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Recursos

MCGs e DCPs Enviar mcgs-e-dcps Listar Tudo

Mesh X Form

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-meshxform

O MeshXForm é um MCG gratuito do Vu Nguyen para o 3ds max que permite modificar as transformações PRS (Position, Rotation e Scale) no Mesh do objeto independente do ponto Pivot e aceita múltiplos objetos ao mesmo tempo.

Veja abaixo os vídeos de demonstração:



   animacao,rigging,utilidades,
Campinas

GeoMeTry

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-geometry

O GeoMeTry é um MCG do Vu Nguyen para o 3ds max que permite transferir todos os modificadores aplicados no Edit Stack de um objeto para outro com apenas dois cliques de mouse, o objetivo é facilitar a modelagem procedural com Modifiers, mas também pode ser útil em animações, simulações e Rig.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:


   utilidades,
Campinas

PMesh

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-pmesh

O PMesh é um MCG do Vu Nguyen para o 3ds max que permite atribuir Meshes nos sistemas de partículas, tanto o Standard como o PFlow, de forma independente para aceitar a adição de outros modificadores, assim, é possível aplicar Twist, Bend, Stretch ou Path Deform nas partículas, por exemplo.

Veja abaixo os vídeos de exemplo:



   animacao,particle,
Campinas

IES Enviar ies Listar Tudo

Circular MR16 SP Incandescente 8963 cd

IES de luz incandescente Darklite MR16/4 SP EYF embutida 75W e intensidade de 8963 Candelas.
 
Edison Price Darklite MR16/4 SP EYF 75W embutida
Peak Intensity: 1300 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 100,58 mm
 
   incandescente,
Valinhos

Circular PAR30 Metal Halide 11527 cd

 
IES de luz PAR30 COL SP6 Metal Halide de 70W e intensidade de 11527 Candelas.
 
Philips Arclite PAR30 COL SP6 Metal Halide de 70W
Peak Intensity: 4500 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 158,73 mm
   diversas,
Valinhos

Circular PAR30 Metal Halide 12848 cd

IES de luz PAR30 COL SP5 Metal Halide de 70W e intensidade de 12848 Candelas.
 
Philips Arclite PAR30 COL SP5 Metal Halide de 70W
Peak Intensity: 4500 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 130,18 mm
   diversas,
Valinhos

Texturas Enviar texturas Listar Tudo

Tijolos 37

Tijoslos 1024x1024
   tijolos,
Valinhos

Tijolos 36

Tijolos 1095x930
   tijolos,
Valinhos

Tijolos 35

Tijolos 1024x1024.
   tijolos,
Valinhos

Cenas para estudo Enviar cenas-para-estudo Listar Tudo

Estúdio para Render de Estande

Autor: André Vieira
Site : www.3d1.com.br

Cena de estúdio pronta para renderizar projetos de estandes com realismo no 3ds max, no arquivo estão as versões para V-Ray e Mental Ray, o estúdio está configurado com um ciclorama branco, ambiente de barracão monocromático em HDR e iluminação HDR monocromática em conjunto com luzes retangulares para realçar.

Basta deletar o estúdio de exemplo, colocar o seu projeto no lugar e renderizar.

A cena para o Mental Ray gera efeito de Glare automaticamente em qualquer coisa brilhante na foto, a cena para o V-Ray gera efeito de Bloom e Glare nos materiais com ID = 1, mas o efeito em si precisa ser habilitado e configurado no VRayLensFlare.

A idéia do estúdio veio da conversa com o artista Antônio Neosmar no fórum da 3D1, acesse o tópico clicando aqui.

   mental-ray,v-ray,
Campinas

Residência Moderna 3D1

A cena não tem material e luz aplicado, para configurarmos luzes, mapeamento e texturas.
 
Versão 3Ds Max 2011,
 
Participe do nosso grupo de estudos clicando aqui.
   modelagem,
Itapetininga-SP

3D dentro de foto

Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Exemplo de integração de objetos 3D com uma foto real usando o Material Matte/Shadow/Reflection do Mental Ray no 3ds max, mostrando como projetar sombras do objeto 3D na foto, sombras da foto nos objetos 3D, objetos da foto ocludindo objetos 3D, objetos 3D refletindo em objetos da foto e o ambiente da foto refletindo nos objetos 3D, além de ajuste do DOF para ficar similar ao da foto.
   efeitos,iluminacao,mental-ray,
Campinas - SP

Modelos Enviar modelos Listar Tudo

Cadeira e banqueta Anita

O modelo foi gravado no 3ds max 2014, está mapeado e texturizado com realismo no V-Ray 3.6.
   cadeiras,moveis,
Timbó - SC

Poltrona Barcelona

O modelo foi gravado no 3ds max 2014, está mapeado e texturizado com realismo no V-Ray
   decoracao,poltronas,
Itapetininga-SP

Chuveiro Lorenzetti Acqua

O modelo foi gravado no 3ds max 2016, está mapeado e texturizado com realismo no V-Ray.
   banheiro,
mogi guaçu

Materiais Enviar materiais Listar Tudo

Marfim envelhecido

Autor: Aleksey Kudryavtsev
Site: https://gumroad.com/l/kAAjt

Material procedeural Smart para usar no Substance Painter desenvolvido pelo artista Aleksey Kudryavtsev, ele permite criar a aparência de marfim envelhecido.

