Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
new   Belo Horizonte - MG
Luiz   São Paulo - SP
An3dre   Araras / SP - SP
Primo   Araçatuba-SP - SP

Portfólios Ver Mais

Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP
JACKEI   Manaus - AM
Renato   sao caetano do sul - SP

tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Olá galera, bem como estou aínda aprendendo a modelar maquetes, aínda não fiz nenhum trabalho remunerado, mas o investimento nessa nova carreira está saíndo bem alto e muita dedicação e estou atento em tudo que vcs comentaram e concordo em tudo. Tenho acompanhado muitos trabalhos aqui nesse forum e tenho visto que existe muito níveis de qualidade, por isso penso que depende do nível de esigência do cliente
Stakamatsu, só uma coisa: se "qualquer um" pode fazer maquete, pq contratam empresas ou bons freelancers para fazer? Pq o arquiteto mesmo - com a graduação dele - não faz? Todo arquiteto aprende o básico de 3D na faculdade. E como o AJ Design Studio disse, tem uns que ainda fazem "cursinho de maquete". Por causa de gente que pensa que "A construtora vai vender de qualquer jeito" que o mercado está prostituído ;) A questão não é vender de qualquer jeito. A questão é vender com qualidade. Senão tivesse mercado pra qualidade, ninguém compraria uma "bolsa de 5mil reais" podendo comprar uma parecida de "50 reais no camelô" - Ninguém ia querer comprar jóias e compraria bijuterias. Chega pra Cyrela, que faz maquetes há valores mínimos de 1500 / 2000 por imagem, diz a ela que vc cobra 500 e veja se eles aceitam só por causa do preço (Y). [i:3e07766d20](o valor de 500 é só um exemplo de diferença brutal de preço, não sei quanto vc cobra)[/i:3e07766d20] Chega pra Petrobrás e fala que quer fazer ilustrações 3D por 400 / 500 reais, pra ver se te respondem. Já vi eles recusarem orçamentos de 1200 a imagem por acharem barato demais, pq ngm cobra pra eles menos de 2000. Só consegue fazer trabalho barato pra empresa assim, se for a base de concorrência e provar ter boa qualidade além do preço baixo. Pq se todas tiverem qualidade superior à empresa que tem o preço mais baixo, ela é descartada. Já ouviu falar em catálogo de móveis? Vc acha que custa quanto? Só uma dica, são mais de 24 páginas, as vezes mais de 48 páginas, e pelo menos umas 10 a 16 páginas tem ilustrações 3D. Acha que sai barato? Conheço gente que cobra R$3500 por imagem no catálogo! Agora imagina o "precinho" do projeto completo, pq envolve diagramação, criação de layout, impressão. O rapaz que falou de 5000 no banheiro, ngm pensou numa coisa... São quantos renderes? Pq se ele fizer 3 ou 4 renderes do banheiro, não tá nada caro. E outra, se ele nem faz render e entrega os arquivos MAX pro cliente, então está barato demais! Se ele faz só 1 render... então ele é mto bom! hahahahaha. Mas tem quem possa cobrar isso. Não ache que está "fora da realidade". Tem cliente que não paga o justo, OK. Mas tem mta gente que banca. Então não vem falando que é fora da realidade pagar 5000 num banheiro, pq um banheiro de 5000 não é qualquer um que faz.
Behance: https://www.behance.net/andre3d
Parabéns... Andre Bittencourt, falaste exatamente o ponto crucial de se valorizar, e ser valorizado, cliente que tens potêncial e sabe reconhecer o trabalho de um profissional, com certeza pagarás o [u:2d4b16b407]valor justo[/u:2d4b16b407] pelo empenho do serviço e de seu resultado final, e qualidade alcançados.
