"alex_doors" disse: Eu sou profissional da área a mais de 15 anos, mas só a um ano estou fazendo 3D, sempre fui free lance tenho clientes de ponta como podedem ver no meu site www.hbdesign.com.br, cobro bem por uma criação de exteriores bem mesmo galera e não só pelo render ser bem feito muito mais pela criação a logo e do design externo, uma criação hj chego a cobrar 15 mil reais, só externo, com plantas pra execução do projeto depois e isso não é o arquitetônico e sim a comunicação visual a fachada a revitalização do prédio e tal, sempre me dediquei a enfeitar a frente da loja do outros, e quando percebi que tinha futuro estudei e me dediquei e aqui estou hj montando revitalizações de lojas bancos concecionárias postos shopings do Brasil todo, então valores são complicados de se montar tabela por oq fazemos é pura "ARTE" não se vai na loja e pede " a me da duas derações de banheiro uma de sala de cozinha ah me da uma da varanda tbm por favor" não gente, nós criamos decoramos elaboramos um lar pra pessoa se imaginar dentro intão valores são resultados de satisfação do cliente. agora que tem morto de fome q pega dois ARCHIMODELS e renderiza fala q criow e vende a imagem por 200 (duzentão) tem muitos por ae a fora ...... abraço a todosMas vc não trabalha com visualização arquitetônica. Vendo teu site nota-se claramente que o teu mercado é arquitetura promocional. Vc cobra por intervenção arquitetônica e desenvolvimento da programação visual então. Logo não sei até onde os valores dos teus trabalhos servem de referencial para o simples desenvolvimento de imagens de visualização arquitetônica. No mais, imagens que vc faz são a apresentação do teu trabalho para o cliente final. Não dá para comparar com imagens promocionais de empreendimentos que precisam ser muito mais refinadas por uma simples diferença: mídia. Outra coisa, tenho que discordar de que Visualização arquitetônica é arte. Conheço pouquíssimos profissionais que poderiam ostentar tal "título". Mas 99,5% do m