tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Bom, eu acho que este desacordo de preço sempre vai existir. Além dos custos e da região também tem o talento de cada um. Tem gente que só faz maquete e entre eles tem os que conseguem imagens melhores do que os outros, mas também tem os que criam a decoração e fazem a maquete, tem que cobrar pelo trabalho de criação, tem os que projetam e fazem a maquete, tem que cobrar pelo projeto. Depende do trabalho que a pessoa faz.
"Júlio.jco" disse: Eu fico preocupado com quem faz maquete das antigas, quando ele coloca pessoas, carrinhos, arvorezinhas compradas na papelaria, só prá fazer uma" simples visualização arquitetônica", ele pode pode ter uma criatividade enorme na utilização dos materias, na composição, mas só é competente? Porque não vemos nenhum outdoor com as plantas originais ? Nós já temos problemas com a desvalorização neste ramo, nem sabemos direito o que somos, mas eu sei que não precisa estar no Louvre para ser artista, isso está na alma e ninguèm pode tirar. Aqui mesmo eu conheço artistas que utilizam modelos em suas composições , eles sabem como fazer , é só olhar a galeria.( simples visualização eu hein)
Se mais pessoas vissem o mercado de computação gráfica para arquitetura como uma indústria, (da mesma forma que a "indústria do cinema" é tratada e pode ter certeza que existe muito mais arte nela que na arquitetura.) tópicos como esse não estariam na página 20 sem uma solução plausível sequer. A primeira desvalorização deste ramo está em chamar visualização arquitetônica de maquete eletrônica, o termo é depreciativo por si só. Pra mim maquete eletrônica é o que se faz para auxiliar um escritório a desenvolver um projeto. Agora uma cena pensada em todos os aspectos (dentre os quais até o artístico através da direção de arte ou fotografia) para ser uma ferramenta de visualização, promoção e venda de um empreendimento não é simplesmente maquete eletrônica. Sempre considerei os conceitos como a parte mais importante da CG, mesmo nas questões técnicas. Se vc sabe oq é GI e como funcionam os algoritmos de cálculo dele, o engine torna-se simplesmente a ferramenta. E ao meu ver desenvolver os conceitos do que é realmente nosso trabalho é essencial para valorizar e se valorizar como profissional. E para isso é essencial saber muito bem o que se é senão o conceito de "arte" não passa de um discurso vazio. Se quer considerar que a arte estaria na direção de arte e fotografia de uma cena (mesmo que quem faça tudo seja uma única pessoa) OK, mas isso é uma parte do processo, uma etapa. Agora um setup de luz bem feito, perícia ao configurar shaders e um render bem configurado é meramente técnica e competência, por isso que o responsável por isso se chama Technical Director ou TD. (http://www.3drender.com/jobs/TD.htm) Se é necessário o mínimo de sensibilidade ou "arte" para tanto, é o mínimo que é necessário para qualquer profissão. Desde projetar um novo bloco de motor até calcular uma estrutura complexa de concreto armado. E é por essas que sou veementemente contra essa abordagem cheia de arte e sensibilidade qdo a questão é analisar friamente o mercado e os valores que o guiam e os que se quer alcançar. Se o discurso é ser artista basta fazer uma fachada de loja e dizer: "Minha arte é um estado puro da minha alma e dinheiro algum do mundo será suficiente para pagá-la." Não pensem na indústria da CG para arquitetura como um cara que pensa q é artista e trabalha sozinho no quarto de casa com seus 2 computadores. gustavo benites
computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro. demental ray
Concordo com o Gustavo sem pestanejar! Como alguém pode se considerar artista se o que fazemos [na área de arch viz] baseia-se em grande volume de trabalho e na maior parte do tempo usamos materiais, modelos, etc prontos? Tenho certeza que quando dizemos que criamos uma biblioteca, arrisco-me a chutar o valor de 10% dos objetos sendo de nossa própria criação e o restante encontrados pela internet... Pra mim faz sentido o mercado ter se expandido tanto com a ajuda da internet e com a popularização de alguns sites onde se baixa de tudo para 3D... [Salve China, Turquia e Pérsia com seus sites piratas milagreiros!]. Sobre o fato de ser ou não artista, acho que arte é diferente de trabalho quando se fala em 3D. Quando assisto um filme da Pixar eu considero aquilo como arte. Arte porque tem qualidade, mas também tem fundamento. É como um quadro em movimento. São profissionais experientes mas com boa base artística, não apenas operadores de software 3D/2D. Mas pra mim nem tudo o que um artista faz pode ser considerado arte o tempo todo. Acho que alguém poderia dizer que Michelangelo era um artista o tempo todo. Sim, ele era. Mas não considero tudo o que ele tenha feito como sendo arte. Vai me dizer que os seus rascunhos e invenções eram arte? Podemos sim fazer arte, mas acho nosso trabalho muito industrializado para considerarmos isto como sendo arte. Fazemos o mesmo ambiente várias vezes no mês. Considero arte quando um artista faz uma imagem para um Contest por exemplo. Tem como base um conceito inicial e deve-se trabalhar em cima desta idéia. Aí sim, eu chamo isto de arte. Porque? Não é permitido usar coisas prontas de bibliotecas... O mundo é capitalista e o que fazemos é buscar capital para nos sustentar...
