O Shave And Haircut, do Joe Alter, foi o pioneiro na simulação de cabelos e manteve a hegemonia por 19 anos, conhecido como Hair and Fur no 3ds max e vendido como Plug-in para o Maya, agora está disponível gratuitamente.
O Joe Alter se tornou uma lenda na computação gráfica com o seu Shave And Haircut, pioneiro na simulação de pêlos e cabelos, famoso no 3ds max como Hair And Fur e no Maya como Plug-in.
Agora, o Shave And Haircut é da Epic Games, que comprou toda a tecnologia do Joe Alter e está oferecendo gratuitamente a última versão do Plug-in para o Maya, a Epic se tornou especialista em comprar programas e dar de graça.
Não é possível saber quais foram os termos do licenciamento do Shave And Haircut para o 3ds max, mas se seguir o costume da Autodesk e levando em conta que o Hair and Fur nunca foi atualizado, provavelmente eles compraram apenas uma determinada versão para adicionar no Max e vão deixar lá para sempre sem melhorias, portanto, não deve afetar os usuários.
Já para o Maya, não acredito que a Epic pretenda manter o desenvolvimento do Plug-in, certamente adquiriram a tecnologia para incorporar no Unreal.
Entretanto, pode ser interessante manterem o Plug-in para aumentar a compatibilidade na importação dos cabelos para o Unreal, neste caso também beneficiaria os usuários do 3ds max, pois lançariam o Plug-in para o Max com os recursos atuais e para outros Softs 3D.
O mais importante na negociação é que o próprio Joe Alter agora trabalha para a Epic Games, portanto, podemos esperar novidades pela frente.
Você pode ter mais informações no aúncio da gratuidade do Plug-in
clicando aqui.Também pode ler a nota do Joe Alter dizendo que vai trabalhar na Epic
clicando aqui.Veja abaixo o vídeo do Shave And Haircut apresentado na Siggraph.