O arquivo SPSM deve ser colocado numa pasta Shelf personalizada para não ser deletado durante uma eventual atualização do programa, saiba mais clicando aqui.
   diversos,envelhecidos,smart-material,
Campinas

Gelo Falseado

Autor: Aleksey Kudryavtsev
Site: https://gumroad.com/l/kAAjt

Material procedeural Smart para usar no Substance Painter desenvolvido pelo artista Aleksey Kudryavtsev, ele permite criar a aparência de gelo falseado através do canal Emission.

O arquivo SPSM deve ser colocado numa pasta Shelf personalizada para não ser deletado durante uma eventual atualização do programa, saiba mais clicando aqui.
   diversos,natureza,smart-material,
Campinas

Pedrinhas 3D1

Autor: André Vieira
Site: http://www.3d1.com.br

Materiais procedurais Substance para criar pedrinhas e solo com pedrinhas, as configurações permitem alterar as cores do solo para transformar em grama ou neve, além aceita modificar o tamanho das pedras e a altura do solo.

No download estão os arquivos SBS com os gráficos completos dos materiais e são compatíveis com o Substance Designer 6 ou superior, também estão os arquivos SBSAR para utilizar em qualquer programa 3D com suporte para Substances.

Estes materiais foram criados no tutorial do Grupo de Estudo sobre o Substance Designer no fórum 3D1, acesse o tópico clicando aqui.
   grama,natureza,substance,
Campinas - SP

Scripts Enviar scripts Listar Tudo

ABTO Tools

Autor: Dmitry Maslov
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/abto-tools

O ABTO Tools é um Script do Dmitry Maslov para o 3ds max que permite soldar automaticamente todos os vértices que estão dentro de uma determinada distância entre si, igual acontece com o comando Weld na modelagem, mas ele faz isso na edição de mapeamento UV.

Veja abaixo o vídeo de demonstração:


   texturizacao,utilidades,
Campinas

VRay Proxy Time Shifter

Autor: Alaa Alnahlawi
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/vray-proxy-time-shifter

O VRay Proxy Time Shifter é um Script do Alaa Alnahlawi para o 3ds max que permite aplicar Offset no tempo de animações Alembic importadas através do VRayProxy, também aceita definir o inicio da animação e conta com randomização automática para criar variações aleatórias.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   animacao,gerenciamento,render,
Campinas

TetraTree

Autor: Vojtech Cada
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/tetra-tree

O TetraTree é um Script do desenvolvedor Vojtech Cada para o 3ds max, ele permite criar árvores e galhos de vegetações proceduralmente, mas sem as folhas, que podem ser feitas facilmente com o Particle Flow.
   modelagem,
Campinas

Blueprints Enviar blueprints Listar Tudo

Honda Hornet 600

Blueprint Honda Hornet 600 2008
   Motos,

New Beatle

BluePrint do New Beatle em uma resoluçao ate consideravelmente boa...
   Carros,
jackson_sotnas23@hotmail.com

Alpine Allo 1600 SC

Blueprint Alpine Allo 1600 SC!
   Carros,

Imagens HDR Enviar imagens-hdr Listar Tudo

Auditório

Imagem HDR panorâmica fotografada no interior de um auditório com resolução de 3000 x 1500 pixels.
   interior,
Valinhos

Barracão 03

Imagem HDR panorâmica fotografada  no interior de um barracão com resolução de 3000 x 1500 pixels.
   interior,
Valinhos

Bosque

Imagem HDR panorâmica fotografada num bosque com céu aberto e resolução de 3000 x 1500 pixels.
   exterior,
Valinhos

Planta baixa DWG Enviar planta-baixa-dwg Listar Tudo

Sobrado 01

Planta baixa em DWG de sobrado para estudo de modelagem de maquete 3D.
   casas,diversos,

Casa térrea 02

Planta baixa em DWG de casa térrea para estudo de modelagem de maquete 3D.
   casas,

Sobrado 04

Planta baixa de sobreado para estudo de modelagem 3D.
   casas,

Shaders Enviar shaders Listar Tudo

Solid Volume

Autor: Ben Rogall
e-mail/site: http://www.shaders.moederogall.com/

Shader espetacular escrito por Ben Rogall que permite criar volume no interior dos objetos baseado em mapas procedurais 3D. Ele funciona como um super Displacement que realmente pode penetrar em todo o interior do objeto, criando efeitos incríveis e impossíveis de modelar normalmente.