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
:(:( Arte= capacidade que tem o homem de,dominando a materia, pôr em prática uma idéia. Nem tudo é obra-prima. Mas em CG se tem muita arte. Mesmo com blocos.Marcel Duchamp transformou um mictório em arte! E os estudos de Michelangelo podem ter mais emoção que os trabalhos finais. Arte é saber ver, sentir.Tenham um momento estético. 8:)
Arte e religião não se descute, ou era futebol? Nomes para o que fazemos: _Maquete eletrônica, o Benites acha depreciativo; _Visualização arquitetônica, é mais chique, mas se eu fizer uma visualização de produto?(um vidro de perfume por exemplo)... _Arch viz, legal mas parece nome de programa; _CG com ênfase em arquitetura, mas também vai ter CG com ênfase em produto,CG com ênfase em animação etc.. _Ilustração? _Desenho a partir de dados fornecidos por um cliente(esse ficou bom, só é meio grande)então:DPDFPUC,não né ? È difícil vocês podiam dar umas sugestões.
www.juliojco.blogspot.com
"Júlio.jco" disse: Arte e religião não se descute, ou era futebol? Nomes para o que fazemos: _Maquete eletrônica, o Benites acha depreciativo; _Visualização arquitetônica, é mais chique, mas se eu fizer uma visualização de produto?(um vidro de perfume por exemplo)... _Arch viz, legal mas parece nome de programa; _CG com ênfase em arquitetura, mas também vai ter CG com ênfase em produto,CG com ênfase em animação etc.. _Ilustração? _Desenho a partir de dados fornecidos por um cliente(esse ficou bom, só é meio grande)então:DPDFPUC,não né ? È difícil vocês podiam dar umas sugestões.
Bem, se vc não entendeu até agora não será agora que vai entender. Mas seja artista! gustavo benites
computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro. demental ray
;) Sempre
Olha a faca! rsrsrsrs
Bem pessoal, vou dar meu parecer dentro da concepção profissional, eu entendo os dois colegas e suas argumentações, a palavra "arte" tem um significado mais próximo disto: ARTE - Execução prática de uma idéia...eu sou profissional em engenharia com especialização em arquitetura, trabalho com criação desde "exclusividade", ou seja, algo inovador a pedido do cliente, sem tirar idéia de nenhum lugar, cria-se o ambiente conforme a solicitação do cliente, com objetos, plantas, decoração que compõem a cena, tudo criado, então pode-se dar uma conotação a este projeto como ARTE, pois foi criação a partir de uma idéia. Agora também faço projetos com blocos prontos do archmodels, uma cena simples e básica só para o cliente ter noção do resultado daquilo que ele está contratando, realmente isto não pode ser considerado como arte, tudo pronto, apenas uma visualização...tudo depende do trabalho a ser executado e quanto ao cobrar, temos que ser justo, como profissional da área de construção civil, cobro aquilo que acho conveniente, espero ter colaborado para respeitarmos os colegas, dentro de suas idéias!!! abços :) obs: artista no meu ponto de vista é todo aquele desenvolve seu talento naquilo que faz, um médico por exemplo, quando realiza uma cirurgia e sai bem sucedida, ele não deixa de ser um "artista" desempenhando sua função...como um pintor, um bailarino e todos os profissionais que desempenham suas funções!!!
Só discordo de vc numa coisa. Até pra compor uma cena com archmodels é necessário um equilibrio na composição, noções artísticas, cromáticas, etc... Claro que modelar tudo do zero só agrega mais valor ao trabalho do profissional, mas pode um técnico, usando o autocad, projetar um parafuso e modelar em 3d ser um artísta? será um design de interiores, que compõe cenas ou ambientes à partir de móveis prontos, um artísta? É complicado definir... Em cenografia, assim como em arquitetura, temos um lado artístico e um técnico. O mais importante é equilibrar os ingredientes da receita. Não estou discordando de vc, mas acho que é mais sutil a fronteira. A arte é subjetiva, dificil de mesurar. Creio que esta seja a principal diferença, pelo menos a mais paupável.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138541

Últimos membros registrados: Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde, Joshualogues.

Usuário(s) on-line na última hora: 682, sendo 5 membro(s) e 677 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Nicole_felix15, emerson_di, renaz.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.