Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Raphael.   Itararé - SP - AC

Portfólios Ver Mais

ricardorr   South River / NJ - USA
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
Gabriel   Itapema - SC - SC
RaulDias   São Paulo - SP

Tutorial iluminação e texturização de cozinha (com download)

Iluminação e texturização de cozinha

Ver tutorial

Por: magster  

Em: 18/08/2008 23:13

Porque vocês estão usando estas coisas de Gamma?? Isso ai é outra história, é outra técnica, misturando tudo nunca vai dar certo. Esquece isso de gamma, o valor do gamma é 1 e tem que desligar tudo que estiver ligado naquela janela de gamma. Se ligar isso tem que seguir outro tutorial, porque esse não vai dar certo, eu não fiz usando essa técnica. Toda a iluminação e todos os materiais terão que ser diferentes para usar essa técnica. Dá o maior trabalho e não vale a pena. Quem aprende iluminar direito não precisa mudar o gamma e quem muda nunca aprende a iluminar direito. Eu prefiro muito mais a técnica convencional que foi a que usei no meu tutorial. Quem mudou o gamma ou desconfigurou as unidades do Max, não vai dar certo o tutorial. Eu vou instalar o lixão do Max 2009 aqui de novo só para fazer um render nele e ver se está mudando a iluminação, porque o Max 2009 me deu tanto nervoso que eu desinstalei ele, é a pior versão até hoje na minha opnião. Porque nada que faz nele dá certo como dava nas versões anteriores. Depois eu posto o render no Max 2009 e se ele modificar a iluminação eu vou tentar deixar igual a do tut e posto aqui como fazer.
Descobri o problema, o Max 2009 é um lixo muito maior do que eu tinha pesando. Meu Max não é original, se fosse eu iria no procom, porque como uma empresa muda tanto o programa a ponto de renderizar totalmente diferente um projeto feito em versões anteriores? Quem está começando tem que jogar fora o Max 2009 e estudar numa versão melhor, porque o Max 2009 é uma grande porcaria. Quando abre a cena no Max 2009 ele muda sozinho as configurações das luzes e não fica igual. Pra ficar mais ou menos igual tem que trocar a luz pelo Fluorescent Daylight, ai volta a ficar branco pelo menos. Mas a luz estoura na parede com as mesmas configs de antes como aparece ai na imagem. Além disso o tempo de render foi de quase meia hora com configs mais baixas, então, o Max 2009 é muito mais lento do que o Max 9 e do que o Max 2008. É o maior desperdício de tempo usar o Max 2009. Agora que fiz este teste, nunca mais vou usar o Max 2009, vou continuar com o Max 9 e o Max 2008 que são muito melhores e não dão estes problemas. Imagine um escritório de arquitetura não conseguir renderizar igual uma cena antiga, é o cúmulo do absurdo isso.
Olá pessoal da 3d1...boa madrugada a todos! :) magster: ai cara! tudo bem? rpz o que vc falou é a mais pura verdade.Até uns meses atrás eu mandei um e-mail para o mestre André Vieira pedindo pra ele me explicar qual versão do Max ficar e dominar o máximo que puder com relação a otimização do software e das ferramentas sem bugs; o mestre André Vieira me aconselhou a usar o Max 9.0(que no meu caso é 32bits) que é bem melhor que as outras versões mais recentes.Isso que vc falou e dialogou cara me lembrou essa dica que o mestre André Vieira me deu com relação ao Max; quem não quiser ter dor de cabeça e ter cenas fechando na "cara" da pessoa quando ela trabalha é só usar o Max 9.0 que evita todos esses problemas de antemão. Um abraço pra vc "magster" e seu depoimento e desabafo sobre as versões mais atuais do Max tem todo o meu apoio e concordo plenamente contigo; um software que muda as configurações de luzes fotométricas que já são pré-configuradas e estouram tendo a setagem certa como nas versões anteriores não pode ser confiável mesmo de forma alguma.É isso ai cara! Abraços a todos e tenham uma ótima semana...xau! :D ___________________________ [i:e8f45492ba]"FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...[/i:e8f45492ba]
galera so uma duvida p nao estragar minha cena sempre que for abrir p mantem as unidades sempre da a mensagem,adont the files unit scale?ou rescale the file objects to the system unit scale, qual deno usar p nao perder as unidades da cena.obrigados a todos
