O Houdini é o Soft 3D mais poderoso do mundo e sempre foi, mas assustador para os iniciantes, veja como ele nasceu, cresceu, nunca se tornou popular e recentemente vem tomando a produção de Games graças ao Houdini Engine.
Veja abaixo o vídeo do Sonic Workflow sobre a história do Houdini, o programa 3D mais poderoso do mundo desde a sua criação, pois já nasceu procedural quando esta palavra não era popular igual hoje, largamente utilizado em cinema, produção de vídeo e Games.
O apresentador conta como os criadores do Houdini se conheceram, quando escreveram o conjunto de programas chamado Prism, que futuramente se tornaria o Houdini, comenta sobre os problemas judiciais com o nome da empresa, o primeiro Oscar de efeitos visuais, o preço altíssimo que inibia os estudantes e foca no direcionamento que deram para a indústria de Games com o Houdini Engine, pois já dominavam a indústria de efeitos visuais (VFX) e como fica claro desde o início, a indústria de VFX é fraca e instável, enquanto que a de Games não.
Uma parte interessante do vídeo é quando o apresentador mostra que o Houdini oferece uma versão gratuita para estudo completamente funcional, sem necessidade de carteira estudantil ou estar cadastrado numa instituição de ensino reconhecida por eles igual fazem outras empresas, leia-se Autodesk.
Recentemente a Blender Foundation anunciou que está desenvolvendo um sistema para tornar o Blender totalmente procedural nos mesmos moldes do Houdini e atualmente os sistemas de Nodes não são mais amedrontadores.
Você pode ter mais informações sobre o Houdini clicando aqui.