Opa Pessoal!
Já vi muito trabalho feito no Sketchup e renderizado em VRay, tão bom quanto um feito no Max. Acho que em termos de modelagem (e outros recursos) o programa não se compara com o 3D max ou outros programas de 3D, mas não deixa de ser uma ferramenta de visualização. É mais simples e mais básico, mas isso pode significar muito mais rapidez de apresentação. O melhor programa ou o melhor renderizador é aquele que te serve para o que precisa e que goste de trabalhar...
Estou acompanhando este tópico e li desde o início, diversas opiniões. Acho que quanto cobrar é algo muito pessoal, na minha opinião.
É mais fácil tabelar um valor por cada imagem, ou por hora, ou qq outra maneira de chegar num valor justo, quando se tem outra fonte de $. Queria muito saber quantos aqui trabalham como Freelancer fulltime. Digo isso pq às vezes é muito difícil pedir R$ 700 por imagem de fachada, por exemplo. Já no caso de um empreendimento, como um prédio, esse valor por imagem é pouco e com certeza pode e deve se cobrar mais por cada imagem.
Acredito que muitos "profissionais" que prostituem o mercado o fazem por pura falta de informação, simplesmente não sabem quanto vale seu próprio trabalho, afinal quem não prefere ganhar mais? Acho que muitos se "prostituem" por necessidade e oportunidade. Acho que ambos os lados tem sua parcela de culpa nessa deflação dos valores: o Freelancer desinformado e o Contratante Oportunista, Aproveitador, Desinformado etc... Conheço N profissionais de diversar áreas que não lida bem com a questão de quanto cobrar, nenhum curso desse tipo de área prepara uma pessoa para lidar com a parte financeira, tão importante quanto estudar 3D é estudar o mercado tb, isso varia de região pra região e envolve muita coisa, diria até que a questão pessoal tem um peso muito grande na decisão de quanto cobrar por um trabalho. A insegurança bate forte, principaqlmente quando se é Freela fulltime e/ou quando se está começando. Quanto pinta aquele trampo no final do mês que (só) paga as suas contas e não se tem noção de quanto cobrar (acredito que muitos aqui não tenham essa noção), muitas vezes apresentar um orçamento significa pegar ou largar o trabalho. Já perdi muito trabalho pelo fato do cliente ter achado caro. Muitos clientes não gosta de pechinchar, simplesmente vão fazer com o outro que cobra mais barato. às vezes por pouco, se perde o job, fica sem o trabalho que se faria por um pouco menos e pagaria suas contas... Acho tb que a relação entre contratante e contratado deve ser aberta até certo ponto; vc não precisa explicar pro cliente como se faz, mas deixe claro o que vai entregar e que seu trabalho tem o seu valor X, tenha em mente o seu valor mínimo, e não ficar comparando com seu concorrente, tentando estipular seu valor baseado no dele. Não precisa ser do tipo se não pagar o que estou pedindo, então que procure outro. Acho que isso é andar pra trás. Se vc é Freela e, principalmente gosta de ser, contininua estudando e sempre tentando melhorar que o resto é consequência. Tenho certeza que receberá o justo, mesmo que talvez isso leve um tempo, mas todo trampo é assim, vc constrói sua carreira de maneira evolutiva.
Sou Freela Fulltime desde 2004, quando olho prá trás e vejo o quanto cobrava por trabalho, não fico lamentando por que vejo que era muito pouco, mas fico feliz por ter evoluído e ver que hoje consigo receber quase o que acho justo. A maioria dos meus clientes daquele tempo estão até hoje e aceitaram pagar o preço à medida que fui aumentando e argumentando o aumento. Com o tempo o próprio profissional vai descobrindo a sua tabela. Seria mais fácil se houvesse uma referência como é na medicina ou engenharia, mas o valor na área de CG é muito relativo, depende de muitos fatores, externos (mercado, por exemplo) e internos (qualificação, investimento etc...)
Se vc tem um trampo fixo e faz "bicos" de vez em quando, e gosta do que faz, devia parar prá pensar se esse de repente pode ser seu trampo fixo, então cobre o quanto gostaria de receber e não apenas "cobrar" já que é um "bico".
Acho que essa tabela da Associação é válida, de repente um ponto de partida para quem não tem idéia de quanto cobrar por seu trabalho. Mas acho que deve ser apenas um ponto de partida, dá prá ser flexível.
Muitas vezes as pessoas veem a profissão de Freelancer com maus olhos, acho que a questão de quanto cobrar tem muito a ver com a postura que vc assume em relação àq sua profissão. Se vc for profissional em 3D, vai conseguir argumentar melhor o custo do trabalho. Se percebe que cobrou pouco por um trabalho, acho que tudo bem em um próximo aumentar, se seu cliente gosta do seu trabalho, com certeza irá pagar por ele.
É isso, eu realmente desejo que todos aqui tenham sucesso como Freela ou como trabalho alternativo. O bom profissional (de qq área) tem espaço aqui no Brasil, sim.
Espero ter contribuido para que cada um chegue à sua "tabela de custos".
Abraço. :D