Oi, Alberto.
Agora sim vc entendeu o que eu estava querendo dizer.
Realmente, o scanline e o raytrace não dizem respeito ao cálculo de GI, era uma coisa que eu queria dizer. A outra é a da controversa questão dos rebatimentos primários e secundários do cálculo da solução de "radiosidade".
Eu não usei nenhum render para comparação, falei apenas do mental ray. Usei apenas como fonte da minha explicação, a explicação dada pelo Fla3dMadness no último post da 3ª página, embora ele citasse outro render, mas nada que entrasse no mérito de comparação, apenas para explicar a separação entre cálculo de rebatimentos primários e secundários que o render faz. No caso, o Mental Ray. Não sei se isso está certo, mas como disse e repito, é o que atualmente acredito que seja. Nada que não possa ser esclarecido posteriormente. Vou procurar em outras fontes. Não tem problema se não for, pois o que eu estava pensando, deixei claro que era apenas hipóteste, algo que precisava de maior esclarecimento.
Quanto ao efeito de Glare, eu usei o shader Glare, mas nos 3 testes desta cena que fiz: acho que vc viu só o teste do IMPORTONS + IRRADIANCE PARTICLES, mas eu fiz a mesma cena também com GI + FG, e GI + IMPORTONS + FG. Os outros 2 testes estão na página anterior ou na antes da anterior.
Estou ainda começando a ver o IP, então ainda estou na base do chute nas configurações, mas está sendo muito mais difícil setar e entender. Pelos testes que vi na mental images, conseguiram tempos muito legais com interpolação, mas no meu caso ainda demora mais.
No caso dos IMPORTONS, até agora, ainda não é conclusivo, mas estou achando que podem facilitar bastante o mapeamento de photons, a custo de talvez um pouco a mais de tempo de cálculo de GI. Para resoluções diferentes, o tempo de render é de igual a 30, 40 minutos maior nos testes que fiz com cenas de trabalho em alta resolução. Se quiser posto depois as cenas.
abrç!