como modelar apartir de uma planta do autocad????

Por: jesse  

Em: 20/01/2011 08:28

O max não importa os textos e cotas criadas no autocad a não ser que transforme em curvas. Normalmente o layer cota é usado para as cotações (medidas) As cotações são feitas com uma ferramenta própria do autocad que não é interpretada pelo max. Ajuda bastante ter o autocad do lado para ver as cotações quando necessário.
Gustavo - obrigado pela dica amigo, vou instalar o autocad. juliano - com certeza vou estudar amigo, mas tenho uma pergunta, é assim que se começa a modelar as paredes ? (foto) Se alguém souber de um tutorial a respeito disso, manda aí... por enquanto estou sem grana pra comprar o da 3d1.
Velho, realmente pra um leigo fica complicado entender um projeto de arquitetura, sou arquiteto e como profissional, vejo a dificuldade dos clientes de entender o que está desenhado... muito por conta disso, utilizo a ferramenta de maquete eletrônica para demonstrar pro cliente o que estou sugerindo. A ferramenta serve tb pra o desenvolvimento do projeto. Mas como poderia te ajudar??? Bom... basicamente o projeto de arquitetura é desenvolvido sobre a forma de plantas baixas, cortes e vistas. A planta baixa que muitos chamam de vista de topo, é definido por norma, considerando-se como se um corte horizontal fosse feito na construção na altura de 1,2m. O que se encontra acima disso é representado por uma linha tracejada, se vc modelar no Max sem abrir no Auto cad, vc não irá perceber essa diferença na linha, não entendendo o que está desenhado. Os cortes são identificados na planta por uma linha "traço e ponto" com uma seta e letras ou numeros indicando o corte (tipo A-A') e são representados pelo desenho da construção cortada apartir do plano de corte. Tudo que está sendo visto na direção da seta de indicação do corte, deve ser visto no desenho. E por último, as Fachadas (ou vistas ou Elevações, estas servem para demonstrar a construção por fora. Seria interessante vc dar uma lida na norma de desenho técnico, e cair pra dentro pra estudar... Segue link que achei muito interessante que explica as informações contidas num projeto arquitetônico: http://www.cofeci.gov.br/pagInternas/testeVerificacao/medio_desenho_arquitetonico.pdf Espero ter ajudado... Abraço.
Obrigadão pela colaboração fredbcunha, sei que preciso estudar muito, por isso gostei da apostila à primeira vista, notei que vou aprender muitos conceitos para ler melhor as plantas. Mais uma vez, muito obrigado. Quem tiver mais dicas pode postar. ;) Abraço.
Jesse, Use a ferramenta Wall ao invés de usar extrude nas paredes. Com Wall, quandi vc desenhar as esquadrias as aberturas serão criadas automaticamente. Com extrude vc terá de usar operações booleanas para fazer as aberturas e essas operações no max deixam muito a desejar. Marco.
Marco.
Obrigado pela dica Marco, com certeza deve ser bem melhor, vou experimentar. Abraço.
Baixei o pdf que o fredbcunha indicou. Dá para aprender muita coisa util, para o uso em entendimento de leitura de planta.
Valeu pela dica Marco, com certeza vou experimentar. Abraço.
osires - com certeza, achei muito interessante também. obs: acabei respondendo 2 vezes ao marco, deu bug no Iexplorer (ou em mim, he he..) e acabei respondendo de novo Abraço
Jesse, as informações que você precisa saber tem nesta planta que você está usando na postagem anterior e quem fornecer uma planta pra você fazer o 3D tem que fornecer a planta igual a essa onde tem todas ou mais informações pra você fazer o 3d, se você tiver o AutoCAD abre essa planta ai nela tem todas as informações pra você executar o desenho 3D, nos cortes tem a altura da parede se o terreno tem desnível altura da janelas e portas e telhado e assim por diante observa os corte e já pensa nos cortes em 3d não vai ser tão complicado porque vc já faz o 3d é mais ou menos como se vc cortase esse sofá ao meio e colocasse na vistra front. Quanda a casa tem um ou mais andares eu acho mais facil fazer por partes primeiro modelo a planta terrea completa depois modelo o andar superior completo e só depois junto os dois, modela com a wall o Marco tem razão é bem mais facil.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 2 membro(s) e 729 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Leonardo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.