Olá Cursi Design, tudo bem?
1-)
O Set Matte permite utilizar imagens Alpha Channel e Coloridas para criar recortes com formatos bem variados, inclusive permite o recorte baseado em alguma tonalidade de cor, onde ele realmente se diferencia das máscaras.
A vantagem das máscaras é que pode-se animar a movimentação dos seus pontos, ou seja, você pode criar uma máscara para uma pessoa em um vídeo inteiro, recortando-a. Com o Set Matte isso não seria possível, porque seria necessário uma sequência de imagens com a animação do formato desejado, onde iria complicar muito.
2-)
A captura de vídeo diretamente no Combustion só vale a pena se você quiser ganhar tempo, porque não precisará passar por outro software. Mas em um projeto, é mais interessante realizar a captura em um software de edição de vídeo. Nesse software você irá separar apenas a sequência de imagens que serão utilizadas no Combustion, dessa forma, o tamanho do arquivo do Combustion será menor e o trabalho será melhor, não requisitando tanto dos recursos da máquina.
Sobre os próximos vídeos, eu acredito que até este final de semana eu consiga fazer mais algumas, já que meus alunos estão esperando e precisando também.