Grnakamura estranho falar assim: "Na maioria das vezes não dá para "leiloar" o trabalho, começando com um valor de R$ 2.500 e baixar até onde o cliente aguenta bancar." [i:833e0c88c2](ah, só pra falar, eu não cobro a partir de 2500 não, isso é estudio top ou alguns nem tão bons, mas são bem estabelecidos no mercado e podem praticar esse preço)[/i:833e0c88c2]
Mas enfim, a gente não deve leiloar trabalho, nem baixar preço até o cliente aguentar... Temos que ter nosso preço e ponto final, paga quem quer ou quem pode. Em raros casos rola um desconto aqui ou ali, contrato tipo de risco, parcelamento, essas coisas, mas a maioria nem pede. Eu até brinco com o cliente quando fica chorando muito: "Se vc quer profissional 'lambe-lambe' que faz qualquer tipo de trabalho a qualquer preço, tá falando com a pessoa errada".
As pessoas se preocupam mto com quantidade de trabalho e se vai ou não perder cliente pra outro, mas diga-me uma coisa, o que vc prefere? "Fazer 5 trabalhos por mês e juntando todos eles vc tira uns 3mil, ou fazer 1 trabalho só que te dê uns 5mil de lucro?" - Ou até os mesmos 3mil... Não é melhor ter menos quantidade de cliente e mais lucro?
É questão de posicionamento e do que é melhor para vc, não é questão de quantidade de cliente ou medo de perder. Cara, todo mundo perde as vezes, todo mundo se desespera, passa por situações ruins e etc, o que não pode é deixar a situação ruim virar um vicio e se tornar estável.
Não vou negar que já tive que fazer trabalhos que não gosto, na correria e etc, só pra ter um dinheiro para bancar tudo.
Pq como vc disse lá sobre "pai de familia", encaixo-me bem nesse perfil, pois sou casado e etc.
Mas são casos raros que acontecem... Eu tive que fazer uns trabalhos de criação de layout, site e etc, sou graduado em Design Gráfico, mas preferi ir para o 3D. Então quando a coisa aperta, eu paro de recusar trabalhos comuns de design... Mas nem por isso cobro "baratinho".
Ontem eu estava conversando sobre "valores a serem cobrados" e etc, com um amigo de um estudio 3D de SP. Falando com ele, eu disse q um colega arrumou um job e queria me passar, para criação 3D do lançamento do carro da Kya... modelar o carro todo e enviar uns 5 ou 6 renderes e etc. Aí, esses valores para produto publicitário, ele sabe mto mais que eu... Perguntei a ele: "O que acha de um orçamento de 10 / 15 mil pra esse job?"
Ele começou a rir. Foi me contando sobre o Fiat Uno (esse novo colorido "uno duno te"), a empresa que criou ele simplesmente cobrou R$60mil por cada "cor" de carro. Tem noção? Cada pacote de render com cores diferentes a 60mil reais. E ele disse q "pacote de render" as vezes são só 3 imagens em alta.
Então cara, as vezes as pessoas acham que 1000 / 2000 / 5000 / 10.000 é mto pra um cliente bancar. Mas não é bem assim, existem preços de mercado, e existem clientes que bancam esses preços e é mais comum do que todos imaginam.
E pq? Bem, pra vc fazer locação de estudio, já "ter à mão" carros para serem fotografados, e pegar aí carros com cores diferentes + fotografo profissional e etc, é mais dor de cabeça pra empresa contratante e acaba saindo mais caro que bancar os 60mil do 3D.
Então se uma empresa top e bem posicionada no mercado cobra aí uns 60mil, o que impediria a mim ou vc, de cobrar uns 40 / 45mil? É um booommm dinheiro e tá abaixo do preço de empresas top, mas acima do preço de empresas "comuns", e não ta fora do mercado. Cobrando os 10 ou 15mil que até parece alto, vc acha que um cliente que tá acostumado a bancar 60mil, vai dar atenção pra um orçamento tão abaixo assim?
Vai pensar: "Eles não sabem o que estão fazendo, não sabem cobrar, estão descartados"... Por mais que ache "fácil" modelar um carro hehe, mas com certeza não é.
O problema é que o pessoal parece que dá mais valor ao cliente que a si mesmo, saca? Tipo: Tadinho do cliente, é tão caro.
Não tem essa. Se vc for no médico / advogado / arquiteto / engenheiro e etc como o Stenionet disse, ngm vai ficar com "peninha" e cobrar mais barato.
Um amigo construiu uma loja no ano passado, ligou para uma empresa de arquitetura, a primeira pergunta que fizeram: "Vocês tem faturamento anual acima ou abaixo de 7milhoes e meio?"
Ele disse que não chegava nem perto de 1 milhão, e desligaram na cara dele. Aí teve que contrar um arquiteto de "lojinha de esquina" ou freela, sem mta experiência e etc.
É isso. Cada um paga o que pode e com quem quer... Esse tipo de cliente que insiste em querer fazer 3D, pq tá virando moda hj em dia e fica pedindo desconto toda hora, tem mais que cortar ele e partir pra outros.
Se cliente não tiver opção de "barganhar", não tem para onde ele fugir.
A gente dá uma assistência absurda, tem cliente que tem meu celular, telefone pessoal, me liga fim de semana, liga depois das 22h e etc, e to sempre lá ajudando...
Vc acha que tratando cliente dessa forma, ajudando no que pode, dando uns "bonus" ou surpreendendo com algo que é interessante e ele não tinha pensado... Ele não deveria pagar o justo? Vc acha que ele teria que ter direito a chorar desconto e etc?
Nem "casas bahia" fica dando desconto, e não tem tratamento diferenciado com cliente... O pessoal chega lá, compra, mete o pé, e não fica barganhando... E todo mundo sabe que a qualidade não é lá essas maravilhas e dá pra encontrar fácil preços mais baratos em lojas comuns e menores.
Não é o cliente que dita o preço, é o profissional.
Behance: https://www.behance.net/andre3d