Realismo VRay

Por: le0jarjar  

Em: 28/04/2014 17:15

Fala galera... To postando um monte de pergunta ai esses dias, mas... tamo aí né!!

Haha

Então... em relação à realismo nos renders. Eu faço algumas imagens que ficam muito boas, e outras não. Sempre uso basicamente a mesma configuração. Os materiais também uso sempre a mesma configuração, iluminação e tals... Dependendo do tamanho da cena e do tempo de render.

Tem algum \"segredo\"? Algum caminho que eu possa seguir pra conseguir deixar as minhas imagens melhores, mais realistas?

Ja vi a questão do Gamma, Pós-Produção, tutorial de materiais na net, mas ta ficando basicamente a mesma coisa. Claro, que é um conjunto de coisas que melhoram a imagem. Mas, meu primo acabou um curso de VRay esses dias, e já está fazendo imagens muito boas! E eu que mecho com 3D faz alguns anos, to me sentindo muito lixo! [:(]

Eu vejo alguns trabalhos aqui no 3D1, que e deixam besta, de tão linda, tão realista que fica a imagem!

Sempre tento melhorar, mas esses tempos, não sei muito bem o que fazer...

Se alguém tiver alguma dica... agradeço!!
"Frase bonita, e impactante" - Eu
No caso do v-ray uma \'dica\' simples que dá um salto bom de qualidade é a questão de se usar a V-ray physical camera.. :)..

@edit: Alem de poder criar \'situações absurdas\' de camera (configurações de camera q não existem, realmente..) mas que deixam o render rapido e curiosamente \'bom\', em alguns casos é claro :).. mas é uma boa usar essa camera aí pra renders realisticos de V-ray :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Valeu a dica ScreamingFox, mas eu já uso Physical Camera do VRay [:p]

Esse é outro problema, as vezes me falam pra usar alguma coisa, que vai melhorar bastante o render, só que eu já uso essa tal coisa! Hehe

O que me deixa ainda mais sem saber o que fazer.
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Tenta fazer a iluminação só com as luzes e GI, caso vc esteja usando algum efeito de \'environment\' pra iluminar a cena..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

le0jarjar: oi Leo!! tudo bem?? Me senti meio que na obrigação de postar esta mensagem, pois o seu tópico é bem legal e interessante também. ^^

Realismo de imagens é uma das grandes conquistas e eternas lutas pela busca constante do realismo por brilhantes artistas gráficos.

Na verdade, o realismo de imagens é algo que por incrível que pareca \"subjetivo\", pois pode-se fazer e analisar uma cena cartoon como realista para área de \"cartoon\".

Mas, se falando de realidade que é realmente a que mais \"impressiona\" nossos olhos, seria a nossa eterna busca pelo santo \"graal\" do realismo.

Veja bem, o realismo de uma imagem, está configurada em uma série de itens, questões que digamos, são bem complexas por um lado, mas de certa forma, simples por uma abordagem por outro lado.

OBS.: Para se fazer cenas realistas, muita gente acha que é só dominar os softwares 3d, e é exatamente nesta parte que se enganam e mais cometem erros.

Um realismo em termos de imagem, depende da percepção clínica, aguçada e bastante robusta do olho do artista gráfico. Na sensibilidade dele captar o que tem no mundo externo e trazer para dentro dos seus trabalhos.

Uma das maneiras de criar realismo em nossos trabalhos, é por exemplo, começarmos a fazer trabalhos, mini cursos de fotografia, cursos de pintura, desenhos a mão livre, ou seja, tudo aquilo que está diretamente e intimamente ligado com arte.

Porque Computação Gráfica não é simplesmente computador e softwares 3d não, é MUITO mais do que isso.

Aliás, nos maiores filmes hollywoodianos, quando vemos ai pelo Cinema, as cenas que geralmente mais chamam a atenção, em alguns casos, são geralmente as que são feitas em 3d no computador, mas outras cenas que chamam a atenção também, são por exemplo as gigantescas florestas de Senhor dos Anéis, que são feitas em sua grande maioria, usando técnicas de \"Matte Painting\", e nessas técnicas de M.Painting, não tem nada de 3d, é só 2d e composição.

