Oi Abílio, tudo bem?
Não tem do que agradecer, mas quero ver modelos bem legais criados por você.
Sobre defeitos na suavização do OpenSubdiv, normalmente é porque a malha Lowpoly não está correta, por exemplo, um polígono triangular ou com mais de 4 lados pode distorcer a malha.
Se você chanfrar o objeto e aplicar TurboSmooth, provavelmente vai apresentar problemas no mesmo lugar que o OpenSubdiv apresentou.
Mas eu te ensinei a forma mais básica de todas de aplicar o OpenSubdiv, pois o modificador Crease é bem simples e sem recursos, o ideal é usar o modificador CreaseSet que fica logo abaixo do Crease na lista do Modify.
Com o CreaseSet você não precisa selecionar as Edges no Edit Poly, pois ele oferece ferramentas para seleção e até permite selecionar de acordo com o ângulo das Edges, então, com 1 clique você seleciona todos os cantos vivos, por exemplo.
Ele também permite criar vários grupos de Crease, que são chamados Sets, então, você pode selecionar algumas Edges, criar um Set para elas e assim terá um valor de Crease só para este Set, desta forma é possível aplicar arredondamentos diferentes em cada Set como mostra a primeira imagem em anexo.
O encontro do cano com o cubo tem um Crease Set diferente do resto e o canto da frente do cubo que está mais arredondado não foi incluido em nenhum Crease Set.
Você cria o Set selecionando as Edges no Sub-Object Edge do próprio CreaseSet, depois coloca um nome e clica no botão Create Set, como está marcado na primeira imagem em anexo.
Depois é só ajustar o valor do Crease na frente de cada Set, você ainda pode clicar com o botão direito em cima de cada Set para efetuar diversas operações como adicionar as Edges selecionadas no Set ou subtrair as Edges selecionadas do Set.
Agora que a busca do site voltou a funcionar eu encontrei este vídeo tutorial que explica bem o CreaseSet e o OpenSubdiv:
http://3d1.com.br/noticia/64691Sobre desenhar com as diversas Shapes do Max e efetuar operações booleanas entre elas, é possível sim e também tem o Trim e o Extend dos programas de CAD.
Estas ferramentas estão todas na Edtable Spline, então, primeiro tem que criar as Shapes e depois converter em Editable Spline clicando com o botão direito e escolhendo Convert To > Editable Spline.
Depois precisa usar o Attach para anexar todas as Shapes porque estas operações só podem ser feitas dentro da mesma Spline.
Se você quiser continuar desenhando depois que criar uma Line, por exemplo, pode usar o Create Line dentro do menu da Editable Spline, assim, não terá que criar duas Shapes diferentes e atachar.
Repare também que tem uma caixinha de seleção no painel Create > Shapes escrito Start New Shape.
Se você desligar ela todas as Shapes que criar ficarão dentro da mesma Spline.
Ativando o Sub-Object Spline da Editable Spline você tem acesso as operações booleanas, ao Trim e ao Extend, como mostra a segunda imagem em anexo.
Porém, depois que cortar uma parte de alguma Spline com base em outra Spline, o corte será feito, mas os vértices de cada Spline continuarão separados, você pode verificar clicando e arrastando em torno do vértice onde efetuou o corte para selecionar todos os vértices na mesma posição e verá que aparece 2 Vertices Selected no menu da Editable Spline, como mostra a terceira imagem em anexo.
Portanto, você precisa usar o Weld para soldar os dois vértices e ficar com apenas um, assim, vai aparecer o número dele no menu do Editable Spline.
continuo na próxima mensagem...