Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!
SaavedraCG: oi Diego SaavedraCG!! tudo bem?? Realmente isso que você falou é verdade. É muito estranho mesmo o cliente querer o arquivo 3d original.
Deve ter com certeza algum interesse por detrás disso tudo, de querer esse arquivo 3d original.
A questão não é que não queremos passar nosso conhecimento, até porque eu já fui professor de Computação Gráfica, e sei da importância de passar conhecimentos pros alunos de C.G ( Computação Gráfica ), de modo geral. ^^
Só que uma coisa é ensinar pessoas que querem aprender do zero, e querem entrar nesse mercado de trabalho aos poucos, e outra coisa totalmente diferente, é uma pessoa ( cliente qualquer ) que geralmente, na maioria dos casos, não sabe nada de 3d, e quer o seu arquivo 3d original.
Com certeza, ele deve estar querendo enviar pra outra pessoa ( artista gráfico ), esse seu arquivo 3d, feito por você com muito esmero e cuidado, e com certeza esse suposto artista gráfico que pegará seu arquivo 3d de \"mãos beijadas\", vai fazer um preço super barato pra renderizar várias imagens do seu arquivo 3d original, pra esse cliente.
E com isso acaba prostituindo mais uma vez o mercado de trabalho. Por isso que é muito complicado enviar arquivos 3d originais.
Acho que devemos \"evitar\" ao máximo enviar os arquivos 3d originais, pois eles podem ser usados de \"má fé\" por muitas outras pessoas.
Abraços e sucesso a todos.