Para se tentar achar que irá alcançar o realismo, é uma busca eterna pelo conhecimento, pela arte de observar o mundo real atentamente, pela sua capacidade de desenhar, fotografar, pintar, e ter ATENÇÃO ao mundo que nos rodeia.

Geralmente cenas de Arquitetura aonde tudo tem que estar perfeito, muito limpinho, com a grama bem cortadinha, sem nenhuma folha no chão, com tudo muito limpo, branco e perfeitinho, dificilmente irá remeter a algo bem realista como uma casa encontrada em um mundo real.

Obviamente que uma casa no mundo real que está recém construída, está toda limpinha, com a grama bem cortadinha, tudo branquinho e tudo mais, mas com o passar do tempo, sujeiras começam a aparecer, imperfeições tomam de conta da casa, principalmente se não houver um cuidado especial com a mesma.

O que estou querendo dizer é que o realismo está nas \"imperfeições\", na assimetria do Universo, na não linearidade das coisas, nas sujeiras, no caos matemático, vidros quebrados com estilhaços de vidro por toda parte...etc.

======================================================================================

** Um ótimo exercício para desenvolver o lado realista dos trabalhos de qualquer artista gráfico, em qualquer lugar do mundo, é olhar o mundo real, observá-lo com atenção aos mínimos detalhes, e tentar reproduzi-lo com o máximo de conhecimento em 3d, 2d, fotografia, pintura, desenho, técnicas de Matte painting, e por ai vai.

Uma ótima observação e treino, é abrir o \"google images\", e digitar lá casas unifamiliares, ou algo do tipo, ou simplesmente residências ( luxo ou não também ), e salvar qualquer uma das fotos que aparecer, e tentar reproduzi-la em \"3d\" fielmente, o máximo que você puder e conseguir.

** Um dos links do \"google images\" que se pode consultar para tentar modelar uma casa o mais fiel e próxima possível da realidade, é este aqui.:

https://www.google.com.br/search?q=casas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=37RxU-_1DOPLsQSi_YGABg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=675#q=casas+arquitetura&tbm=isch

Pode escolher qualquer imagem de casas dessas, e tentar reproduzi-las o mais fiel possível da realidade, tudo bem??

======================================================================================

Espero ter contribuído de alguma forma, Leo.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Pois é danilo_icf, achei que era só apertar um botão, e tava tudo certo!! haha

Sempre ajuda com suas respostas! Vou tentar fazer o meu melhor aqui, e qualquer coisa que descobrir, posto aqui!!

O ruin é que quando procuramos casa, ou algo do tipo no google, a maioria é 3D, e pra reproduzir a mesma cena, já estamos partindo de outro 3D!!

Mas é isso aí cara, vamos continuar estudando, e fazendo o melhor que a gente pode!

Abrasss...
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

le0jarjar: oi Leo!! tudo bem?? Com o passar dos anos quando sua experiência for aumentando em Computação Gráfica, e você for fazendo novos mini cursos relacionados com arte, Computação Gráfica e outras coisas mais, você irá entender melhor o que estou falando, ok??

O grande erro de muitos artistas gráficos e eu também cometi este erro no passado, é pensar que para produzir realismo, só bastava apertar o dedo no botão de render e com o passar dos anos e dos meus estudos pessoais, descobri que definitivamente não era isso.

Até porque se fosse tão simples assim, primeiro não teria graça nenhuma e depois todo mundo poderia fazer isso, o que não acontece. =]

Como falei anteriormente e chamei atenção, é que \"Computação Gráfica\" não se resume somente a softwares 3d e render não, é um leque de abrangências muito maiores do que isso.

Tudo o que está intimamente ligado ao mundo da \"arte\", sela ela tradicional, ou pós-moderna, está ligado ao mundo da Computação Gráfica.

Porque também é possível criar e desenvolver arte usando computadores. Simplesmente os pincéis tradicionais se substituem por brushes 3d, e muito mais ferramentas opcionais, tudo bem??