Tipo de Shader: Material/Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
   Material,Shadow,
Campinas - SP

Prism Photon

Autor: Ralf Habel
e-mail/site: www.vi-motion.de

Shader escrito por Ralf Habel para criar o efeito de decomposição da luz nos seus diversos espectros, gerando Caustics fisicamente real nas cores do arco-íris.

Tipo de Shader: Photon Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
   Photon,
Campinas - SP

L-Gem

Autor: Steinar Birkelund (Lobber)
e-mail/site: http://home.broadpark.no/~rslettli/mentalray.html

Shader escrito por Steinar Birkelund que oferece um material para gerar dispersão (defração) no reflexo e na refração, simulando o brilho furta-cor de pedras preciosas.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
   Material,
Campinas - SP

Plug-ins Gratuitos Listar Tudo

IKFK Solver

Autor: Felix Joleanes
Site: http://www.joleanes.com/ikfksolver.html

O IKFK Solver é um Plug-in para o 3ds max que adiciona um novo Solver para animar estruturas de Bones e permite alternar entre Inverse e Forward Kinematics facilmente.

A cinemática direta (FK) é quando os Bones pais orientam o movimento dos filhos e a cinemática inversa (IK) é quando os Bones filhos orientam o movimento dos pais, recursos muito importantes para animação de personagens.

Com o IKFK Solver fica muito mais fácil alternar entre os dois modos durante a animação, basta modificar o valor do IKFK Blend, mas a qualquer momento o animador pode interagir com os dois modos sem precisar modificar o IKFK Blend, é só rotacionar os Bones ou mover o IK Goal Helper para o Solver alinhar os dois modos automaticamente.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   animacao,
Valinhos

VFB+

Autor: Rotem Shiffman
Site: http://www.monotoneminimal.com/vfb

O VFB+ é um Plug-in que deveria ser integrado no 3ds max, pois o Virtual Frame Buffer do programa é ruim e praticamente não recebeu atualizações desde a primeira versão, a não ser quando integraram o Mental Ray no programa, mas os recursos adicionados foram desnecessários e redundantes. Justamente por isso que o VFB+ é um dos Plug-ins mais úteis e necessários para o Max, pois ele adiciona um super Virtual Frame Buffer com todo tipo de controle, efeitos de lente e correção de cores, tornando dispensável a pós-produção final da cena no Photoshop. O VFB+ trabalha com qualquer renderizador, portanto, é útil também para quem utiliza um Render que oferece um bom Frame Buffer como V-Ray e Corona.
Veja abaixo os vídeos de exemplo:

   render,texturizacao,
Valinhos

Substance 6 Update

Autor: Allegorithmic
Site: https://forum.allegorithmic.com/index.php/topic,14223.0.html

A Autodesk implantou o Plug-in Substance no 3ds max, mas nunca atualizou e isso impede os usuários de abrirem arquivos recentes criados com o Substance Designer, enquanto que, nos demais programas que não tiveram o Plug-in integrado a própria Allegorithmic disponibiliza as versões atualizadas do Plug-in gratuitamente, portanto, era melhor que a Autodesk não tivesse integrado o Plug-in no 3ds max.
Cansados de esperar por atualização e sem a possibilidade de utilizar arquivos gerados com o Substance Designer 6 ou superior, os usuários pediram para a Allegorithmic lançar este Plug-in à parte, que ainda está na fase Beta.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:
   texturizacao,
Valinhos

Plug-ins Comerciais Enviar plug-ins-comerciais Listar Tudo

Particle Flow Tools Box 2

Empresa: Orbaz
Site: www.orbaz.com


O Particle Flow Tools Box 2 é um plug-in maravilhoso que oferece ótimos recursos de física de partículas para o 3ds max, permitindo criar efeitos complexos de colisões, quebras, interações e até mesmo alguns fluidos. O plug-in conta com os recursos da tecnologia PhysX para calcular interações físicas entre as partículas praticamente em tempo real, trabalha com Multi Threading, aceita fazer cache das partículas para exibição sem cálculos.



Seus operadores permitem preencher qualquer geometria com partículas, fazer ligações rígidas e maleáveis entre elas, deformar ou quebrar estas ligações por meio de colisões e ainda oferece modificadores para conformar a malha. Assim, é possível quebrar em fragmentos aleatórios qualquer malha 3D e simular interações impossíveis de outra forma.



