Tutorial sobre Parallax no V-Ray

Os Engines de Games possuem um recurso, chamado Parallax Occlusion, que permite simular Displacement sem subdividir o Mesh e já houve um Plug-in que fazia isso no Max, agora é possível fazer de novo com Shaders OSL e V-Ray.


Veja abaixo o vídeo tutorial, em espanhol, explicando como criar o efeito de Parallax Occlusion no 3ds max com Shaders OSL e V-Ray.

O Parallax Occlusion é um recurso comum nos Engines de Games, ele simula os relevos criados com Displacement, mas sem realmente subdividir a malha 3D, é um meio termo entre Normal Map e Displacement.

Antigamente existia um Plug-in para criar este efeito no 3ds max, chamado Relief Mapping, foi escrito por um brasileiro que eu tive o prazer de conhecer, o Fábio Policarpo, infelizmente o Plug-in não foi recompilado para as versões mais recentes, mas ele está disponível para download na 3D1, acesse clicando aqui.

Agora é possível reproduzir novamente o efeito de Parallax Occlusion no Max através dos Shaders OSL, que são aceitos pelo V-Ray.

Acesse o código OSL usado pelo Adán Martín no tutorial clicando aqui.

Baixe as texturas usadas no tutorial clicando aqui.

Veja a explicação técnica do Parallax Occlusion clicando aqui.

Aprenda o V-Ray com o vídeo curso da 3D1 clicando aqui.

Adminin   Campinas - AC

Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 05/02/2021 09:00 Ver comentário

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716857.

Total de membros registrados: 142965

Últimos membros registrados: VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio.

Usuário(s) on-line na última hora: 328

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.