======================================================================================

** Com relação ao que você falou é verdade sobre o \"google images\". Quando se digita simplesmente o nome \"casas\" no \"google images\", aparecem também casas feitas em 3d, por outras pessoas.

Mas se \"refinar\" suas buscas no próprio \"google images\", você encontrará somente fotos de casas reais, ok??

Ou então posso te mandar vários links de sites de Arquitetura nacionais e internacionais com fotos de casas, em que você pode se basear nas mesmas para tentar reproduzir um 3d através de uma imagem fotográfica, o máximo que você conseguir.

** Alguns links interessantes.: ( BOM PROVEITO ).

1.0- http://www.archdaily.com.br/br ( ** Um dos melhores que acho. )

2.0- http://arcoweb.com.br/

3.0- http://www.brasilarquitetura.com/index2.php

4.0- http://casa.abril.com.br/arquitetura-construcao

5.0- http://www.planet-architecture.org/

6.0- http://www.arqbacana.com.br/

7.0- http://www.arquitetura.com.br/

8.0- http://favoritos.wordpress.com/2006/11/01/arte-arquitetura-design-dinheiro/

9.0- http://architizer.com/

10.0- http://www.arkpad.com.br/

11.0- http://www.e-architect.co.uk/

12.0- http://architecturelab.net/

13.0- http://www.dezeen.com/

14.0- http://www.architectmagazine.com/

15.0- http://www.designcurial.com/folksonomy/blueprint/

16.0- http://mocoloco.com/

17.0- http://www.portaldoarquiteto.com/

18.0- http://takeidea.com.br/

19.0- http://www.soarquitetura.com.br/

20.0- http://www.universodacor.com.br/

21.0- http://www.contemporist.com/ ( ** Um dos melhores que acho. )

22.0- http://www.zaha-hadid.com/ ( ** Um dos melhores que acho )

23.0- http://tudosobrezahahadid.blogspot.com.br/

24.0- http://portalarquitetonico.com.br/zaha-hadid/

25.0- http://gnt.globo.com/programas/casa-brasileira/ ( Belo documentário da GNT sobre Casas Brasileiras. )

======================================================================================

Faça muito bom proveito dos projetos Arquitetônicos de todos estes sites. É um ótimo exercício para treinar realismo de imagens em 3d, tentando \"reproduzir\" qualquer uma dessas casas, projetos comerciais, institucionais em 3d de qualquer um desses sites, ok??

Boa sorte, \"Leo\".

Abraços e sucesso.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Minhas cenas ficaram mais realistas quando passei a iluminar a cena com hdri....insiro a mesma hdr como mapa em algumas luzes vray...
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Douglas3D: oi Douglas!! tudo bem?? Você é um ótimo artista gráfico, sempre que posso e tenho tempo, acompanho alguns de seus trabalhos, e pode ter certeza que os mesmos ( seus trabalhos ) são muito bem feitos, caprichados e bem bonitos.

Realmente uma \"bela\" iluminação, muito bem feita, ajuda e muito mesmo com o realismo de uma cena 3d, mas só \"ela\" ( iluminação ) não é suficiente para o realismo de um bom trabalho 3d.

O que estou querendo dizer, é que para um ótimo realismo em qualquer trabalho 3d, o artista gráfico terá que ter muito trabalho mesmo para modelar as coisas bem feitas em primeiro plano, que estiverem bem próximas à lente da câmera 3d.

Depois de uma ótima modelagem, dependendo do tipo de serviço que for fazer, essa modelagem pode ser bem trabalhosa ou não também.

É preciso aplicar materiais complexos ou simples também, em objetos 3d complexos ou simples, ou seja, o uso do \"unwrapp map\" deve ser muito utilizado quando se quer mapear um objeto com formas 3d complexas, como um Tiranossauro-rex, ou um carro, por exemplo, ou então usar o \"UV master\" do Z-Brush que produz excelentes resultados com apenas um clique no mouse.

Depois é preciso criar bons mapas para o seu modelo 3d. Diffuse, specular map, normal map, bump, displacement, cavity map, ambient occlusion, z-depth...etc.