O Particle Flow Tool Box 2 permite efetuar qualquer tipo de simulação física com partículas de forma fácil e prática.
   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Krakatoa

Empresa: Frantic Films / Prime Focus / Thinkbox
Site: www.thinkboxsoftware.com

O Krakatoa é um plug-in revolucionário para render de partículas, pois permite gerar milhões de partículas por um método de particionamento que consome muito pouco do equipamento, além de renderizar rapidamente, possibilitando a criação de efeitos inimagináveis com um realismo incrível.
O plug-in oferece ferramentas específicas para renderizar grandes quantidades de partículas com propriedades como sombra interpartículas e sobre mattes, SSS por partícula, emissão e absorção, densidade, também oferece DOF e Motion Blur que renderiza muito rápido.
O Krakatoa possui integração total com o 3ds max, aceita seus materiais e mapas, suporta modificadores e Space Warps para deformar os efeitos, além de compatibilidade completa com o Particle Flow adicionando diversos operadores, também acessa o Max Script e oferece um poderoso editor baseado em Nodes chamado Magma Flow. Ainda exporta e importa partículas para vários formatos como Real Flow.
Com tudo isso o Krakatoa é único e possibilita renderizar efeitos volumétricos naturais com realismo impossível até então, como poeira, fumaça, areia, espuma de mar, plasma, efeitos elétricos, gases em geral, sem contar efeitos mágicos e abstratos.
   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Fume FX

Empresa: Afterworks / SitniSati
Site: www.afterworks.com


A SitniSati é especialista em criar plug-ins de efeitos especiais para o 3ds max, foi a pioneira a oferecer um recurso de partículas volumétricas para o programa quando lançou o After Burn, sendo por muito tempo o melhor simulador de fogo e fumaça disponível no Max e usado em vários filmes, como Armagedon por exemplo.



Apesar de excelente, o After Burn não trabalha com dinâmica de fluidos e depende puramente da habilidade do artista em produzir um sistema de partículas que imite o comportamento de fogo e fumaça corretamente.



Portanto, a SitniSati inovou outra vez lançando o Fume FX, o primeiro plug-in para simular fogo e fumaça no 3ds max baseado em dinâmica de fluidos para reproduzir qualquer situação com extrema qualidade e realismo.



O Fume FX também simula explosões e outros efeitos de gases com perfeição, pois oferece recursos para controlar as propriedades físicas de gases como temperatura e pressão, é sem dúvida o melhor plug-in para este fim e pode ser comprovado pelas produções cinematográficas que participou como Spiderman 3, X-Men Origins, Superman Returns, Iron Man, entre outros. O plug-in é totalmente compatível com o Mental Ray.
   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Softwares Listar Tudo

Rendition

Empresa: Holomatix
Site: www.holomatix.com

O Rendition é um programa extraordinário, hoje todo mundo fala de render Real-Time pela GPU, que exige placas de vídeo caríssimas, mas o Rendition oferece render Real-Time interativo faz muito tempo usando CPUs, que são muito mais baratas. E mais ainda, permite usar todos os recursos disponíveis no Mental Ray, inclusive Shaders de terceiros, enquanto que, os renders Real-Time por GPU da placa de vídeo ainda possuem muitas limitações de recursos.

Com o Rendition e uma pequena rede de computadores você pode interagir com a cena 3D renderizada, modificando luzes, câmera, materiais e tudo mais enquanto vê as alterações na janela de render em Tempo-Real.
No site da empresa tem um vídeo de exemplo e também tem Demo para baixar.
   Render,
Campinas

Mental Mill

Empresa: Mental Images / NVidia
Site: www.mentalimages.com

O Mental Mill é um programa para edição de Shaders visualmente por meio de Nodes, onde você compõe o Shader ligando estes Nodes em forma de fluxograma, parecido com o Slate Material Editor do 3ds max, assim é possível criar Shaders complexos para visualização Real-Time sem necessidade de programar uma única linha de código, mas quem sabe programar para Games e aplicações interativas 3D também pode editar o código manualmente.

Os Shaders criados pelo Mental Mill podem ser usados também no 3ds max com o Mental Ray e qualquer outro render compatível com MetaSL, este tipo de material oferece a mesma qualidade nas Viewports, no render convencional e também em Engines de Games. Todos os materiais da biblioteca da Autodesk disponível desde o 3ds max 2011 para o Mental Ray, foram feitos com o Mental Mill.

Você pode fazer materiais iguais, que permitem ajustes de suas propriedades no 3ds max como cor, reflexo, transparência, Bump e tudo mais usando o Mental Mill.
   Efeitos,Games,Texturização,
Campinas

Mental Ray

Empresa: Mental Images - Subsidiária da NVidia
site: www.mentalimages.com

O Mental Ray não está listado na seção de Plug-ins porque ele é um programa de render a parte, disponível para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D, não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds max como o Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem línguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, SoftImage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuia todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.
   Render,
Campinas

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