Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

SilvioRibeiro   Embu-SP - AC
johnnybise   São Paulo - AC
Mauricio Jr.   Uberlandia-MG
Johnrestos   Natal, RN

Aumento no tempo render nas versões atuais do max

Por: new  

Em: 11/01/2011 13:20

Eu tenho umas cenas montadas no 2009. Vou tambem fazer este teste.
tambem tem q conta q com o programa mais recente, o processo dele pesa mais, tem notebok q roda o 9 tranquilo, e renderiza rapidamente uma cena, com o 2011 ele d uma travada na viewport, e a renderização demora mais.
Aí Osires Mathoso!? Acho que se vc fazer o teste de render no max 2009 e no max 2010 ou 2011 pode não fazer muita diferença no tempo de render entre eles. Porque nos meus testes aqui não houve muita diferença entre o max design 2009 e max 2010. A diferença foi mesmo é no render entre o max 9 e max design 2009/max 2010.
Comigo, as vezes o max 2010(64 bits - mental ray -windows 7) é mais rápido que o max 2009 e as vezes mais lento. Quando é mais lento, a diferença é pequena e quando é mais rápido, a diferença é grande. Ainda não descobri o pq. Tenho que fazer mais testes com cenas diferentes e configurações diferentes.
Tava fazendo alguns outros renders aqui e notei que o AO do arch design a partir do max 2009 é bem mais pesado pra renderizar dependendo do valor no max distance. Em uma cena simples (externa com daylight e fg no low) com valor padrão (10,16cm) gastou 28 segundos, aí aumentei o distance para 100cm e gastou 2min e 50 seg. Deixei o max distance com valor zerado (pra ficar com o valor padrão quando se aplica AO no canal surface do material mental ray) e o render gastou 5 min e 40 seg. Se vc fazer isso no max 9 não há uma diferença tão grande assim no tempo de render. Independente do valor no max distance no max 9 o tempo de render é praticamente o mesmo. Aí já está um dos possíveis problemas no aumento drástico no tempo de render nas versões atuais. Agora só falta eu fazer os testes de AO nas cenas que renderizei com o max 9, no max design e max 2010 pra confirmar isso. Se bem que já vi alguns postando no forum para ter cuidado com o valor no max distance do AO do material arch design. Eu não dei muito crédito porque, como eu disse antes, no max 9, praticamente, não altera nada no render, e costumo usar muito ele, mas agora que tô vendo que a partir do max 2009 altera bastante, e como altera...
Não se esqueçam de usar os hotfix e Services pack. Atualizar o Software pode trazer grandes benefícios, inclusive no tempo de render.
Aí pessoal! Acabei de fazer os testes de AO no max 9 e max 2010. A cena que usei foi uma externa. - casa simples - uma árvore feito com PFSourse com 500 folhagens (cada folhagem com 10 folhas) - gramado no terreno com hair and fur (hair count: 100.000, hair segments: 2, hair passes: 1, AO: 40,0, tip fade ligado) Usei o arch design e apliquei como instance do canal override para que todos os objetos fiquem com o mesmo material e deixei sem reflexo e sem refração. O resultado foi este: FG POINT DENSITY: 0,2 / RAYS PER FG PONT: 64 - RAIO 10,0cm - resolução 640x480 - AA 1/4,16 MITCHELL, RGBA: 0,02 MAX 2010 .............................................................. MAX 9 AO max distance - tempo de render................Ao max distance - tempo de render 10,16cm >............2min. 8seg.........................10,16cm >...........2min. 24seg. 101,6cm >............2min. 50seg.......................101,6cm >...........2min. 27seg 1016,0cm >..........6min. 40seg.......................1016,0cm >..........2min. 37seg 0,0cm >...............23min. 18seg......................0,0cm >...............2min. 52seg. AO Disabled >......1min. 39seg. Vejam que na configuração default do AO (10,16cm) não altera praticamente nada no tempo de render, mas quando aumentei o distance