Muito louco esse tópico. Se o juntarmos com as oportunidades de trabalhos do tópico de Empregos dá pra fazer uma salada até que bacana:
1- Vamos imaginar os designers que postaram aqui que cobraram até 200 reais por cena VERSUS studios que costumam contratar freelas remotos e outros studios (grandes!) que NUNCA contrataram freelas remotos, mas que passaram a contratar recentemente(lógico que procuram mão de obra capacitada). Não sei se sabem mas existe uma espécie de "tabela" onde os studios pagam em média 350 a 400 reais por cena (para revendê-las e terem seus lucros, lógico);
2- Imaginem que este designer que cobra 200 reais por cena poderia se esforçar, treinar mais seu Vray, luz, texturização, etc e atender esses contratantes remotos, afinal, com os valores que pagam, praticamente "dobraria" seus lucros sem muito esforço (porque quem capta são os studios);
3- Esse designer, que estudou e aprimourou sua técnica, pode atender não só um, mas vários studios. Por não se preocupar em captar, pode criar uma "carteira" de jobs constantes, melhorando sua renda, suas possibilidades de pagar novos cursos e de alguma forma contribuir para a economia de seu meio social. Afinal, ele entrou de vez no círculo vivo do "business" desse mercado;
4- Ao fazer parte deste meio e atender os studios A, B ou C da cidade grande ele deixou de se "prostituir" e passou a integrar definitivamente o sisitema. Virou um soldado na linha de frente. Ajuda a manter e gerar novos empregos com seu trabalho;
5- Por fim, esta história pode ter dois desfechos: que os studios A, B ou C comecem a contratar funcionários fixos, internos, e esse designer decida tentar a vida na cidade grande ganhando de 2000 a 3000 reais (ou mais, quem sabe) por mês...OU...ele parte pra carreira solo colocando algumas cenas em seu blog e passando a captar. Aí começa a nova jornada, o outro lado do balcão.
Acho que quem só consegue cobrar 200 reais poderia, como alternativa, tentar se empenhar mais para entrar para o grupo de colaboradores externos dos studios que anunciam aqui no 3D1 (ou em outros fóruns). Afinal, deve ter demanda para anunciarem e com certeza não deve ser pequena. Com isso, ganharíam expertise para um dia chegarem nos 800, 1200, 1500 ou 2000 reais por cena (como autônomos), pois terão curriculum e experiência comprovada para isso. Nesta hora vão poder manter o equilíbrio, pelo menos financeiro, com seus outros colegas veteranos de mercado que já passaram por tudo isso (ou algo parecido), e vão ganhar seu respeito.
Eu mesmo já passei por isso e posso dizer que se os studios A, B ou C forem sérios, a grana é certa, e é boa. Além disso, você não vai sentir que esta lesando alguém, pois está atendendo um intermediário que normalmente vai respeitar muito mais seu trabalho do que muitos clientes finais que você vai encontrar por aí. Mesmo lhe pagando um valor tabelado.
Isto é apenas uma opinião.
Sucesso a todos!