Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
Antonio   São Paulo - AC
juliano.lins   Recife-PE - AC

Portfólios Ver Mais

demilopes   Santo André - SP
Evandro   Joinville - SC
luizsouzah   São Paulo - AC
PauloRamos   Mogi Das Cruzes São Paulo

Problemas com iluminação externa.

Por: SONIC  

Em: 29/01/2011 12:05

Veja a penultima imagem, no menu do Vue vai em File>Options>Render Options e deixa como esta na imagem
Eu deixei conforme a sua imagem. Renderizei e ficou tudo branco, parecendo que tem uma luz estremamente forte na cena.
Parece que o imageshack.us apaga a imagem depois de um período. Tem vários tópicos que usaram esse site e agora estão sem imagens.
Nossa muito obrigado mesmo pelos comentarios e dicas. (new) caso pareça q a luz esta muito forte vc deve usar 15 no expossure control e não esqueça de deixar ativado a opção (Prosses BG and Evermotion) dentro das configurações do expossure control. (Juliano) a sua configuração realmente é bem diferente da q eu sempre usei. Vou mudar muitas coisas por aqui ai posto uma imagem para avaliação.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Como eu salvo um material no Arch and Desing? para q eu não tenha q fazer ele novamente. Eu tenho algums materiais legais só q sempre q eu quero usar eles eu tenho q refazer cada um.
O que está acontecendo é que quase todos os objetos do vue estão brancos e os objetos do max estão com iluminação normal. Vejam as imagens. Na cena tem um terrain, uma árvore, uma luz e um box que são do vue. Desses, somente o box apareceu normalmente. Tem também um box e um bule que são do max. Esses apareceram normalmente. Quando eu liguei o FG (2ª imagem) ficou claro demais, de forma que até os objetos que apareceram normalmente, agora ficaram com iluminação muito estourada.
Parece que resolvi o problema. Na janela VUE XTREAM - OPTIONS fui diminuindo o valor do parametro INTENSITY SCALE até que ficasse com uma iluminação normal. O valor default é 8.000. Eu diminui para 80, depois 8 e por último o valor 1. Esse último valor foi o que ficou adequado para minha cena (não sei se deveria mexer nesse parametro, mas resolveu meu problema). Persebi que os objetos do vue não são afetados pelo FG do mental ray (com excessão do box). obs: para se chegar na janela VUE XTREAM - OPTIONS: vue 8.5 xtream> file> options... A 1ª imagem foi renderizada com FG ligado (são os mesmos objetos da cena, só mudei de posição para ver melhor cada um deles) A 2ª imagem é onde alterei o parametro da janela VUE XTREAM - OPTIONS Acho que é só! Talvez, acho que isso possa ajudar mais alguns por aí (se é que o INTENSITY SCALE poderia ser alterado - ainda sou meio franguinho no vue).
Ap_Sonic, só uma humilde dica que posso lhe dar, procure usar a altura da sua camera como a altura de uma pessoa, ajuda um pouco no realismo da cena e deixa a edificação mais imponente nas imagens também e a iluminação principal da cena no caso o sol né fica mais legal se você deixar atrás da camera mais num ângulo que gere algumas sombras também. São minhas dicas basicas, acho que se você analisar as imagens do Juliano e de outros bons artistas aqui do fórum você vai ver que quase tudo o que disse está presente nas imagens deles. Abraço e Boa sorte aí. É tentando, pesquisando e perguntando mesmo que se aprende. :]
criadores de mundos.
www.renatosdesign.blogspot.com
Vlw a dica Kron. New, eu tbm uso o Vue 8.5 com max 2010, normalmente para mexer na intensidade da iluminação do Vue eu mudo o valor do mr expossure control. Ai si as coisas do max ficam muito escuras, eu modifico a intensidade no proprio skylight para não mudar o expossure. Só uma dica, toda vez q vc mudar a posição da sua luz do MR, entre nas opções do Vue só para dar um OK. Assim a luz do Vue acompanha a luz do MR.
ap_sonic use as luzes do mentalray e nao luzes standarts como a Skylight deve ser por esse motivo que nao esta conseguindo uma iluminação mais adequada, use sempre as luzes mr sun e mr sky e nao mexa na intensidade dela pois são fisicamente corretas e intensidade vc ajusta no controle de exposição "mr photografic"

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 644, sendo 6 membro(s) e 638 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: peddleon14, Duda, Hot, Eduardo Ramos, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.