Tipo, é meio complicado saber porque não depende só da GPU, tem que ver o processador também porque o iray é hídrico (usa GPU e CPU ao mesmo tempo), mas olha eu tive que fazer a mesma escolha! Ter que escolher entre uma Kleper e uma Fermi, depois de ler tópicos pela internet acabei ficando com a kleper (GTX6xx), apesar de vermos que uma Fermi (GT5xx) quase se iguala e muita das vezes é melhor do que uma Kleper, segundo o que eu li, no futuro ela vai ganhar com as atualizações futuras, então eu comprei a minha GTX670 pensando neste futuro e não me arrependi não, seria fácil de comparar porque eu fiz o teste usando a GTX670 e deve ter outras pessoas que fizeram o teste usando uma GTX5xx, mas não é bem assim, porque até agora nestes testes o processador que usei foi o melhor até agora, por isso acho que consegui um tempo superior, mas era bom que alguém testesse uma GTX5xx usando o mesmo processador, mesma memória e etc para fazer o teste mais correto possível!
Vou trazer uma resposta que nosso amigo Gibran Farfud deu a uma pergunta de qual placa de vídeo era melhor para render de animação.
\"Para render via GPU, o que importa são duas coisas principalmente, a quantidade de memória e a quantidade de CUDA Cores, respectivamente.
Para que uma cena seja renderizada via GPU ela deve caber toda dentro da memória da placa gráfica, senão o que comanda o Render será a CPU. E quando isto ocorre, a cena demora muito mais pelo iRay do que pelo MR, porque o render via GPU é fisicamente correto e os cálculos muito mais complexos. E como o processador é mais lento que a GPU para esses cálculos, o tempo aumenta.
No frigir dos ovos, é o seguinte, placas Quadro são feitas para acelerar a VIEWPORT, ou seja, dar maior fluidez a ela para fazer a cena. Já as placas GeForce são feitas para games que exigem outro tipo de otimização. Apesar de ambas terem instruções semelhantes para se trabalhar com CUDA Cores, elas são feitas para mercados diferentes. Só que como o render via GPU não depende de viewport, uma Quadro 2000 pode ser inferior tranquilamente a uma GeForce GTX680 simplesmente porque esta tem mais memória que a Quadro e mais CUDA Cores.
Ontem li que a próxima geração das GeForce, a sua top de linha terá 6GB de memória GDDR5 (mesma quantidade da Quadro 6000), e se não me engano mais que o dobro de CUDA Cores e preço semelhante a de uma GTX680, ou seja, será uma grande notícia para nós que trabalhamos com isto porque com R$2000 podemos ter uma placa que renderizá muito rápido e com qualidade altíssima. Diferentemente de agora que uma Quadro 6000 é quase 5 vezes este valor. Uma coisa que poucos sabem é que pode ter uma Quadro e uma GeForce no PC, quem comandará quem entra e quem sai da \"brincadeira\" é o Control Center da Nvidia. Então, pode-se colocar uma Quadro (mais barata, como a 2000) para quando se faz a composição da cena e na hora do Render muda para a GeForce top.\"
É isso espero que eu tenha ajudado!
Até mais!