Oi Abílio, tudo bem?
Agora vou responder a mensagem sobre as Normals.
Este problema é bem comum de acontecer, ainda mais se modela em programas de CAD e exporta em formatos antigos como 3DS.
Cada face do Mesh tem a sua Normal, se você importar várias partes de um objeto com Normals opostas e soldar tudo no Max, vai ter problemas, vai precisar inverter as Normals manualmente.
O ideal é primeiro verificar a direção de todas as Normals, editar se necessário e só depois soltar os vértices formanto um único Element do Mesh.
Tem várias formas de você visualizar e verificar erros de Normal no Max, eu acho que a melhor opção é o xView, que você encontra no menu Views > xView.
Dentro dele tem a opção Face Orientation para exibir as faces com Normal invertida, como mostra a primeira imagem em anexo onde as faces aparecem em verde.
A outra forma é aplicar o modificador Edit Normals, como mostra a segunda imagem em anexo.
Eu selecionei as Normals que estão na direção errada para aparecerem em vermelho, note como elas apontam para direções diferentes das demais.
O Edit Normals permite que você rotacione as Normals manualmente para ajustar como quiser, mas não é prático fazer isso.
Eu acho que a forma mais prática é aplicar o modificador Normal e habilitar o Unify Normals, mas nem sempre resolve, ainda mais com objetos importados.
Então, se não resolver você precisa usar o comando Flip do Editable Mesh ou Editable Poly para inverter manualmente as faces mostradas em verde pelo xView.
Ainda tem outro problema que pode apresentar o mesmo efeito de Normal invertida no Substance e nas Engines de Games, que é o UV invertido, você também consegue verificar isso através do xView usando a opção Flipped UVW Faces.
O xView é muito útil, ele mostra diversas coisas importantes como sobreposição de mapeamento, vértices soltos, Edges abertas, entre outros.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.
Total de membros registrados: 138055
Últimos membros registrados: DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea.
Usuário(s) on-line na última hora: 838, sendo 27 membro(s) e 811 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: billypaul, netinho muniz, SandroFRezende, Carlos E. Nogueira, th3one, christains, Felipe Duarte, Gabriel.C, Eber.Silva, Daniel Monteiro, Ronaldo, Celso Borttoloto, emersonforentin, Duda, TadeuB79, Hot, tsmodelagem3d, Henrique Ribeiro, mastermax, Sergio1987, luciano3d, Eng Damasceno, Roberto Movanni, nandao, Deems, ricardo duarte, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .