Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

auliach   Rio de Janeiro - RJ
dami   João Pessoa pb - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

Raynheardt   São Paulo
decaptor   Florianópolis
cheida   vila velha
David   tucurui Pa

tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Quando dizem 5000 em um banheiro, não é pegar evermotion, organizar o que deve ser organizado, colocar uma luz de evermotion ou qualquer outra sem mto cuidado, jogar material qualquer e está tudo OK. É um trabalho complexo de modelagem, iluminação e shader, que pode até levar mais de 3 dias. Ele deve tá dizendo de qualidade realista ou hyperrealista. Não é caro 5000. Principalmente se for considerar o projeto completo independente da quantidade de render. Um render para cliente tem que ter no mínimo 3000px de tamanho em um dos lados, em TIF 300dpi... O tamanho base utilizado é de 4000px a 6000px e para publicidade pode ser cerca de 8000px. São renderes bem detalhados e grandes, os preços são bem diferentes. Preços de quem tem estúdio 3D e geralmente passa NF, base é de 1500 a 2500 por imagem still, empresas com melhores qualidade o preço roda em torno de R$2000 a R$4000 por render. Para freelancer que não passa RPA nem Nota Fiscal, o mais certo seria um mínimo de R$800 por imagem. No caso de trabalhos para eventos/stands (com corte de madeira), é cerca de 1200 a 3000 por projeto fechado, independente da quantidade de render. Para freelancer com boa qualidade, tem uns que cobram de R$1200 a R$2500, preço equivalente de empresa. Mas infelizmente sempre vai ter gente cobrando 250 / 300 por um projeto, entregando de "qualquer jeito" só pra ter um dinheirinho pra ir pra "balada", invés de estudar cada vez mais e tentar se valorizar como profissional. Mas os "preços reais" de mercado, de quem se empenha e trabalha sempre tentando melhorar e valorizar a profissão, são os valores que citei a cima (exceção se seu cliente for arquiteto/paisagista freelancer e empresa de decoração de interiores - para alguns dá para cobrar o preço de evento e para outros nem vale a pena trabalhar, pq acaba vindo mto trabalho e pouco dinheiro). A questão não é pensar que 350/400 é um bom dinheiro ou se 7500 "dá para sobreviver" - O total de dinheiro e quanto cobrar tem que ser independente do que cada um acha bom ou ruim... A questão é manter preços base para valorizar o mercado, e clientes vendo sempre os mesmos preços, não vão ter para onde correr e vão ter que pagar, e vai escolher o profissional pela capacidade dele, empenho e tratamento que ele retribui ao cliente. Não é por preço. Alguém aí já chegou em uma "Casas Bahia" e disse: Essa TV tá R$1800 - só compro se vc me vender R$350! (?) Vai sair sem TV e com vendedor rindo da pessoa que fizer, principalmente pq o preço base é de 1500 a 2000 dependendo da TV, e pode pagar um pouco mais barato em um lugar, um pouco mais caro em outro, mas não vai conseguir pagar tão abaixo do preço de mercado e maioria não vai se importar em pagar um pouco mais caro, dependendo da forma que for o tratamento - se a empresa oferecer frete grátis, um parcelamento ou algo que atraia o cliente - o preço é o que menos importa. PS: Por favor, não cheguem ao ponto de virarem "Casas Bahia" e parcelar projetos em 24X hauahauhauh - foi só um exemplo.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
estou iniciando no mercado do 3d e estou precisando de orientações.Alguém sabe me indicar site, ou algum endereço eletrônico que eu tenha uma média de valores, como cobrar?pq estou totalmente as cegas, com me basear, para ficar na média do que é cobrado.Agradeço quem puder me ajudar.Obrigado!
acho melhor acompanhar estas discussões pelo forum para ter bases...
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Juliano... cobrar R%5.000,00 por um banheiro... putz.. imagina uma sala do cliente.... é bem complicado subir preços... consegui equilibrar bem... meu preço não é dos melhores... mas tb não me detona em tempo... mas posso dizer q tb não é dos piores.. já foi muito pior por falta de como se basear.. atualmente.. estou num nível... 6 digamos assim de 0 a 10. em preço... mas digo q me falta tempo para melhorar o trabalho.. estudar shaders... e cobrar mais caro pelo trabalho... então por enquanto está valendo.. lógico que se eu pegar uma cena de designer.. onde terei que modelar todos os objetos e vai dar um trabalhão. este preço sobe pra 7 ou 8 hehe.... onde 10 é o preço ideal.... a parada é.. agente tem q ganhar dinheiro com isso. e minhas cenas não tem um nível de detalhe monstruoso... são digamos "bem normais" e cada banheiro é um banheiro... um banheiro. 3x1.5.. terá um valor x.... porque é um normal até.. um banheiro 3x2.5.. já é praticamente um quarto. ou sala de banho,,... imagina um banheiro 3.5x3.5.. o que num deve ter.... mas o que eu acho pior é o cliente chegar e dizer.. "é rapidinho fazer isso né!"
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
O pior de tudo eh isso!!!!
Oi Wagner Souza. Bem, concordo em parte. Às vezes um local de 1 x 1m é mais complexo de se fazer que um de 4 x 3m Não tem mta diferença de preço fazer uma sala ou um quarto ou um banheiro, pode-se cobrar o mesmo. Acho que é bem o que vc disse que depende de detalhamento, do que irá modelar e etc. Quanto mais real ficar a cena, não importa o tamanho dela e sim a qualidade. Sobre cliente que diz: "isso é rapidinho de fazer" - Eu falo: "É sim, amanhã te entrego pronto, com taxa de 25% de acréscimo por causa da urgência"... Aí eles resolvem fazer no meu tempo hehehe Karla cristina: não importa se é iniciante, tem gente que mexe com 3D há 5 meses e faz trabalhos melhores que de gente que mexe a 2 anos. A questão é a qualidade do seu trabalho, se vc diz que é iniciante pela "questão da qualidade"... Sugiro montar um portfólio, o melhor que puder e procurar uma empresa para trabalhar, invés de inciar como freela. Com o tempo na empresa vc vai aprender coisas novas, vai melhorar os trabalhos, vai ter uma nova visão sobre tudo... Aí quando vc estiver melhor e se preferir, comece a fazer freelas e cobre o justo pelo seu trabalho.
Bom esse tópico pessoal, Eu concordo com o que o Grnakamura diz em relação aos contratantes. Muitos acabam desvalorizando seu trabalho por conta do oportunismo de alguns profissionais. Um arquiteto me orientou a cobrar R$350,00 por ambiente fazendo 3 imagens. Eu fiquei pasmo, pq esse valor não cobre as horas que gastamos com modelagem, acabei não aceitando o serviço até mesmo pq ele faz dezenas de alterações e não paga o adicional (isso no cad) imagine fazer muitas alterações no max!!! No final do mês não ia ter dinheiro nem pra pagar a energia elétrica. Depois de uns dias outro profissional me contactou para fazer as maquetes do apartamento inteiro, sala c 3 ambientes, 3 quartos, varanda gourmet, 3 banheiros e cozinha c área de serviço. Fiz um orçamento e ainda dei desconto a ele, daí mandou diminuir a quantidade de imagens por ambiente, fiz isso. O valor deu mais uma diminuída, mas ele estipulou um valor de R$100,00 por ambiente com 3 imagens cada. Achei isso uma afronta!!! Daí ele contratou um cara que fez por R$80,00 cada ambiente. Mas o trabalho foi feito no accurender, uma coisa horrorosa, tudo esbranquiçado e sem realidade alguma. Então muitos de nós ficamos em uma sinuca. Tem muitos fazendo qq coisa e esses acabam pegando o serviço e nós q tentamos fazer um bom trabalho e estamos sempre em busca de evolução técnica e de conhecimento acabamos sem trabalhos. Um outro ponto importante é a questão da localização do profissional. Estou em São Paulo e a quantidade de profissionais de maquetes é garnde, então por conta da concorrência o valor acaba sendo menor, em contrapartida fiz alguns trabalhos para arquitetos da cidade onde nasci no interior do Rio de Janeiro e lá não existem profissionais para maquetes, o valor acabou sendo 4 x maior do que aqui e sem choradeira. O problema é que lá a quantidade de serviço é muito menor. Mas tratar desse assunto é muito bom , pq muitas vezes quando o cliente recusa nosso serviço por conta de valor achamos q estamos muito fora da realidade e nem sempre é isso, pode ser puro oportunismo da perte de algusn q nos solicitam trabalhos.
Acho que o problema é que tem clientes que pensam em preço e não estão nem aí pra qualidade... Pq vc precisaria de quantidade de trabalho? As vezes um job por mes, vale mais a pena que 5 por semana. O que se precisa é pegar cliente certo e bom, não é aceitar qualquer um, vc fez certo em recusar. Deixa o cara se matar pra fazer tudo a R$80,00, problema dele. Esse tipo de gente vc não deveria encarar como concorrente. Eu trabalhava com site, as vezes rola de fazer alguns... Tem gente por aí cobrando 500 reais... Eu cobro a partir de 2000. Há duas semanas cancelaram um trabalho com um desses caras que cobram 500, mesmo tendo pagado entrada a ele, para fazerem comigo, por um valor mto mais alto. Nem sempre é o preço que manda e sim a capacidade, qualidade, o que vc pode oferecer ao cliente. Tenta pegar construtoras, empresas de engenharia, imobiliárias, acho que é mais vantagem que correr atrás de arquiteto. Eles enviam aquelas plantas em CAD, toda aberta, vem tudo uma bela porcaria, e precisa refazer tudo pra conseguir algo decente. E arquiteto ainda se acha o máximo e adora desvalorizar quem faz 3D... Chega pra ele, pede um projeto pra sua nova "casa de praia" e fala q vai pagar R$100 em cada comodo que ele criar, pra ver se ele aceita. Todo mundo acha legal desvalorizar os outros, mas não gostam quando as coisas invertem. E quanto mais pessoas aceitarem clientes assim, mais o mercado vai piorando... Vc tem que se postar para concorrer com empresas que cobram 2000 por imagem, e nao com molecada que cobra 80 reais pra pagar a balada do fim de semana. E tem váriaassss empresas que cobram aí 1500 / 2000 por imagem, tem qualidade meia-boca, e estão cheios de clientes que pagam sem reclamar. Vc tendo qualidade equiparavel ou melhor que de algumas empresas dessa, é só catar clientes a altura dos que elas têm... Aí não tem essa de ficar chorando preço. A maioria não dá nem desconto por quantidade de renderes. E é mais fácil vc perder cliente bom por cobrar pouco, do que por cobrar preço de mercado ou acima dele. Conheço umas 4 ou 5 empresas de SP que não cobram menos que 2500 por imagem. Tem umas que dão desconto, dependendo do cliente e não cai pra menos de 1600 por imagem não.
Galera, R$5000 num banheiro apelou né? Vamos ser realistas, o mercado está completamente prostituído. Com tanto tutorial por aí qualquer um consegue fazer uma imagem. A construtora vai vender de qualquer jeito pq o mercado imobiliário está bastante aquecido. Pra eles não importa se a imagem é boa, muito boa, ou uma bela duma porcaria. Pra eles o que importa é o preço. E se tem gente fazendo imagem por um troco, pra construtora está bom demais. Devemos valorizar o nosso trabalho mas tb não dá pra viver no mundo da fantasia. Tudo depende de uma boa negociação e saber vender o seu peixe. Só acho difícil vender um peixe de R$5000.
"Andre Bittencourt" disse: acho que é mais vantagem que correr atrás de arquiteto. Eles enviam aquelas plantas em CAD, toda aberta, vem tudo uma bela porcaria, e precisa refazer tudo pra conseguir algo decente. E arquiteto ainda se acha o máximo e adora desvalorizar quem faz 3D...
Tens toda razão só olhar em volta o que mais se tem hoje, é arquiteto que fez um curso de maquete( ou como eles mesmo chamam [u:cc260ba92d]cursinho de maquete[/u:cc260ba92d]), se dizendo "designer", ou vai me dizer que na graduação de arquitetura se ensina, tipografia, conceito de cores, modelagem, texturas, mapeamentos, tipos de renderizadores,etc. Dai fica fácil pegar um tutorial ali, outro aqui, e entrar no mercado de maquetes eletrônicas. É minha opinião, pois já tive arquiteto me oferendo R$250,00 por imagem e dizendo que tem outras pessoas que fazem a mesma imagem, com a mesma qualidade que entrego as minhas...É não é fácil acreditar em papai noel !!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1159, sendo 10 membro(s) e 1149 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wagnerpsico, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.