem??

Como falei anteriormente se o seu render for em \"close\", ou seja, a câmera 3d se aproximar bastante do café e mostrar os detalhes da espuma, ai você vai ter que criar mesmo a espuma do café em 3d.

Porém se a câmera 3d for fazer uma vista de longe do café, que não seja em \"close\", ai você pode simplesmente aplicar uma textura em um simples plane circular que fizer por cima do material do líquido do café, e pronto. =]

Mas se for mesmo fazer a espuma do café em 3d, ai você terá que usar o sistema de partículas do 3ds Max ( mas precisamente o Particle flow ), criando um evento com operadores ( position object, birth [ se tiver animação das bolhas do café ], rotation, random select...etc. )

** Se quiser um ultra realismo tanto no líquido do café quanto na espuma interagindo com a xícara de café + pirex, considerando a possibilidade do café transbordar a xícara e melar o pirex, ai você vai ter que fazer ou com o Real Flow ou com o Naiad.

Poderia ser também usando os ótimos recursos do Glu-3d ( plugin pro 3ds Max ) para criar viscosidades, coisas líquidas bem reais.

Você tem um leque meio grande de opções para fazer tudo o que deseja em 3d. Tem que \"saber\" se você quer fazer o café ( conjunto com líquido, espuma, pirex e tudo mais ) ultra realista, ou se vai só trabalhar mesmo mais na xícara, pirex e deixar o líquido não tão realista.

======================================================================================

OBS.: Há um certo tempo atrás eu fiz umas bolhas ( tipo aquelas bolhas de sabão ) para um leitor aqui da 3d1 que também usava o Maya 2013. ^^

Ainda tenho a imagem guardada aqui dessas bolhas. O material que usei nelas ficou modéstia parte bem legal, e você poderia usar nas suas micro bolhas ( quase nano bolhas ) do seu café...rsrs. =]

Olha a imagem aqui do meu render e o wireframe das bolhas 3d que fiz tudo no Maya 2013.

1.0- Wireframe das bolhas ( tipo sabão ):

2.0- Print da tela do render Mental Ray do Maya 2013 das bolhas 3d.( tipo sabão )

3.0- Render final das bolhas:

============================================================================================

Postei as bolhas ( tipo sabão ), mas o raciocínio pra criação dos materiais das bolhas é o mesmo pras bolhas do seu café.

OBS.: Olha esta referência ( google images ) aqui pra você ver como as bolhas de café são idênticas as que eu fiz no Maya 2013.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fcomps.canstockphoto.com%2Fcan-stock-photo_csp0277177.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.canstockphoto.com.br%2Fcaf%25C3%25A9-espuma-bolhas-i-0277177.html&h=357&w=450&tbnid=IT4XNPt24rIuzM%3A&zoom=1&docid=LBUjl05OhvDGPM&ei=t01jU6GdJMiHyAT2-4LIBQ&tbm=isch&ved=0CFMQMygAMAA&iact=rc&uact=3&dur=3911&page=1&start=0&ndsp=31

Espero ter dado uma pequena luz a você, João.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

Muito obrigado Danilo,
Ja to vendo alguma coisa da sua dica, acabei de rerminar uma experiencia baseado na dica do Tukith e mais adiante vou ver sobre os mapas sugeridos pelo Screaming, acho que da pra juntar tudo numa coisa so. Vou precisar da fumaça sim, pois sera renderizado relativamente proximo nao muito mas sinto que vou precisar.
Muito obrigado pessoal mais tarde deixo o render de teste que fiz do modelo nao esperava que fosse tao simples, foi otimo ter perguntado; agora batalhar pra conseguir a espuma, valeu!
O que eu falei vale bem pra uma imagem estática.. Já pra uma animação seria \'puramente\' (uma boa parte, no que tange às bolhinhas) uma questão de particulas em \'quantidade\' e \'simulação\' (simulação da mecanica de fluidos) ao nivel que a sua intelectualidade permitir de maneira estritamente imediata e artisticamente reduzida (que é o que vai, resumidamente, determinar a qualidade da estesia daquele a ver a imagem (de maneira \'semiótica\', é o fazer pelo ethos visando a concordância do pathos =D))

(Obs: \"Estritamente Imediato\", e \"Redução Artistica\", e \'simples permissão intelectual\' são coisas complexas e imediatas, ao contrario de outras coisas, que são laboriosas porem fáceis.. Entender o que eu disse como diminutivo de qualquer verve constitui um engano perigoso, porem humanamente muito facil de cometer.. O fazer de uma tarefa desse tipo imagino estar bem aquem do João.. ..Como diria o Elomar, é como um trovejo c\'ua zagaia só (refere-se à \'luta\' de uma onça matando o bode de estimação do elomar (a \'seda-branca\'), que tinha apenas os chifres como arma (\'trovejo\' se refere às multiplas armas da onça (a \'sussarana\') e \'zagaia\' (\"azagaia\"=antigo nome pra punhal ou faca, refere-se aos chifres do bode) como sendo a unica arma do bode, praticamente indefeso em comparação com as milhares de \'armas\' da onça)..

A referência musical é do Elomar, e a musica se chama \'arrumação\', a estrofe da \'Lua Nova\'.... Pelo avatar do João imaginei que ele conheça =DD)..

@edit (estritamente ilustrativo/\"cultural\"): A passagem da musica do Elomar, na qual eu comparei o João à Onça, e a Tarefa ao bode (as vezes é dificil de achar a musica ou obter o disco):

\"
...
Lua Nova,
Sussarana vai passar..
Seda-Branca,
Na passada Ela levou..

(a onça lhe \'tomou\' (ex:\"extinguiu\") o pet-bode chamado \'seda-branca\', dessa ultima vez que passou..)

Ponta d\'unha,
Numa fina risca no céu,
A Onça-Prisunha, c\'ua cara de \'réu\'
O pai do chiqueiro a Gata comeu...

(descrição artistica, \'prenhe\' de efeitos especiais, do corte da garra da Onça.. o comparando com uma estrela-cadente... \"Onça-Prisunha\" é uma onça \'alpha\', com potencial agressivo bastante acentuado, com ocorrencia de 1 pra 100 onças comuns..)

Foi um Trovejo, C\'ua zagaia só..
Foi tanto sangue, de dar dó..

(compara o potencial da onça à um \'trovejo\', com inumeras \'armas\', e o bode a um oponente de uma só azagaia (ex: uma faquinha))

...
\"

@edit: Tá eu poderia simplesmente dizer que o João tem muitas habilidades que já dariam conta disso.. Mas preferí essa maneira mais \'rocaille\' de dizer hehehe XD

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Boa sorte JoaoFreitas ! No aguardo da imagem.

Abraços,

// Tukith
Valeu Screaming, não entendi nada mas fica assim rsrs. Negocio de onça ai nao da muito certo, prefiro uma estreiteza com a águia ja que é o meu animal preferido hehehe.
Valeu entendi seu raciocinio, obrigado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 24 membro(s) e 562 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.