Oi Abílio, tudo bem?
Não é exatamente se é par ou impar, o importante é deixar os quadrantes com Loop de Edges para facilitar as operações, como mostra a primeira imagem em anexo.
O cilindro do lado esquerdo tem 12 lados e isso deixou Loops de Edges nos 4 quadrantes, facilitando a edição quando estiver em vistas laterais, por exemplo, também daria certo com 16 ou com 8, mas não daria certo com 10 ou 14.
O cilindro do lado direito tem 11 lados e veja como os Loops de Edges não ficaram mais alinhados com os 4 quadrantes, isso vai dificultar tudo na modelagem.
O mesmo vale para esferas.
OBS: Foi uma excelente pergunta!
Sobre a questão de deixar um triângulo na malha, se for numa superfície perfeitamente planta não vai dar nenhuma diferença, mas se a superfície for se deformar durante uma animação pode causar problema.
Agora, se for num lugar que você quer fazer um vinco pode até ser necessário criar um triângulo, por exemplo, nas ondulações de estofados e roupas, no canto dos olhos de um personagem, tudo depende do que está modelando.
É importante notar que o triângulo vai causar uma diferença na subdivisão, quebrando o Loop de Edges, então, os polígonos vão se dispor na malha fora da ordenação certinha entre linhas e colunas como acontece quando só tem polígonos quadrados, como mostra a segunda imagem em anexo.
Por isso que causa uma ondulação na malha se houver qualquer deformação nesta parte, então, se quiser ondulações pode criar quantos triângulos desejar, se não quiser ondulação tem que manter os polígonos quadrados, só não faz diferença em áreas completamente planas.
OBS: Perceba que mesmo tendo triângulos na malha LowPoly, a malha depois da subdivisão contém apenas polígonos quadrados, pois um triângulo se transforma em 3 quadrados.
Sobre os triângulos na tampa dos cilindros, geralmente não tem problema, a não ser que precise modelar detalhes na tampa, mas se for uma tampa plana pode deixar um monte de triângulos no centro que é normal.
Você só precisa dar um Insert no polígono da tampa para controlar o arredondamento do canto, lembrando que, quanto mais distante da quina estiver, mais arredondado ficará, depois você dá um segundo Insert com qualquer valor só para criar um novo Loop circular e em seguida clica no botão Collapse do Edit Poly, assim, este Loop é colapsado em um único vértice no centro da tampa criando vários triângulos em volta, como mostra a terceira imagem em anexo.
Quando aplicar a subdivisão vai ficar legal igual aparece na imagem, o centro terá polígonos mais repuxados por causa dos triângulos, mas se for plano não dá nenhuma diferença.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
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