Fico imaginando se esse negócio de comparação ocorrer com profissionais como os dentistas, médicos, engenheiros e etc. O fulano chega para o engenheiro e pergunta quanto custa pra ele projetar um edifício. Ao ser informado do preço, o fulano responde que ele tem que fazer mais barato pq conhece outro fulano que cobra 10% do valor. Ou o cara vai fazer uma cirugia e diz para o médico que só paga 10% do valor cobrado pq conhece outro médico que cobra bem mais barato. Fico imaginando um mundo assim. Seria bom? :) Conheço advogados que aceitam trabalhar por qualquer esmola e outros advogados que batem o telefone na cara de cliente metido a "esperto". Cabe a cada um ver quanto vale o seu trabalho. Se o cara acha que o trabalho que faz é uma porcaria e que qualquer mixaria está bom, o problema é dele. Eu mesmo prefiro ser flanelinha (ou continuar estudando) do que ficar trabalhando quase que de graça e ainda detonando minha máquina e meus olhos. É evidente que uma pesquisa de mercado é importante pra não serem cometidos exageros.
Acho que cada um sabe onde seu calo aperta. Cobrar R$ 700, R$ 1.000 ou R$ 2.500 por imagem porque os profissionais da mesma área dizem que é o justo em um mercado que não aceita esse preço é irresponsabilidade, ou loucura. Se você tem que pagar suas contas em dia e botar a comida na mesa de casa todo mês, duvido que vá negar um trabalho se o cliente te disser que só pode pagar R$ 300 por imagem. Na maioria das vezes não dá para "leiloar" o trabalho, começando com um valor de R$ 2.500 e baixar até onde o cliente aguenta bancar. Você simplesmente envia o orçamento e o cliente topa ou não, e você nem vê mais a cara dele, às vezes fica sabendo que ele fechou com outro, às vezes por pouca coisa a menos e por uma qualidade muito abaixo do seu trabalho... Prá quem é pai de família e depende desse ganha pão é um verdadeiro dilema ter a noção de quanto cobrar, tem muita coisa em jogo. Se fosse fácil não estaríamos aqui discutindo em um tópico que já tem tantos anos. Resumindo, põe tudo na balança, tudo mesmo, desde sua experiência de via até o combustível que vc usa prá almoçar (não esquece o valor da coxinha que comeu no almoço rsrsrs). Tenha como base os diversos valores que foram citados aqui, mas acho que ficar comparando é perda de tempo, tem muitas variáveis e cada um tem seu preço, se o seu é justo prá você, papo encerrado. Um abraço.
Não basta saber 3d, fazer um trabalho bom, tem que saber vender esse trabalho. Tem que ser artista na negociação. Tem cliente que valoriza o trabalho, mas não quer pagar, outro que não tem noção da trabalheira que dá determinado serviço. Tem cliente de todo o tipo, o negócio é filtrar e ver o que sobra.Então quanto mais divulgução do teu trabalho, maior é a chance de sobrar algo de bom no filtro.Deu vontade de tomar cafè...
www.juliojco.blogspot.com
Grnakamura estranho falar assim: "Na maioria das vezes não dá para "leiloar" o trabalho, começando com um valor de R$ 2.500 e baixar até onde o cliente aguenta bancar." [i:833e0c88c2](ah, só pra falar, eu não cobro a partir de 2500 não, isso é estudio top ou alguns nem tão bons, mas são bem estabelecidos no mercado e podem praticar esse preço)[/i:833e0c88c2] Mas enfim, a gente não deve leiloar trabalho, nem baixar preço até o cliente aguentar... Temos que ter nosso preço e ponto final, paga quem quer ou quem pode. Em raros casos rola um desconto aqui ou ali, contrato tipo de risco, parcelamento, essas coisas, mas a maioria nem pede. Eu até brinco com o cliente quando fica chorando muito: "Se vc quer profissional 'lambe-lambe' que faz qualquer tipo de trabalho a qualquer preço, tá falando com a pessoa errada". As pessoas se preocupam mto com quantidade de trabalho e se vai ou não perder cliente pra outro, mas diga-me uma coisa, o que vc prefere? "Fazer 5 trabalhos por mês e juntando todos eles vc tira uns 3mil, ou fazer 1 trabalho só que te dê uns 5mil de lucro?" - Ou até os mesmos 3mil... Não é melhor ter menos quantidade de cliente e mais lucro? É questão de posicionamento e do que é melhor para vc, não é questão de quantidade de cliente ou medo de