para 1016,0cm o tempo de render quase que triplicou, e também quando deixei o max distance zerado o tempo de render foi de 8x maior. Mas não é somente a configuração do max distance do AO no MAX 2010 que aumenta drasticamente o tempo de render. Quando aumentei o raio do FG para 20,0cm o tempo de render caiu para a metade. Por exemple: Ao max distance: 1016,0cm - raio: 20,0cm > 3min. 32seg. no tempo de render Fiz também varios testes com AO, raio do FG, initial fg point density e rays per fg point separadamente e vi que não altera muito no tempo de render nas duas versões (fica entre 58seg. a 3min. em ambas as versões). A grande diferença de aumento no tempo de render no MAX 2010 acontece mesmo é quando usamos todas essa opções em conjunto na cena.
Interessante esta comparação. Pena que eu não tenha mais o Max 9.
Me equivoquei em alguns dados. A cena que usei no max 2010 tinha duas diferenças. O hair and fur e o pf sourse estavam bem otimizados para que o render não demorasse tanto, ou seja, se tivesse com a mesma configuração da cena que fiz o render no max 9 seria muito maior o tempo para renderizar a cena. Essas eram as únicas diferenças entre a cena do max 9 e a do max 2010. Agora fiz novos testes de render com o max 2010 e desta vez deixei o hair and fur e o pf source com a mesma configuração que estava no max 9. E aproveitei e deixei o Fg configurado de forma que fique como render final. FG POINT DENSITY: 1,0 / RAYS PER FG PONT: 128 - RAIO 20,0cm - resolução 640x480 - AA 1/4,16 MITCHELL, RGBA: 0,02 AO max distance: 1000,0cm - samples 32 hair and fur com 100.000 - 2 segments PF Source com 500 folhagens (cada folhagem contem 10 folhas) Ai cliquei para renderizar a cena no max 2010 e depois de 2hs e 32min. estava somente com 20% de render completado. Cancelei o render Depois disso fiz essas alterações: FG POINT DENSITY: ,02 / RAYS PER FG PONT: 64 - RAIO desabilitado - resolução 640x480 - AA 1/4,4 MITCHELL, RGBA: 0,02 AO desabilitado e fiz um novo render da cena. Agora em 41min. renderizou toda a cena (100%) Aí eu voltei para as configurações anteriores FG POINT DENSITY: 1,0 / RAYS PER FG PONT: 128 - RAIO 20,0cm - resolução 640x480 - AA 1/4,16 MITCHELL, RGBA: 0,02 AO max distance: 1000,0cm - samples 32 hair and fur e PF Source desabilitados cliquei pra renderizar e gastou 6min. e 31seg. Fiz mais um último teste FG POINT DENSITY: 1,0 / RAYS PER FG PONT: 128 - RAIO 20,0cm - resolução 640x480 - AA 1/4,16 MITCHELL, RGBA: 0,02 AO, hair and fur e PF Source desabilitados O render gastou 1min. e 36seg. Eu fiz tambem o teste de render no max 9 com essas configurações: FG POINT DENSITY: 1,0 / RAYS PER FG PONT: 128 - RAIO 20,0cm - resolução 640x480 - AA 1/4,16 MITCHELL, RGBA: 0,02 AO max distance: 1000,0cm - samples 32 hair and fur com 100.000 - 2 segments PF Source com 500 folhagens (cada folhagem contem 10 folhas) cliquei pra renderizar e gastou 5min e 11seg. Conforme esses últimos teste, o hair and fur, o AO e pf source do max 2010 é muito mais pesado na hora do render do que no max 9. Cheguei até fazer o render somente do hair and fur e gastou 31min.. O pFSource gastou 39min. quando fiz um render somente com ele na cena. Depois desses testes, acho que vou usar por muito tempo ainda o max 9.
Ei Osires Mathoso? É uma pena mesmo que vc não tem mais essa versão. O render é bem...bem...bem mais leve. Pra quem reclama do tempo de render do hais and fur (e eu vejo muito isso no forum) é só usar o max 9 que dimuirá bastante esse tempo, não somente no uso do hair , mas também do AO e do PFSource.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 751, sendo 12 membro(s) e 739 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Vladis, Roberto Movanni, jgarquides3d, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.