Oi Abílio, tudo bem?
Eu estava mesmo para postar uma mensagem para você, pois vi uma notícia essa semana e lembrei de você na mesma hora.
No outro tópico a gente estava conversando sobre o problema da indústria de VFX no mundo, Londres era um dos lugares cheio de estúdios de VFX e saiu uma notícia falando que os artistas de VFX de lá estão montando uma associação para negociar não sei o que com os grandes estúdios, estão pedindo doações no Kickstart, é o fundo do poço.
Olha ai:
https://vfxassemble.unions.org.uk/Agora, sobre a modelagem Poly, você primeiro precisa selecionar o Loop todo, que é só dar dois cliques em qualquer Edge do Loop, depois tecla CTRL+Backsapce ou clica no botão Remove, porém, se o Loop estiver quebrado em alguma parte e não der a volta toda no objeto ou de borda a borda, vai sobrar algumas Edges dele pelo objeto e dai tem que retirar uma a uma manualmente vendo se não vai criar falhas ou aberturas, pois só funciona bem quando modela sempre em Quad e com Loops perfeitos, com um pouco de prática nunca mais terá estes problemas.
Se não for exatamente isso, posta uma imagem para eu ver o que sobrou do Loop.
Sobre a densidade das linhas, não pode ser de mais e não pode ser de menos, se deixar com muitos vértices vai gerar muitos polígonos dificultando a modelagem e o mapeamento, mas se deixar com poucos vértices ficará sextavado nas curvas.
Também depende do grau de subdivisão, porque uma curva que está sextavada vai ficar redonda se aumentar o Interations do TurboSmooth, porém, vai aumentar a densidade de toda a malha e se tiver áreas onde a densidade já estava boa, vai ficar super denso sem necessidade, então, isso também é uma questão de prática, depois que modelar um pouco vai saber perfeitamente a densidade melhor para trabalhar em cada objeto.
Veja que você pode adicionar mais Loops de Edges com o Connect quando precisar de mais detalhes ou excluir se precisar diminuir, então, dá para controlar conforme a necessidade mesmo depois de ter aplicado o Extrude e transformado em Poly.
Mas é importante notar que quando adicionar novos Loops eles não vão respeitar a curvatura do objeto, dai você terá que usar o Scale em cada Loop para ajustar manualmente ou usar o Script Loop Regularizer que te indiquei e você pode baixar aqui:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/loop-regularizerVeja a imagem de exemplo, deletei vários Loops de uma esfera e dai criei um novo com o Connect, ele não respeita a curvatura antiga e se aplicar o TurboSmooth não ficará perfeitamente redondo, então, tem que ajustar o Loop com o Scale como eu fiz na esfera do lado direito ou usar o Script.
Abração e tudo de bom.
André Vieira