perder. Cara, todo mundo perde as vezes, todo mundo se desespera, passa por situações ruins e etc, o que não pode é deixar a situação ruim virar um vicio e se tornar estável. Não vou negar que já tive que fazer trabalhos que não gosto, na correria e etc, só pra ter um dinheiro para bancar tudo. Pq como vc disse lá sobre "pai de familia", encaixo-me bem nesse perfil, pois sou casado e etc. Mas são casos raros que acontecem... Eu tive que fazer uns trabalhos de criação de layout, site e etc, sou graduado em Design Gráfico, mas preferi ir para o 3D. Então quando a coisa aperta, eu paro de recusar trabalhos comuns de design... Mas nem por isso cobro "baratinho". Ontem eu estava conversando sobre "valores a serem cobrados" e etc, com um amigo de um estudio 3D de SP. Falando com ele, eu disse q um colega arrumou um job e queria me passar, para criação 3D do lançamento do carro da Kya... modelar o carro todo e enviar uns 5 ou 6 renderes e etc. Aí, esses valores para produto publicitário, ele sabe mto mais que eu... Perguntei a ele: "O que acha de um orçamento de 10 / 15 mil pra esse job?" Ele começou a rir. Foi me contando sobre o Fiat Uno (esse novo colorido "uno duno te"), a empresa que criou ele simplesmente cobrou R$60mil por cada "cor" de carro. Tem noção? Cada pacote de render com cores diferentes a 60mil reais. E ele disse q "pacote de render" as vezes são só 3 imagens em alta. Então cara, as vezes as pessoas acham que 1000 / 2000 / 5000 / 10.000 é mto pra um cliente bancar. Mas não é bem assim, existem preços de mercado, e existem clientes que bancam esses preços e é mais comum do que todos imaginam. E pq? Bem, pra vc fazer locação de estudio, já "ter à mão" carros para serem fotografados, e pegar aí carros com cores diferentes + fotografo profissional e etc, é mais dor de cabeça pra empresa contratante e acaba saindo mais caro que bancar os 60mil do 3D. Então se uma empresa top e bem posicionada no mercado cobra aí uns 60mil, o que impediria a mim ou vc, de cobrar uns 40 / 45mil? É um booommm dinheiro e tá abaixo do preço de empresas top, mas acima do preço de empresas "comuns", e não ta fora do mercado. Cobrando os 10 ou 15mil que até parece alto, vc acha que um cliente que tá acostumado a bancar 60mil, vai dar atenção pra um orçamento tão abaixo assim? Vai pensar: "Eles não sabem o que estão fazendo, não sabem cobrar, estão descartados"... Por mais que ache "fácil" modelar um carro hehe, mas com certeza não é. O problema é que o pessoal parece que dá mais valor ao cliente que a si mesmo, saca? Tipo: Tadinho do cliente, é tão caro. Não tem essa. Se vc for no médico / advogado / arquiteto / engenheiro e etc como o Stenionet disse, ngm vai ficar com "peninha" e cobrar mais barato. Um amigo construiu uma loja no ano passado, ligou para uma empresa de arquitetura, a primeira pergunta que fizeram: "Vocês tem faturamento anual acima ou abaixo de 7milhoes e meio?" Ele disse que não chegava nem perto de 1 milhão, e desligaram na cara dele. Aí teve que contrar um arquiteto de "lojinha de esquina" ou freela, sem mta experiência e etc. É isso. Cada um paga o que pode e com quem quer... Esse tipo de cliente que insiste em querer fazer 3D, pq tá virando moda hj em dia e fica pedindo desconto toda hora, tem mais que cortar ele e partir pra outros. Se cliente não tiver opção de "barganhar", não tem para onde ele fugir. A gente dá uma assistência absurda, tem cliente que tem meu celular, telefone pessoal, me liga fim de semana, liga depois das 22h e etc, e to sempre lá ajudando... Vc acha que tratando cliente dessa forma, ajudando no que pode, dando uns "bonus" ou surpreendendo com algo que é interessante e ele não tinha pensado... Ele não deveria pagar o justo? Vc acha que ele teria que ter direito a chorar desconto e etc? Nem "casas bahia" fica dando desconto, e não tem tratamento diferenciado com cliente... O pessoal chega lá, compra, mete o pé, e não fica barganhando... E todo mundo sabe que a qualidade não é lá essas maravilhas e dá pra encontrar fácil preços mais baratos em lojas comuns e menores. Não é o cliente que dita o preço, é o profissional.
