A Epic Games publicou um vídeo sobre o Datasmith integrado no Unreal Engine 4.24, onde mostram as utilidades que ele oferece na tradução de arquivos 3D, oclusão de objetos, mapeamento, edição do Mesh e Visual DataPrep.
Veja abaixo o vídeo mostrando as principais utilidades do Datasmith, que foi integrado no Unreal Engine a partir da versão 4.24.
O Datasmith permite abrir arquivos nativos de programas de CAD ou através de Plug-ins de exportação, como acontece no 3ds max, o arquivo gerado pode ser importado no Unreal com mapeamento automático, conversão de materiais, luzes e câmeras, além de importar animações e texturas.
Entretanto, o Datasmith ainda implanta alguns recursos adicionais no Unreal, igual o próprio mapeamento automático, mas também a edição de Mesh com recursos simples como deletar faces, inverter a Normal e aplicar Material ID, outra vantagem é o recurso para otimização automática do Mesh.
São recursos voltados para quem não tem acesso a bons programas de edição de polígonos com mapeamento e tudo mais, ou seja, é ideal para usuários de CAD, pois evita que precise passar pelo 3ds max para exportar corretamente, por exemplo.
Para quem já utiliza o 3ds max a melhor utilidade é o novo Visual Data Prep, que agiliza bastante a criação de "regras" de importação para converter os arquivos da forma que desejar, pois desenvolveram um gráfico de Nodes exclusivo para isso bem mais simples e intuitivo do que o antigo Data Asset, mas ainda faltam alguns recursos que certamente serão adicionados nas próximas versões.
Baixe o Plug-in do Datasmith para o 3ds max clicando aqui.