"alex_doors" disse: Eu sou profissional da área a mais de 15 anos, mas só a um ano estou fazendo 3D, sempre fui free lance tenho clientes de ponta como podedem ver no meu site www.hbdesign.com.br, cobro bem por uma criação de exteriores bem mesmo galera e não só pelo render ser bem feito muito mais pela criação a logo e do design externo, uma criação hj chego a cobrar 15 mil reais, só externo, com plantas pra execução do projeto depois e isso não é o arquitetônico e sim a comunicação visual a fachada a revitalização do prédio e tal, sempre me dediquei a enfeitar a frente da loja do outros, e quando percebi que tinha futuro estudei e me dediquei e aqui estou hj montando revitalizações de lojas bancos concecionárias postos shopings do Brasil todo, então valores são complicados de se montar tabela por oq fazemos é pura "ARTE" não se vai na loja e pede " a me da duas derações de banheiro uma de sala de cozinha ah me da uma da varanda tbm por favor" não gente, nós criamos decoramos elaboramos um lar pra pessoa se imaginar dentro intão valores são resultados de satisfação do cliente. agora que tem morto de fome q pega dois ARCHIMODELS e renderiza fala q criow e vende a imagem por 200 (duzentão) tem muitos por ae a fora ...... abraço a todosMas vc não trabalha com visualização arquitetônica. Vendo teu site nota-se claramente que o teu mercado é arquitetura promocional. Vc cobra por intervenção arquitetônica e desenvolvimento da programação visual então. Logo não sei até onde os valores dos teus trabalhos servem de referencial para o simples desenvolvimento de imagens de visualização arquitetônica. No mais, imagens que vc faz são a apresentação do teu trabalho para o cliente final. Não dá para comparar com imagens promocionais de empreendimentos que precisam ser muito mais refinadas por uma simples diferença: mídia. Outra coisa, tenho que discordar de que Visualização arquitetônica é arte. Conheço pouquíssimos profissionais que poderiam ostentar tal "título". Mas 99,5% do mercado é composto por profissionais que utilizam bibliotecas prontas, setups de luz prontos e copiam as coisas uns dos outros. Isso vale também para arquitetura e principalmente a promocional onde muitos projetos são amarrados por serem franquias de grandes marcas. No mais a computação gráfica para arquitetura é apenas uma ferramenta para a visualização da criação de outro profissional. Agora se tem gente que considera que um bom setup de luz, bons shaders, cuidados e detalhes na composição de uma cena é arte, paciência. Eu chamo isso apenas de competência. att, gustavo benites
"alex_doors" disse: gustavo benites, bom eu considero arte sim, competencia tbm, conheço muito arquitetos competentes ao extremo mas que não sabem desenhar meu amigo, então arte é arte seja ela escrita falada muda impressa movimentada estampada e por ae vai c eu for falar de arte aqui perco a noite a dentro, o artista ele sempre foi recriminado por "competentes" assim por falar que acho q não seja o seu caso vc deve ser competente, e pelo q li não é um artista assim como e eu e tantos outros por ae afora, bom mas não vou me estenter a explicar como é a vida de um artista criador e sonhador, tenho amigos profissionais ao estremo q fazem maketes incríveis mas não tem alma dele tem apenas a planta baixa de um arquiteto competente e todas as orientações faça isso faça aquilo aqui é branco e aqui é preto e amnhã eu pego as 10hs, resumindo se vc acha q desenhista não é artista acho q vc está errado. abraçoOpa, Sei lá, meu conceito de arte é diferente. Acredito que é realmente necessário se sobressair para ganhar um titulo desses e pra mim ele vem de merecimento e reconhecimento e não é autoproclamado. Ao meu ver bater no peito e se intitular artista é petulância. Bem é a minha opinião... Agora outra questão, vc projeta a 15 anos e trabalha com 3D a apenas um. Pois bem, eu trabalho com computação gráfica há 15 anos e se afirmo que praticamente a totalidade da CG pra arquitetura produzida não tem um pingo de arte é por conhecimento de causa. Claro que há artistas, o Chen Qingfeng, Gareth Thatcher, Luciano Neves, Marcelo Eder, Marek Denko, Juan Altieri, dentre poucos. Mas se nem alguns deles se consideram artistas, como que um profissional que fez praticamente só fachadas de lojas pode me dizer que pratica CG num nível artístico? Desculpe, mas citando a lembrança do Júlio. Tem artistas como Da Vinci e Donatello, mas também tem o hippie da rodoviária que faz bonequinhos de durepóxi. Qdo falo de arte me refiro aos primeiros exemplos. att, gustavo benites
"Júlio.jco" disse: ...três ou quatro traços de algum arquiteto famoso é considerado arte, a tradução personalisada de um artistista gráfico dos mesmos traços é só trabalho competente?..."Mas é justamente isso. Se o profissional que estiver ilustrando for reconhecido no mínimo pela comunidade mais próxima dele como um artista, a "tradução personalizada" dos 3 ou 4 traços também pode ser considerada arte. Mas não existe mérito algum em se considerar artista pq a vó falou que é. Alex, vc tem méritos como artista talvez pelos projetos que faça, fotos que tire, idéias que tenha, quadros que pinte. Agora "viver é uma arte" é piegas demais para a realidade brutal que vivemos a não ser que seja a arte da sobrevivência... Eu sou um técnico e enxergo meu ambiente de trabalho de maneira cética porque ele é assim. Não existe glamour em configurar um render. Não existe arte em trabalhar com um sistema de iluminação global feito para se comportar automaticamente baseado em informações de tempo e espaço. Não existe sensibilidade em utilizar arquivos IES que 'pintam' as paredes de luz e sombra baseadas em comportamentos reais de lâmpadas. O que pode existir é bom gosto, mau gosto. Experiência em criar ambientes baseado em vivência e estudo. Quer fazer arte num 3DStudio MAX da vida? Pegue um arquivo com um engine de render scanline e daí sim, pinte a luz com omnis e spots positivos e negativos. Atenuações, cores, mapas de reflexão pintados, abra os mapeamentos dos objetos e pinte-os no photoshop. Renderize em passes e componha toda a imagem criando assim algo realmente artístico. Agora Max + v-ray + vray sun, vray sky, vray camera e bla bla bla. Isso é conversa pra boi dormir ou vc é muito, mas muito bom ou nada feito. Mas se quiser fazer uma sala branca com uma luz, por uma cadeira ali no meio, gerar uma imagem e chamar de arte. Me preocupo com vc pq tem arte demais dentro de si. abraço, gustavo benites
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.
Total de membros registrados: 138544
Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.
Usuário(s) on-line na última hora: 632, sendo 2 membro(s) e 630 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .