Estou ficando velho e confundi notícias antigas por tentar escrever de cabeça a notícia de hoje, agradeço ao Juliano Lisboa por questionar, pois o acordo com a Chaos foi para encerrar o Plug-in do SketchUp, como noticiado aqui, a versão para o Blender nunca foi do interesse do Ondrej Karlík com a desculpa da licença GPL e um desenvolvedor independente resolveu fazer o Plug-in.
Estou ficando velho e confundi notícias antigas por tentar escrever de cabeça a notícia de hoje, agradeço ao Juliano Lisboa por questionar.
Eu afirmei que a Chaos impediu a continuação do Corona para o Blender, mas na verdade o acordo foi para encerrar o Plug-in do SketchUp, como
noticiado aqui, a versão para o Blender nunca foi do interesse do Ondrej Karlík, ele sempre usou a desculpa do modelo de licença GPL do Blender como empecilho,
descrito por ele mesmo aqui, mas ficou sem esta desculpa depois da aquisição pela Chaos, que tem versão do V-Ray para o Blender, entretanto, eles incentivam desenvolvedores independentes a criarem conexões para o Blender e outros programas através da versão Standalone, como fez o criador deste novo Plug-in.
O nome dele é Odilkhan Yakubov e está oferecendo o download gratuito do Plug-in.
Ainda está nas fases iniciais, mas já permite produzir ótimas imagens, a principal deficiência é a falta do UHD Cache, o Biased Solver de GI do Corona que serve para agilizar a renderização de cenas internas, ele suporta apenas o Path Tracing.
Por enquanto também faltam diversos recursos que encontramos no 3ds max e Cinema 4D, incluindo a renderização interativa na Viewport, pois esta versão inicial é compatível com o Corona 3 Standalone, que está disponível de graça para download na Chaos Czech, mas limita os recursos possíveis.
O desenvolvedor promete oferecer suporte para as versões mais recentes em breve.
Baixe o Plug-in gratuito do Corona para o Blender
clicando aqui.Baixe o Corona 3 Standalone de graça
clicando aqui.Baixe o Blender 3 de graça
clicando aqui.