luizfernandofx - é adopt units scale (assim vc adota as unidades do arquivo que vai abrir,se for rescale the file objects to the system unit scale, o arquivo é reescalado pras unidades nas quais vc está trabalhando no max no momento entendeu? magster> foi o que eu já tinha visto aqui, eles mudaram o padrão das luzes, mudei pra Fluorescent Daylight pra poder ficar parecido com a sua e tb estourou na parede. vou mandar a imagem.
www.maquetes3d.weebly.com
tá aí a estouradinha. tô postando pra ver se tá igual. P.S. - relaxa, pq em breve....rsrs...o ano tá acabando mesmo e eles lançam o max 2020...rsrs.
Então pessoal, que bom que descobrimos porque esse lixo do Max 2009 estava deixando as cenas laranjas. Eu achei muito estranho, mas nem tinha o Max 2009 instalado, odiei tanto ele que depois de 1 mês eu desinstalei. É cheio de bugs, mesmo instalando o SP 1, vai lá no fórum de arquitetura agora que o Luiz Feitosa tá reclamando de emendas que aparecem nas texturas, outro cara já reclamou da mesma coisa e se pegar as mesmas texturas no Max 2008 não dá problema. A Autodesk estragou as luzes Photometrics no Max 2009, ficou pior do que antes. Uma opção pra não estourar tanto assim na parede é mudar pra Web no distribuition. Ricardo> A sua cena ficou legal agora, mas está muito clara e com as texturas lavadas por causa de ter modificado o Gamma. Não faça isso, aprenda a iluminar direito sem essa gambiarra. Quando vc aumenta o Gamma tudo fica lavado, desbotado, sem contraste. Ai vc vai ter que tratar cada uma das texturas que usar na cena, até as cores puras dos materiais pra conseguir retirar esse desbotado, dá o maior trabalho. Se aprender a iluminar bem vc controla a claridade da cena só nas luzes e os materiais nunca ficam lavados. Vc faz igual o Gamma colocando uma luz Omni no centro da cena com a opção Ambient Only. Essa luz não deve ter sombra, ela vai iluminar a cena como um todo clarando tudo. É muito melhor do que modificar o Gamma, porque não tem que ficar tratando texturas e cores nos materiais e não fica lavado. luizfernandofx> O certo era vc configurar direito as unidades do seu Max pra nem dar essa mensagem, porque enquanto der essa mensagem quando for abrir o meu arquivo, significa que o seu Max está configurado errado e qualquer cena que começar a fazer do zero vai usar estas configurações erradas, dificultanto tudo que for fazer, da modelagem até a iluminação. Se vc tiver a oportunidade de comprar o curso de maquete eletrônica que tem aqui no site, olha a explicação que o André faz no primeiro vídeo, só essa explicação das unidades já vale o curso!!!
Oi magster, tem como mandar sua cena para meu email, pois esse rapidshare não sei como usar, segue meu email [email protected] Porfavor ficarei agradecido se mandar, muito boa essa cena para estudo, estou acompanhado este tópico. Abraços
Aprender, aprender sempre aprender.
Como eu percebo pouco de iluminaçao resolvi fazer uns pequenos testes,pegando em algumas ideias aki no topico para chegar a uma imagens mais fotorealistica Segue-se então a cena dedownload com os materiais já aplicados,nao alterando quaiqueres parametros exepto o tipo de luz
1º imagem é a cena de autor ou seja sem qualquer alteraçao fluorescent warm light (32 samples) 2ºfluorescent daylight (32 samples) 3ºfluorescent daylight (32 samples) 4ºfluorescent daylight (512 samples)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710644.

Total de membros registrados: 138118

Últimos membros registrados: Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro, clofasholdy, Nutrim KapselnOsterreichde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1634, sendo 23 membro(s) e 1611 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jorge Henrique, NICOLLENIC, rabisco, Bruno, David Rodney, Pedro Juliato, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, renatita, Renatto, gvillapouca, Victor Mendonça, th3one, cristian rocha da silva, ana.dwg-cip, claro_lima, CNC, Vladis, billypaul, Frederico Wagner N. R., caelcosta1, dallest91, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.