Depois de criar estes mapas deve-se aplicar ao seu objeto 3d, e colocá-lo nos seus devidos canais.

Depois deve-se criar uma maravilhosa iluminação 3d, deixando a sua cena bem realista. Para se criar uma iluminação realista, deve-se entender de \"Teoria das cores\", como alguns cursos internacionais focam para esse tipo de aprendizado da teoria, observância também e principalmente de percepção, e obviamente o seu objeto 3d que irá receber a iluminação, deve estar muito bem modelado também...etc.

Depois precisa-se ter um bom enquadramento de câmera, para que crie alguma coisa na altura do observador, pois nós humanos, enxergamos mais quase que toda hora, na altura mesmo do observador.

Um bom render ( qualquer renderizador ) bem configurado e setado, junto com tudo isso que falei anteriormente, tende a sair uma boa imagem.

Isso tudo aliado a um ótimo paisagismo, bem florido, colorido ( em cenas de Arquitetura ) dá muita \"vida\" a imagem também.

Claro que a pós edição é uma ferramenta poderosíssima para dar realismo até a trabalhos em 3d que não sairam tão legais no render final, ok??

Por isso que digo que muitas vezes uma boa caprichada no Photoshop, Gimp, After Effects ou qualquer outro software de composição de vídeo, edição de imagens, ajuda e muito a melhorar uma cena 3d.

Renderizar em elements ( canais separados ) ajuda e muito mesmo o realismo de qualquer imagem, pois os canais de diffuse, reflexão, refração, ambient occlusion ( pass separado ), iluminação, sombras, tudo isso ajuda e muito mesmo a ter mais controle sobre os efeitos criados na sua cena 3d.

Porque quando se renderiza em \"elements\" ( canais separados ), você fica com o controle 100% de todos esses efeitos, e pode aumentá-los ou diminuí-los de acordo com o seu gosto também, sem precisar ter que renderizar tudo novamente. ^^

Cursos de fotografia ( mini cursos ), workshops, mesas redondas da área de Artes ( pintura, escultura, Arquitetura, fotografia ), ajuda e muito mesmo a aumentar e melhorar a percepção artística de um artista gráfico.

Além do mais cursos de escultura manual ( modelando coisas em argila ), aumenta e melhora a sua sensibilidade como artista gráfico.

======================================================================================

Enfim, \"não\" existe uma fórmula matemática que vá definir em como seguir um passo-a-passo ( espécie de algoritmo ) em que você vá conseguir produzir uma imagem real.

Para que se tenha um trabalho real a nível de CG ( Computação Gráfica ), é preciso de uma gama grande de ingredientes+ fermento da criatividade, que irá ajudar o artista gráfico a estar produzindo cada vez mais trabalhos ousados e de muita qualidade artística.

Espero ter contribuído com alguma coisa.

Abraços e sucesso pra todo mundo.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

Pessoal, achei por enquanto dois trabalhos interessantes aqui na internet de 2 artistas gráficos, e gostaria de colocar os links aqui, só para que vessemos um pouco o trabalho deles.

Acho que vale à pena ver trabalhos assim, e tentarmos entender como é o processo de \"fabricação\" de imagens assim, para que possamos \"criar\" o nosso processo também.

Mas antes disso é preciso vermos muitos trabalhos de peso, para se basearmos em grandes artistas gráficos, para que aumentemos a nossa empolgação e tentemos melhorar sempre, tudo bem?? =]

Por enquanto vai aqui 2 links.:

1.0- http://florin-enache.cgsociety.org/

2.0- http://hothotweezly.cgsociety.org/

======================================================================================

Realmente fiquei impressionado com a qualidade técnica e artística desses dois artistas gráficos. O \"Florin Enache\" é da Romênia e o \"Joel Erkkinen\" é dos USA.

Eles trabalharam bem o quesito realismo nas imagens deles, mas até eles tem sempre o que evoluir e melhorar sempre. ^^

Grande abraço a todos e sucesso pra todo mundo.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 561

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.