Apoiado... "Não é o cliente que dita o preço, é o profissional." Complementando "pai de familia", encaixo-me também nesse perfil, pois sou casado, minha esposa trabalha comigo e etc. E principalmente não faço isso por hobby, ou passa tempo, acima de tudo [u:8dda99c892]amo o que faço.[/u:8dda99c892] Afinal de contas você estudou pra isso, teve que investir em livros, faculdade, cursos extra curriculares e afins, etc. E com certeza, além de investimento intelectual, você com certeza investiu, hardwares, softwares, e você não é apenas "mais um que faz 3d", ou trabalha com design gráfico e web design, e sim um profissional além de graduado qualificado, para atender todas as exigências de cada tipo de cliente, e poder cobrar o preço justo a seus gastos para se chegar onde chegou. E sem falar de qualidade, mercado para qualidade existe e muito, é o que desbanca esses "mais um que faz 3d". Abraços...té +
Concordo com vc André. Hoje pela manhã precisei auxiliar um cliente da empresa onde trabalhei por 5 anos. No órgão público informaram a ele que precisaria fazer ajustes no projeto e a empresa se propôs a fazer sem cobrar nada, ele simplesmente disse "NÃO" que iria me pagar o dobro do que havia pago onde eu trabalhava pra eu dar continuidade aos processo dele, pq trabalho bom não se acha fácil e honestidade muito menos. Então é bem por aí mesmo, se fizermos um trabalho com qualidade ele tem que ser valorizado por isso. existem muitos, mas poucos com qualidade e honestidade profissional.
Valeu aí pelo apoio... Às vezes escrevo o que penso e como me posiciono, mas fica tanta gente contra, que até chego a me perguntar se estou certo ou errado. Mas é bem isso, né... Pow, eu estudo todos os dias, fico no pc de manhã até de madrugada, ou fazendo trabalho de cliente ou estudando como posso melhorar... E nada disso vale? O cliente que vai ditar o preço pra mim? Isso não existe. Outro dia um garoto me perguntou: "Pq vc cobra por cada imagem se já tá tudo modelado e luz e shader criado? É só apertar render e pronto." Bem, pra quem acha que trabalhar com 3D é só criar todos os shaders, modelagem e luz, e depois clicar em RENDER e salvar em "jpg" pra enviar pro cliente... Então não tem mto sentido mesmo cobrar por cada imagem ahahahaha. Mas pra quem sabe que ilustração 3D é em media: 60% software 3D e 40% Photoshop... Aí a coisa muda né. Pq vc não vai só apertar render, vai criar mascara pra cada objeto, vai trabalha-los individualmente no PS, não vai só apertar CTRL + M e ajustar curva hehehehe. E mesmo as vezes quando se faz um outro angulo de camera, vc tem q refazer posicionamento de luz, ajustar alguns outros materiais q não ficaram bons para aquele ângulo e etc. Acho que por isso algumas pessoas criticam preços e a forma de cobrar por cada imagem... Pq acham que é só apertar F9 e ainda salvam em JPG. Eu nunca fiz um render final com menos de 3000px, e sempre salvo em TIF 300dpi. Imagina, entregar JPG pra cliente?! :? - Só se for pra ele jogar em site, aí rola, mas normalmente a imagem tem que ser impressa.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138526

Últimos membros registrados: erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1127, sendo 11 membro(s) e 1116 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, erotique, Gabriel.C, Willmitnick, Frederico Wagner N. R., CNC, Eduardo Ramos, Junior, Alessandro.Marcos, ale.bs1, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.