"Júlio.jco" disse: Eu fico preocupado com quem faz maquete das antigas, quando ele coloca pessoas, carrinhos, arvorezinhas compradas na papelaria, só prá fazer uma" simples visualização arquitetônica", ele pode pode ter uma criatividade enorme na utilização dos materias, na composição, mas só é competente? Porque não vemos nenhum outdoor com as plantas originais ? Nós já temos problemas com a desvalorização neste ramo, nem sabemos direito o que somos, mas eu sei que não precisa estar no Louvre para ser artista, isso está na alma e ninguèm pode tirar. Aqui mesmo eu conheço artistas que utilizam modelos em suas composições , eles sabem como fazer , é só olhar a galeria.( simples visualização eu hein)Se mais pessoas vissem o mercado de computação gráfica para arquitetura como uma indústria, (da mesma forma que a "indústria do cinema" é tratada e pode ter certeza que existe muito mais arte nela que na arquitetura.) tópicos como esse não estariam na página 20 sem uma solução plausível sequer. A primeira desvalorização deste ramo está em chamar visualização arquitetônica de maquete eletrônica, o termo é depreciativo por si só. Pra mim maquete eletrônica é o que se faz para auxiliar um escritório a desenvolver um projeto. Agora uma cena pensada em todos os aspectos (dentre os quais até o artístico através da direção de arte ou fotografia) para ser uma ferramenta de visualização, promoção e venda de um empreendimento não é simplesmente maquete eletrônica. Sempre considerei os conceitos como a parte mais importante da CG, mesmo nas questões técnicas. Se vc sabe oq é GI e como funcionam os algoritmos de cálculo dele, o engine torna-se simplesmente a ferramenta. E ao meu ver desenvolver os conceitos do que é realmente nosso trabalho é essencial para valorizar e se valorizar como profissional. E para isso é essencial saber muito bem o que se é senão o conceito de "arte" não passa de um discurso vazio. Se quer considerar que a arte estaria na direção de arte e fotografia de uma cena (mesmo que quem faça tudo seja uma única pessoa) OK, mas isso é uma parte do processo, uma etapa. Agora um setup de luz bem feito, perícia ao configurar shaders e um render bem configurado é meramente técnica e competência, por isso que o responsável por isso se chama Technical Director ou TD. (http://www.3drender.com/jobs/TD.htm) Se é necessário o mínimo de sensibilidade ou "arte" para tanto, é o mínimo que é necessário para qualquer profissão. Desde projetar um novo bloco de motor até calcular uma estrutura complexa de concreto armado. E é por essas que sou veementemente contra essa abordagem cheia de arte e sensibilidade qdo a questão é analisar friamente o mercado e os valores que o guiam e os que se quer alcançar. Se o discurso é ser artista basta fazer uma fachada de loja e dizer: "Minha arte é um estado puro da minha alma e dinheiro algum do mundo será suficiente para pagá-la." Não pensem na indústria da CG para arquitetura como um cara que pensa q é artista e trabalha sozinho no quarto de casa com seus 2 computadores. gustavo benites
"Júlio.jco" disse: Arte e religião não se descute, ou era futebol? Nomes para o que fazemos: _Maquete eletrônica, o Benites acha depreciativo; _Visualização arquitetônica, é mais chique, mas se eu fizer uma visualização de produto?(um vidro de perfume por exemplo)... _Arch viz, legal mas parece nome de programa; _CG com ênfase em arquitetura, mas também vai ter CG com ênfase em produto,CG com ênfase em animação etc.. _Ilustração? _Desenho a partir de dados fornecidos por um cliente(esse ficou bom, só é meio grande)então:DPDFPUC,não né ? È difícil vocês podiam dar umas sugestões.Bem, se vc não entendeu até agora não será agora que vai entender. Mas seja artista! gustavo benites
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.
Total de membros registrados: 138541
Últimos membros registrados: Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde, Joshualogues.
Usuário(s) on-line na última hora: 682, sendo 5 membro(s) e 677 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Nicole_felix15, emerson_di, renaz.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .