Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arnhorld   Sapiranga, RS - Brasil - RS
mse   Novo Hamburgo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

brunathais   rio de janeiro - RJ
ronyvaldo   sao luis ma - AC
talita.design   Goiânia - GO
Evandro   Joinville - SC

GRUPO DE ESTUDO: Global Illumination (GI)

Por: Sandro Medeiros  

Em: 04/01/2005 17:37

hijack, vc quis dizer colocar uma direct e ligar o FG? Se for isso, me explica como "clarear" o GI pois o MR 3.3 (do Max7) não tem energy como a versão anterior, só o GI q tem esse parâmetro. mar.becker, deixa a câmera original pq vc colocou uma abertura muito alta, tá parecendo visão de mosca ;) André, realmente tava acabando com o MR: tava um lixo as imagens e o tempo era sacanagem. Mas agora,vamos botar pra quebrar: mostrar pq q o MR é usado no cinema, pq a qualidade é indiscutível! Tem q honrar esse nome hehehe :lol: :continencia: Vc disse para não usar Area Shadows com as luzes mr Area pq elas criam sombra area no MR, mas então qual sombra coloco? Raytrace mesmo? hijack, essa photometrica com raytrace shadows cria sombras borradas ou só aquelas "duras" do raytrace? Para diminuir esse granulado, basta diminuir o radius né? ;) Gente pq serve o "Maximum Num. Photons per Sample"? (fica em cima do Maximum Sampling Radius do GI) Para tal número de photons é usado um sample do FG, é isso? :? Valeu
Sim, a photometrica deixa a sombra borrada nas pontas. Não, para diminuir o granulador AUMENTA o radius do GI, nao confundir radius de Gi, com Radius de Caustics e Radius de FG. Tenta com o valor 2,4. Tipo, vc pode fazer um fake de Color Bleeding de Gi dentro da casa, ligar apenas o FG, aumentar o multiplier da luz externa, pode usar direct sim, diminui a densidade da sombra. Tipo, aqueles render q eu faço de 4 minutos eh tudo uns fakezinhos dentro do MR, pq se fosse usar os recursos do render de verdade pra fazer aquilo, sairia em 1 hora. Esse efeito acontece pq vc possui um numero alto de photons, com um raio de cada um pequeno, entao vc enxerga bolinhas, se vc aumenta, o raio do photon, uma vai subir por cima do outro e eles vao se misturar.
"mar.becker" disse: Galera, estou realizando um estudo nessa cena e queria dar aquele clarão nas janelas mas n to conseguindo,,,Já coloquei um vidro com self iluminance e luz nelas mas n ficou bom????Como vcs conseguiram este efeito???Gostei muito desse efeito, dá p esconder coisas de vez em quando,,hehehhe
Fala rapaz, tudo blz? Isso ja foi discutido nos primeiros posts, dá uma olhada. Inclusive eu dei uma outra alternativa. ;) Flw! T+! :joiad:
Tá um up ae (tá melhorando!): 57mins incluindo pré-cálculos ;) Mudei uns materiais DGS para Raytrace e não fez muita diferença visual. Baixei tb o número de photons por luz para o GI. Valeu
Com o MR não tenho muito experiência. Fiz essa imagem so que tenho duas duvidas. Uma no material DGS que apliquei nso moveis (armarios, mesas) e a outra no radius da GI setei um valor que eu acho que muito grande entre 35 e 40. Nessa cena utilizeiluzes fotometricas ( 2 omnis, e uma "spot"). Ate por dica do site do 3d1, eu estava habilitando o logaritmic controler, mas ele estava estorando a luminosidade da cena, em outras cenas ele funcionou certo. O probema no material DGS está no movel ao lado do armario, eles está transparente. Está outr cena foi usada apenas duas mr area omni, sendo que uma delas estava projetando uma imagem, GI desligado
n00b
Fala BMA, realmente tá ficando bem melhor, sugiro na guia Indirect Illumination você aumentar o valor do Global Energy Multiplier para 1,4, e rever a iluminação interna para aumentar um pouco a realidade da cena. Um exemplo seria aumentar um pouco o Multiplier da iluminação externa, e diminuir a da interna para realçar os relevos do sofá e sombras das estantes. E na guia Renderer nas configurações do MR, usar um valor um pouco mais ousado em samples per pixel, exemplo min 1 max 16, para atenuar aqueles defeitos embaixo da estante. Vympel, seu backgroud usado é muito claro, mas se vc observar a sua cena, verá que não tem nenhuma iluminação externa entrando pela janela, então vc não tem nenhuma sombra gendo gerada. O material DGS usado não está transparente, mas sim com um nivel alto de reflexo, e vc deve deixar os shaders bem configurados ao usar um material DGS, sugiro vc começar com materiais mais simples antes de se aventurar a configurar um DGS bem feito. Sobre o Radius do GI, está um valor alto sim, dependendo do numero de Photons que vc usou vc conseguira suavizar a cena usando Radius Menores, faça testes com valores comçando por 1,5, e vá subindo aos poucos caso a cena fique granulada. E por ultimo, quando a iluminação estiver boa já, comece testes habilitando o Final Gahter... Abraços!
fala galera blz? tá muito loco esse topico, vários testes muito bons.. bem continuo no Vray...só que esse é com uma imagem hdri e uma direct!!
:) :) :) Caro Sandro!! Só ví hoje seu comentário sobre minha cena, realmente eu já havia percebido que a omni mata a radiosity, mas como faço então, se a cena (por exemplo) tivesse um outra uma outra antesala, ou um corredor, que não tem janela, mas precise ser iluminado??? Já tive esses tipos de ocasiões e sempre tive de resolver com omnis fracas, o que vc sugere para o V-ray? Abraços Eduardo Dapper Tonietto - Metries Desenvolvimento Ltda.
hijack, não fiz isso não, mas acertei o specular de uns materiais e melhorou. Vão ae dois ups, o primeiro com FG e o segundo não 1h40mins 9mins Valeu
Ah, nessas outras duas imagens eu usei 2 mr area omni. Outro up: 54mins Vou colocar uma direct e uma omni e ver como fica, além de aumentar a qualidade pq tá sinistro. Valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710373.

Total de membros registrados: 137792

Últimos membros registrados: mariwr, lupym, jramrls, Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 523, sendo 25 membro(s) e 498 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Alessandro.Marcos, Celso Borttoloto, Antonio, billypaul, mariwr, Nuno, Adalberto Rocha, joo123456, Geraldo Nunes, gago, DiogodaRosa, emersonforentin, amauri brandao, marcel.souza, Roberto Movanni, Ogranderoubo, Henrique Ribeiro, Fabio Catelleno, diegogrimm, Duda, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Eduardo Ramos, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.