Eu acabei de fazer o teste no max 2010 (já que no meu max 9 o tempo de render é bem pequeno). O resultado foi este:
com 2hs e 3min. de render e somente 20% completado (cancelei o render).
Achei que poderia ter sido o sevice pack, então atualizei o max 2010 e abri novamente a cena pra renderizar. Tô aqui esperando como vai ser a progressão do render. Não espero muita melhora, pois vi no site da autodesk o que seria corrigido e melhorado, e não vi nada a respeito de render.
A única vez que gastou menos de 20 min. de render no max 2010 foi quando eu tinha otimizado bastante o hair and fur e o PFSource. Somente cada um deles, junto com a configuração de AO, FG e AA, gastava mais de 30 min. pra renderizar (eu tinha deletado todos os outros objetos da cena, inclusive a casa com as luzes, e deixei somente o hair and fur e a árvore feita com PFSource - foi mais ou menos 1h e 13min de render. Fiz renders de cada um dos dois separados também)
Fiz mais testes, mas desta vez tirei o hair and fur e o pfsource da cena no lugar dos outros objetos. Renderizei e gastou 2min. e 50 seg. (AO estava habilitado). O AO estava habilitado, mas o Exact AO não, aí habilitei o Exact AO e renderizei de novo. Gastou 6min. e 31seg.
Retornei com a cena original (com todos os objetos nela, o hair and fur e pfsource), e desliguei o AO, o FG e deixei o AA na configuração padrão do max. Renderizei e gastou 31 min. e 45seg.
Conforme esses testes, o que mais tá deixando pesado a cena é o hair adn fur e o pfsource, e em segundo lugar é o AO com Exact AO habilitado.
Já no max 9 que estou usando, nada disso deixa o render pesado. Por isso que uso muito mais ele do que qualquer versão superior a ele. Isso só irá mudar pra mim quando for com o max 2012 e iray (vou ter que comprar uma placa de video profissional).