Oi gente, tudo bem?
Eu agradeço demais a ajuda de vocês, porque eu sei o que precisa para 3D, mas não estava por dentro dos processadores e placas mãe atuais, fiquei muitos anos sem comprar PC e sem acompanhar o desenvolvimento do hardware, então, não tinha nem idéia de qual processador comprar.
Assim que iniciei as pesquisas, quis comprar um Athlon FX, mas quando vi o preço, cai logo para o Athlon X2, que é bem mais barato.
Eu não tinha muita grana para gastar com o PC, então, tive que economizar ao máximo, por isso que não peguei a placa GT, eu queria, só que custava mais de 1000 reais, enquanto que a GS custava 680.
E eu tinha que comprar os dois monitores de tubo dessa vez, porque logo não vai ter mais e vou ter que aturar as porcarias dos LCDs. Agora tenho monitor por mais 10 anos.
O processador que eu peguei já está bem ultrapassado, lá na Santa Efigência já tinha o 5.6, e olha que lá não tem os componentes top de linha, então, o 4.2 que comprei já é bem fraco perto dos mais novos, mas tudo bem, perto do PC que eu tinha aqui, esse novo é uma nave insterestelar.
Agora eu renderizo no tempo que o pessoal aqui no fórum está acostumado, coisa de 1 hora mais ou menos numa maquete decente, no PC antigo levava 4 horas ou mais para renderizar a mesma cena.
Fico feliz que vocês se guiaram pela minha configuação, mesmo sendo uma configuração modesta, dá para trabalhar sossegado.
Sobre o comentário do GUI, eu posso te dar certeza absoluta que a placa de vídeo não tem a menor influência no render, não é que tem pouca influência, na verdade não tem influência nenhuma, porque nenhum render usa a GPU da placa para acelerar a renderização, só o Gelato, então, se falasse que usava o Gelato, tudo bem, seria a única opção, agora, o V-Ray e o Mental Ray não.
A placa de vídeo é muito importante para o trabalho nas Viewports, pode ter objetos pesados, texturas em alta resolução abertas na viewport e não ficará lerdo para mover ou girar, é só para isso que a plca de vídeo serve, mas é muito importante, porque ajuda demais no trabalho diário com o programa e aumenta a produtividade.
Certamente a diferença do tempo de render que constatou foi por todos os outros componentes do PC, menos a placa de vídeo.
Abraços