Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Vynycius   Petrópolis
RafaGama   São Paulo
tagtm   Rio de Janeiro - RJ
julioras   Curitiba

Portfólios Ver Mais

igdesign   Feira de Santana - BA - BA
Brian   Santa Catarina - AC
JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC

Aumento no tempo render nas versões atuais do max

Por: new  

Em: 11/01/2011 13:20

Aí pessoal! deixa eu perguntar uma coisa! Quem aí que já usou muito o max 9 ou anterior e agora está usando esses mais recentes (2009,2010 e 2011) e estáo sentindo um aumento dramático no tempo de render em suas cenas? Eu estou perguntando porque em várias cenas minhas eu renderizei no max 9 e gastou em média 15 a 20 minutos. Eu abri as mesmas cenas com as mesmas configurações no max design 2009 e no max 2010. Em ambos somente abri a cena e cliquei pra renderizar e o tempo de render foi um absurdo. Passou-se mais de 30 minutos renderizando a cena e só estava com 29% (media) de render completado. Eu não deixei ir até o final, cancelei o render. Já vi pessoas no forum reclamando disso também. Algum de vcs aí já perceberam esse aumento de render nas versões atuais?
se vc tiver usando vray. entao, aconteceu comigo tambem, estava trabalhando em um 2008 vray 1.5 sp 2 e abri o projeto no 2010 vray 1.5 sp 5, e ficou um tempao e nada de renderizar.... a moral é que tem ajustar os parametros do vray, nao abra o preset pronto, configure manualmente até chegar em um bom resultado...
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
Eu uso mental ray no max 2010 e acho demorado, dependendo da iluminação, qtdade d pixels na resolução, etc..e tb acho demorado...
O futuro você constrói a cada segundo, com seus atos
é pq o mental ray do max 2010 pra frente ficou melhor, ele faz mais passos antes de começar a renderizar, ai fik mais pesado msm. Tbm notei essa diferença, repara q nos max mais antigos ele fazia um pass de calculo e um de render, agora ele faz 3 de calculo e 1 de render. abç!
http://www.PEIXESCURTA.com

http://cargocollective.com/my3ds
Mas no meu caso eu fiz o teste das mesmas cenas com as mesmas configurações e abri no max 9, no max design 2009 e no max 2010. Reparei que o max 2010 faz mais passos, mas isso foi até rápido. O grande aumento foi justamente na hora do render mesmo (após todos os passos e calculos que é feito do FG e GI). No max 9 os calcúlos demoraram mais ou menos 3 a 4 minutos, já no max design 2009 demorou um pouco mais (6 a 7 minutos), e no max 2010 foi o mais longo (+- 10 minutos) devido os tres passos que são feitos no calculo do FG. Vcs podem ver na janela de progresso do render que quando termina todos os calculos e começa o render a porcentagem começa do zero (0). è justamente a partir dessa hora que fica muito lento o render. NO max 9 é bem mais rápido, em torno de 20 minutos para renderizar toda a cena, mas no max 2010 passa-se mais de 30 minutos e só 29% de render completado (sem contar o tempo de calculo do FG, GI e hair and fur) Não somente no max 2010 houve esse aumento absurdo, mas tambem no max design 2009. Há alguma coisa a partir do max 2009 que está deixando o render um absurdo.
só para compartilhar uma experiência que fiz na única máquina que tenho o 9 instalado. max 9 - 8:54 minutos max 2009 - 9:42 minutos (só dei f9) parece que do 9 para o 2009 dá uma perda de 10%. Mas o max 2009 é mais pesado e a máquina que usei é um p4 de 3.2 ghz e 1,5 de ram. de repente numa máquina melhor seja diferente.
Mas pra mim aqui a diferença de render está sendo um absurdo max 9: 4 minutos (calculo de FG) + 20 minutos com 100% de render = total 24 minutos (renderização completado com 100%) max design 2009: 6 minutos (calculo FG) + 30 minutos com 29% de render = total 36 minutos (29% de render completado - cancelei o render por causa da demora) max 2010: 10 minutos (calculo de FG) + 30 minutos com 29% de render = total 40 minutos (29% de render completado - cancelei o render por causa da demora) Vcs podem ver que em meus testes, no max 9 o render durou 24 (contando com os 4 minutos do calculo do FG). Já no max design 2009 e max 2010 o tempo foi mais de 35 minutos (contando com o calculo de FG) e só estava com 29% de render completado. Se eu deixasse continuar o render até 100% iria durar no minimo umas 2 horas. Lembrando que os testes foram feitos com as mesmas cenas e com as mesmas configurações.
O mental ray é mais otimizado no 2010 e 2011 do que nos antigos. Se usar a mesma configuração que fazia nos antigos vai demorar mais!!! Usa metade da configuração ou menos. Vai ficar com mais qualidade que nos antigos e tempo de render menor.
ahhh Uma boa explicação. Valeu
Cara! Eu taMBÉM IMAGINEI QUE FOSSE ISSO, Só que em uma das cenas eu diminui a configuração do FG e ficou ruim, então fui aumentando e fazendo novos renders e não ficou bom, somente quando deixei na configuração original (igual ao do max 9) é que a cena ficou boa. E tem outra coisa, conforme eu postei aí em cima, o max design 2009 também demorou muito para renderizar a cena. Somente uma vez deixei o render completar 100%, foi 2 horas e 17 minutos de render. É um absurdo isso. É obvio que a partir do max 2010 o FG ficou bem melhor, tanto que agora são 3 passos no calculo do FG, mas de 24 minutos de render de uma cena para 2 horas e 17 minutos é muita diferença. Tem alguma coisa de estranho nisso.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 524, sendo 9 membro(s) e 515 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Luis Antonio, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Carla Franco, Renatto, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.