Oi Abílio, tudo bem?
Você pode gerar o material Substance com Inputs que aceitam receber imagens, por exemplo, o Substance para criar pisos que coloquei para download na seção Recursos > Materiais tem um Slot para adicionar uma textura de mármore ou granito, que será processada para gerar a textura do piso.
Desta forma você consegue usar o mesmo material em qualquer objeto, pois é só aplicar as imagens dos Bakes que o material exige, também poderá criar estas imagens em qualquer programa, por exemplo, se o material pedir mapa de AO e Curvature você pode renderizar estes mapas com o Render To Texture do 3ds max e aplicar no material Substance, no caso do Curvature precisa usar o V-Ray ou Arnold, mas o Bake do Substance Designer ou Painter é muito mais rápido!!!
Também deve levar em conta que o 3ds max é um programa esquecido e largado de lado, então, apenas no Max é difícil trabalhar com Substances, em qualquer outro programa decente vai funcionar como eu disse acima, teste na Unreal, na Unity, no Cinema4D, MODO, Houdini, menos no Max.
No Max a única opção que pode tentar é instalar o Plug-in que a Allegorithmic fez "por fora" para os Substances do Substance Designer 6 funcionarem no Max, já que a Autodesk integrou o Plug-in no Max 11 ou 12, se não me engano, e nunca mais atualizou!!!!
Era melhor que não tivessem integrado, porque dai a Allegorithmic lançaria o Plug-in atualizado todo ano como faz para os outros programas!!!
É inacreditável, não é mesmo?
O Plug-in do Substance 6 para o Max está nesta página:
http://www.3d1.com.br/recursos/219/substance-6-updateSobre arredondar os cantos no Substance Designer, é possível sim, depende do AO e da projeção do Normal Map do Highpoly para o Lowpoly, então, não funciona exatamente igual o Arch&Design onde você arredonda o canto por Raytrace na hora da renderização, o Substance tem que fazer em Real-Time sem Raytrace, por isso que precisa dos Bakes, pois eles são feitos com Raytrace e fornecem as informações para programa criar o mesmo efeito, só que tem tempo real.
O vídeo que postei na mensagem explica como fazer o Rounded Corner no Substance Designer.
Abração e tudo de bom.
André Vieira