Concordo com vc jãoRicardo. Fiz um curso básico de studio max e paguei 2.300, e não era essas coisas. Aqui em SP tem ótimas escolas e com valores lá no céu. è um investimento e como todo investimento temos que ter o retorno. É um absurdo! Fechei há alguns meses um projeto de interiores, era um apartamento (grande), no caso seria o projeto e as imagens, depois de tudo acertado recebi a primeira parcela, ficando o restante para a entrega. Depois de tudo pronto e entregue, o cara simplesmente disse que aquilo que fiz dava pra encomendar por R$500,00 pela internet, que haviam vários profissionais cobrando bem menos que eu, uma baita sacanagem. Fora aqueles que acham que uma "simples" imagem é feita facilmente e sabemos que nos bastidores a coisa é diferente.
Thiago Luz, concordo em partes com o que vc disse anteriomente. Mas temos que ter cuidado com as palavras. Existem profissionais e profissionais no mercado. Existem aqueles que como vc fizeram 5 anos de faculdade com muito esforço e dedicação e conseguiram seu diploma, mas existem tb aqueles que fizeram seus 5 anos e não sabem absolutamente nada. Eu conheço um engenheiro que...acreditem...não sabia que existia sistema de exautão para cozinha de restaurante! Eu não acreditei na hora, achei que fosse somente uma brincadeira, mas não era. Em contrapartida existem tb profissionais que apesar de não terem "DIPLOMA" possuem bagagem profissional e conhecimento. Alguns desenvolvem perfeitamente um determinado trabalho e por sei lá quais motivos, não possuem "DIPLOMA", é importante não generalizar "DIPLOMA" com conhecimento, mas tb não é correto as pessoas exercerem uma profissão somente lendo tutoriais ou matérias na internet. Dependendo do tipo de trabalho vidas estão em risco e isso é muito sério realmente.
Mas devemos aproveitar essa linha de "preços" para nos alinharmos e tentarmos de maneira globalizada manter um bom nível em relação a valores, achei esse tópico muito importante e pode ser usado de maneira inteligente para valorizar nossos trabalhos.
Abraços a todos,
Woshngton