Oi Takezo, tudo bem? Seja bem vindo.
Em primeiro lugar a produção de uma ilustração do projeto e a produção de um projeto são coisas totalmente diferentes, que podem acompanhar a concepção para melhor visualizar a idéia ou vir depois para facilitar a compreensão do projeto para quem não tem tanta afinidade com o desenho técnico. Já o desenho técnico faz parte do projeto.
O calculo deve ser feito separadamente, depois você pode somar o resultado e apresentar ao cliente o montante final, como um pacote.
Também trabalho com Arquitetura, e em minha cidade quando se vai fazer um projeto de interiores onde se vai projetar os moveis, se cobra por baixo R$ 80,00 /m². Se você for apenas mobiliar o espaço com moveis já prontos escolhidos em lojas, esse valor vai para R$60,00m². Estes valores são valores mínimos a serem cobrados.
Já se você for criar um mobiliário, não existe uma formula exata que eu tenha conhecimento. Aqui em meu escritório temos uma mesa desenhada por um dos meus sócios, e quando estava sendo fabricada algumas pessoas gostaram muito, como a mesa fez sucesso, estipulamos um valor de 3mil para ela. Não pelo projeto, mas sim pela mesa, como se ela estivesse a venda em uma loja.
A ilustração de teu projeto vai depender de vários fatores, como por exemplo tua região, a complexidade do projeto, o nível de detalhamento, a qualidade visual das imagens e por ai vai.
Vou te dar uma dica, não tenha medo de cobrar. Não se assuste se os cálculos derem valores com muitos zeros. Lembre sempre que negociar é uma arte e cada um sempre vai querer puxar a sardinha para sua brasa, se você cobrar 10mil o cliente vai querer pagar 5mil, se você cobrar 100 reais ele vai querer pagar 10 reais. Não importa o valor que você cobrar, ele vai sempre querer pagar menos, e para o negocio ser bom para ambas as partes cobre aquilo que é justo por seu trabalho.
Uma coisa muito importante... NUNCA USE "INHO" na frente de clientes, pois você joga seu trabalho no chão, como que ele pode querer pagar o justo se você mesmo fala que é um projetinho? Isso na cabeça do cliente soa como algo que se faz rápido, algo fácil de fazer.
Entra neste blog
www.quantocobrar1.blogspot.com, creio que vá te ajudar.
Ate mais!